O trabalho do governo municipal em busca de recursos para desenvolvimento de áreas importantes como educação, saúde, agricultura, mobilidade e educação teve efeito positivo em Brasília: o deputado federal Vinicius Farah anunciou a destinação de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para Petrópolis e colocou a cidade como prioridade no seu mandato parlamentar. O anuncio foi feito nessa segunda-feira (18.02) durante uma reunião na prefeitura.

Na ocasião, Vinicius Farah explicou que o trabalho que vem sendo feito em Petrópolis pelo governo municipal merece apoio e foi justamente por isso que ele resolveu destacar as emendas para a cidade.

“A minha intenção é de cumprir um mandato de trabalho com resultados positivos sobretudo para o meu Estado e as cidades que fazem parte da minha história como Petrópolis e Três Rios. Quero priorizar metade de tudo o que conseguir -  dentro do limite de R$ 10 milhões em emendas que cada parlamentar tem - para Petrópolis pela importância da cidade, perspectiva de que todos os setores econômicos podem avançar muito. Petrópolis se tornou uma referência nos últimos dois anos e esse novo momento retrata uma cidade em crescimento enquanto o Estado ainda enfrenta uma crise”, contou Farah.

O deputado ainda colocou a sua equipe técnica à disposição dos secretários municipais de Petrópolis. “Fiz questão de trazê-los porque eles podem ajudar os secretários a entender as demandas e traçar os caminhos necessários para a conquista de apoio nos ministérios federais”, afirma Vinicius Farah.

Na ocasião, foi feito um agradecimento ao deputado pelo auxilio nas questões referentes ao abandono da BR-040. Farah enviou ao ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, documento solicitando esclarecimentos referentes ao processo que determina a suspensão do direto de concessão da Concer, atual responsável pela rodovia BR-040.

São estimadas a realização de 260 consultas de ortopedia, cirurgia geral, neurologia, proctologia e oftalmologia

O ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) retoma as agendas dos mutirões de consultas médicas e o primeiro do ano será realizado no próximo sábado (23.02), durante todo o dia, para o atendimento de pacientes da rede pública, que aguardam consultas de ortopedia, pré-operatórias para cirurgia geral, neurologia, proctologia e oftalmologia. Uma equipe formada por sete médicos atuará na realização de 260 consultas.

O planejamento para 2019 é que sejam realizados mutirões mensais. O objetivo é agilizar os atendimentos dos pacientes que aguardam por consultas e assim acelerar o início ou a continuidade dos tratamentos necessários.

Os pacientes do ambulatório de Ortopedia, que começou a funcionar na unidade no início do mês, já entram na programação dos mutirões. A estimativa é que esse seja o primeiro de onze que serão realizados para a especialidade médica ao longo do ano. Para este sábado, foram programadas 100 consultas, distribuídas entre os três profissionais que atuarão no sábado. A inclusão da ortopedia nos mutirões faz parte do planejamento que visa alcançar a realização de 860 consultas da especialidade por mês.

Para as consultas das demais áreas médicas - cirurgia geral, neurologia, proctologia e oftalmologia - serão destinadas 40 consultas para cada, totalizando mais 160.

Ano passado, os seis mutirões realizados ao longo do ano, garantiram a antecipação de 1300 consultas. Os pacientes foram chamados para atendimentos nos meses de maio, agosto, setembro, outubro – com dois mutirões – e novembro.

Segunda, 18 Fevereiro 2019 - 18:55

Blocos de rua começam a folia neste fim de semana

A folia em Petrópolis começa já neste fim de semana, com pelo menos quatro blocos de rua: o Tudo Errado Pra Dar Certo, no Centro Histórico, que desfila no sábado (23.02), o Acadêmicos do Indaiá, no São Sebastião, o Tô Chei de Sede, no Caxambu, e o Bloco do Urso, em Cascatinha, os três no domingo (24). Com o apoio da prefeitura, até o final do Carnaval diversos blocos vão fazer a alegria dos foliões no Centro e nos bairros. A festa também vai contar com programação cultural, com shows e animação infantil em Nogueira, na Posse, Corrêas e Alto da Serra. Tudo gratuito.

