JUSTIÇA RESTAURATIVA

“O conflito é universal, mas diferente em toda cultura,
é comum entre todas as pessoas, mas a experiência é única para cada.”
David Augsburger, teólogo americano.

O PROGRAMA

Flor

O município de Petrópolis, sob a gestão do prefeito Bernardo Rossi, empossado em 1 de janeiro de 2017, aprova a Lei 7.532 de 17 de agosto de 2017, que cria o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Petrópolis da Paz. Ampara-se na Lei Federal 13.140 de 26 de junho de 2015, na Resolução 125 de 29 de novembro de 2010 e na Resolução 225 de 31 de maio de 2016.

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Petrópolis da Paz – será promovido mediante a mobilização e integração de diferentes políticas públicas setoriais, notadamente as de assistência social, educação, saúde, justiça e cidadania.

A mediação tem como principal característica propiciar oportunidades para a tomada de decisões pelas partes em conflito, utilizando técnicas que auxiliam a comunicação no tratamento das diferenças, de forma construtiva e interativa. A mediação se constitui em recurso eficaz na solução de controvérsias originadas de situações que envolvem diversos tipos de interesses. Trata-se de processo confidencial e voluntário, em que a responsabilidade pela construção das decisões cabe às partes envolvidas. Os recursos da mediação são utilizados, inclusive, como estratégia preventiva, criando ambientes propícios à colaboração recíproca, com o objetivo de evitar a quebra da relação entre as partes.

Notícias

Flor
29 de Abril de 2019

Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz se torna referência no Estado

A equipe do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, foi convidada pela juíza titular da Vara da Infância e da Juventude do TJ-RJ, Vanessa Cavalieri, apresentar na quarta-feira (02.05), no Núcleo da Justiça Restaurativa do Rio de Janeiro, as ações de mediação que estão sendo realizadas em Petrópolis.  O programa começou em 2017 após uma iniciativa do pr [...]
05 de Abril de 2019

Mais uma escola da rede municipal recebe o Programa de Pacificação Petrópolis da Paz

A Escola Municipal Germano Valente no Centro da cidade, recebe pela primeira vez as ações do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz. Os encontros que começaram no mês de março, irão perdurar por todo o ano, quando os alunos e docentes estarão envolvidos com atividades que promovem a paz social e a inclusão. As reuniões acontecem uma vez por semana, com o objet [...]