Neste fim de semana, quem abre a folia é o Tudo Errado Pra Dar Certo, no sábado, a partir de 17h, no Centro Histórico. O bloco vai percorrer as ruas Francisco Manoel, Montecaseros, 7 de Abril, Roberto Silveira e dispersão na Praça 14 Bis. Já no domingo são três blocos: o Acadêmicos do Indaiá vai animar os foliões entre 16h e 21h, na Praça Augusto Borba, no São Sebastião. Já o Bloco do Urso, acontece na Praça José Ferreira Soares, em frente à antiga Companhia Petropolitana, a partir de 11h. E o Tô Chei de Sede, no Caxambu, terá concentração às 14h, no Bar do Fernando, na Rua Bartolomeu Sodré, e saída às 16h. Eles seguem até a Praça Duque de Caxias.

“É um bloco bem família, voltado para os moradores da comunidade”, explica Guilherme Jochem, presidente do bloco, que está em seu segundo ano.

Além desses, para o fim de semana do Carnaval, já estão confirmados os blocos: Os Intocáveis de Nogueira, em Nogueira, Só Vai Dar Nós, na Mosela, Tem Ki Ver, no Bairro Esperança, Vai Dá M, no Centro, Vai Quem Quer, no Centro, Guerreiros da Vinte, na 24 de Maio, Amigos do Samba, no Bairro Esperança, Pega Mas Não Explana, em Cascatinha, Bloco das Piranhas, em Corrêas, entre outros.

Passado o Revéillon e as férias de janeiro, o próximo mês vai contar com o primeiro feriado prolongado do ano e dá o ponta pé inicial para que as pessoas espiem o calendário e planejem os passeios e viagens nos feriadões de 2019. Este ano, os dias de folga serão menores do que no ano passado: com seis feriadões nacionais, por isso é preciso escolher bem. Em Petrópolis, a expectativa é a de manter essas datas com a cidade movimentada e hotéis e restaurantes faturando com os turistas. A Cidade Imperial oferece atrações que combinam com cada um dos feriados, incluindo ainda grandes festas, e a Turispetro vem trabalhando para divulgar cada opção para todo Brasil.

Além do Carnaval, fazem parte da lista de feriadões a Sexta-feira Santa, em 19 de abril (sexta-feira); Corpus Christ, dia 20 de junho (quinta); Proclamação da República, 15 de novembro (sexta); e fechando com o Natal, 25 de dezembro (quarta). É possível incluir ainda o Dia do Trabalho, 1º de Maio (quarta) – quando muitas pessoas costumam emendar a folga com o restante da semana.

Para o Carnaval, são esperados visitantes que procuram lugares tranquilos, longe dos grandes centros, para descansar nos dias de folga. Assim como aconteceu nos últimos anos, hotéis e pousadas dos distritos, com o contato com a natureza, deverão registrar maior número de leitos ocupados. Mas, quem quiser um pouco de folia, também vai poder contar com o Carnaval nos bairros, apoiado pela prefeitura. Há opções na Posse, Nogueira, Itaipava, Alto da Serra, Centro, entre outros.

Em maio, no Dia do Trabalhador, petropolitanos e visitantes vão poder aproveitar as atrações da Expo Agropecuária – que vai de 1º a 06 de maio, no Parque Municipal, em Itaipava. Já no mês seguinte, no Corpus Christ, a pedida do fim de semana será a Bauernfest, que este ano começa no dia 14 e vai até 30 de junho, sendo que a festa fecha no dia do feriado. E no fim do ano, no feriado de Proclamação da República, o público também vai poder contar com atrações culturais, já que o Natal Imperial de 2019 abre na noite anterior, 14 de novembro e vai até 19 de janeiro.

Treinamento foi realizado na Câmara Municipal por representantes da Defesa Civil, Meio Ambiente e Bem-estar Animal

Mais de 100 profissionais de ensino participam da capacitação para atuarem no Defesa Civil nas Escolas nesta segunda-feira (18.02) na Câmara Municipal. Representantes das Secretarias de Defesa Civil e de Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Bem-estar Animal ministraram o treinamento, que prepara o educador para realizar as atividades do programa. Neste ano, as escolas da rede municipal que contam com educação infantil também estarão incluídas. Outra novidade é a inclusão do bem-estar animal como tema de discussão em sala de aula.

Iniciativa da prefeitura, a política pública é inédita no país permite que os alunos desenvolvam a percepção de riscos e a cultura de prevenção aos desastres de origem natural. Com 234 áreas de risco alto ou muito alto, a prefeitura segue investindo em ações antecipadas, que minimizam o risco de ocorrências. A proposta do Defesa Civil nas Escolas é desenvolver com os alunos trabalhos práticos ao longo do semestre de acordo com as ameaças de desastres características de cada estação.

No primeiro ano de funcionamento, os colégios realizaram 170 atividades dentro do Defesa Civil nas Escolas. Ao todo, 103 unidades escolares da rede municipal participaram, além de outras oito particulares e uma estadual, de forma voluntária. As instituições de ensino que participaram querem aumentar a produção em 2019.

“No ano passado preparamos cartazes, desenhos, alguns alunos até desenvolveram um jornal de televisão sobre os riscos do bairro. A criança é uma ferramenta que propaga a informação, educando os pais e os parentes”, destaca o professor Kleberson Melo, que ano passado foi o responsável pelas atividades desenvolvidas da Escola Municipal Dr. Paula Buarque, no Vale do Cuiabá, instituição polo do programa.

Na próxima sexta-feira (22.02), mais 160 profissionais de ensino estão convidados para se adequarem ao Defesa Civil nas Escolas. O treinamento também acontece na Câmara Municipal, de 8h até 17h. Apesar de recente, o programa ganhou o reconhecimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que premiou a prefeitura com um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública.

Etapa em Petrópolis acontece nos dias 9 e 10 de março no Vale do Cuiabá

São mais de 30 categorias em disputa atendendo desde crianças até idosos

As inscrições para a etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) seguem até o dia 3 março. Os interessados em participar devem garantir a vaga através do site oficial do evento (www.cimtb.com.br). O evento será realizado na cidade nos dias 9 e 10 de março em uma pista no Vale do Cuiabá - assinada pelo petropolitano campeão mundial Henrique Avancini. São 31 categorias em disputa - entre profissionais e amadoras - que atendem desde crianças até idosos. A prova conta com o apoio do governo municipal, que observa na CIMTB uma oportunidade de crescimento para os atletas da cidade, além de movimentar a economia com a chegada de turistas.

O organizador da prova, Rogério Bernardes, vê a oportunidade como um intercâmbio de experiências entre os atletas, ajudando os mais jovens. “Sempre os pais dos atletas nos procuram para que o competidor possa experimentar e conhecer outra modalidade do mountain bike. Acho que estamos em um bom momento da modalidade no país e para continuarmos assim, temos que incentivar a base do esporte, abrindo novas oportunidades”, disse.

A CIMTB conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais. Considerada a principal prova do calendário brasileiro, acontece de maneira inédita em Petrópolis e vai atrair diversos pilotos do mundo.

O percurso em Petrópolis vai contar com muitos locais de subidas. No entanto, será uma pista com maior fluidez em comparação com outras que existem no país.  A cidade foi escolhida para abrir a temporada da CIMTB, aproveitando o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar os fãs e aumentar o número de apoiadores. Atletas como Henrique Avancini, Giuliana Morgen e Walmir Terra estão garantidos na etapa de Petrópolis.

Os petropolitanos poderão, na próxima quinta-feira (21.02) a partir das 10h, trocar suas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes queimadas por uma nova de LED, durante a ação de conscientização do consumo de energia, realizada pela Enel em parceria com o Centro de Referência da Juventude (CRJ).  Dentro da programação, será oferecida uma palestra sobre consumo consciente, com dicas de economia de luz, direitos e deveres do consumidor entre outros. A ação é gratuita, basta levar uma conta de luz janeiro/2019.

O CRJ que é equipamento do governo do Estado e conveniado com a prefeitura, foi o local escolhido para a realização das atividades que integram o “Enel Compartilha Consumo Consciente”, que reúne os programas da companhia que promovem a educação para o consumo sustentável e consciente de energia.

Durante todo o dia os palestrantes demonstrarão como funciona o consumo de energia elétrica em uma casa, apontando os maiores responsáveis pelo mau uso de energia elétrica e alertando quanto aos riscos da manutenção imprópria na rede elétrica domiciliar e dos eletrodomésticos. Além disso, os moradores poderão obter informações sobre direitos e deveres do consumidor, conceitos de educação ambiental, cidadania, ética, orçamento doméstico e riscos associados ao furto de energia.

O CRJ fica na Rua Santo Antônio, 248 – Alto da Serra (na Rua da Igreja Santo Antônio).

O trabalho desenvolvido na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta está sendo referenciado para a cidade de Abreu e Lima, no estado de Pernambuco. Com 28 conselhos, 800 conselheiros - que se reúnem, ao menos, uma vez por semana – Petrópolis tem se tornado exemplo na valoração desse importante instrumento de democracia.

Segundo o secretário Executivo da Casa dos Conselhos de Abreu e Lima, Carlos Azevedo, durante uma consulta pela internet, ele encontrou o site da Casa dos Conselhos de Petrópolis, no qual ficou impressionado com a construção de um espaço onde todos os conselhos municipais estão reunidos utilizando a mesma estrutura.

“Pesquisando por Casa de Conselhos na internet, me deparei com a Casa dos Conselhos de Petrópolis, onde a quantidade de Conselhos de diferentes políticas utilizando a mesma estrutura me encantou. A possibilidade de economizar nos alugueis certamente proporcionará a receita necessária para a construção da tão esperada equipe técnica para dar suporte aos Conselhos envolvidos aqui na minha cidade.  A experiência de reunir todos os conselhos em uma estrutura só nos dá uma ideia de intersetorialização das políticas públicas”, contou secretário Executivo da Casa dos Conselhos do Sistema Único de Assistência Social de Abreu e Lima, Carlos Azevedo.

De acordo com o secretário, diferente de Petrópolis que possui uma estrutura única para todos os conselhos, em Abreu e Lima os conselhos possuem estruturas independentes em prédios alugados gerando uma despesa maior para o município. O secretário está agendando uma visita ao município no segundo semestre.

“Estou ansioso para conhecer todo o processo de construção da casa dos conselhos desde a concepção da ideia, quanto os desafios diários de fornecer a estrutura necessária para tantos conselhos em um só lugar. Orçamento, divisão das despesas, normas, pessoal entre outras informações”, contou.

Durante todo o ano de 2018, a Casa dos Conselhos também foi o espaço onde aconteceram palestras, oficinas, treinamentos, cursos, reuniões, apresentações, missa, formaturas, capacitações, seminários, grupo de debates e aplicação de prova de vestibular. Além, das conferências que reúnem governo e sociedade civil para debater e deliberar os rumos e as ações prioritárias nas políticas públicas dos próximos anos.

Equipamento da Praça da Inconfidência está passando por limpeza e reparo da bomba hidráulica, o que já foi feito em outras praças este ano

O chafariz da Praça da Inconfidência está passando por manutenção feita pela Comdep. Além de limpeza de toda área que comporta a água, a bomba hidráulica também está passando por reparo, serviço com previsão de ser finalizado até quarta-feira (20.01). Este trabalho é o mesmo já realizado este ano em outros locais, como Praça da Liberdade, Bosque do Imperador e Praça da Águia (Visconde de Mauá).

No caso da Praça da Inconfidência, toda água foi retirada para que fosse feita a limpeza do interior do chafariz com um caminhão-pipa. Sem a água, a bomba hidráulica foi removida para que fosse desobstruída e lubrificada, e será recolocada até o fim desta semana.

Antes, as outras praças com chafarizes também passaram por manutenção. Na Praça da Liberdade, por exemplo, os bicos dos esguichos foram consertados, assim como o sensor de nível da água. O interior do chafariz também foi pintado e a bomba hidráulica passou por revisão. No Bosque do Imperador, a bomba hidráulica também passou por desobstrução e foi instalada uma tela para evitar que volte a ficar entupida. Na Praça da Águia, a bomba hidráulica já foi recolocada após reparos.

Capacitação é voltada para servidores da rede municipal de Educação

Despertar a atenção dos jovens com relação a conservação do meio ambiente. Esse é um dos objetivos do curso de capacitação em educação ambiental - Projeto Inteligência Ambiental que será oferecido a partir de março para professores da rede municipal de Educação. Para participar do curso, que será realizado através de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, os interessados devem fazer a inscrição pelos telefones 2246-8678 e 2246-9069 - Equipe de Projetos da Secretaria de Educação – até o dia 26 de fevereiro.

O curso terá início no dia 18 de março, às 9h na Casa de Educação Visconde de Mauá. A capacitação acontecerá em oito encontros (de março a outubro, totalizando 30 horas.

A intenção é a de capacitar, inicialmente, 30 professores da disciplina de HGTP – História, Geografia e Turismo de Petrópolis através dos seis eixos temáticos: Unidades de Conservação e Água; Cidadania e Patrimônio; Meteorologia e Defesa Civil; Sementes e Reflorestamento da Mata Atlântica; Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva e Biodiversidade e Bem-Estar- Animal (Domésticos e Silvestres).

O curso atende a Lei de Educação Ambiental nº 9.795/99 e está em consonância com os princípios e diretrizes da lei municipal de Petrópolis n º 7.034/12 da política de Educação Ambiental.

Pagina 1 de 1120

Notícias por data

« Fevereiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP