O Programa Prefeitura Presente promoveu operação tapa-buraco em sete bairros nesta terça-feira (15.10). O prefeito Bernardo Rossi acompanhou as equipes que atuaram na Rua 24 de Maio e Rua Nova e também na Benjamim Constant e na João Caetano. Além do Centro e do Caxambu, ruas da Mosela, Vila Felipe, Valparaíso, Independência e Castelo São Manoel receberam aplicação de asfalto.

Iniciado na segunda-feira (14), o programa Prefeitura Presente vai ampliar serviços realizados por Comdep, Secretaria de Serviços, Secretaria de Obras e CPTrans nas comunidades do município. A meta é colocar até 150 homens nos bairros para reforçar trabalhos de manutenção viária, limpeza (como remoção de entulho, capina, desobstrução de canaletas), pintura de meio-fio e faixas, iluminação pública (tanto manutenção quanto instalação de LED), entre outros.

Na Rua Nova, o prefeito acompanhou o serviço e conversou com os moradores sobre o programa. Um deles é o psicólogo e promotor de vendas Claudinei de Souza da Conceição, que vive há 49 anos no local. Ele comemorou o tapa-buraco na comunidade, serviço que ele já vinha reivindicando.

“Os buracos estavam atrapalhando os carros, as pessoas caindo, aqui é um local de muita criança. A rua precisa de manutenção periódica e realmente aconteceu o que o prefeito prometeu, eu só tenho que agradecer”, disse o morador.

Nesta terça, o serviço de aplicação de asfalto ocorreu em locais como as ruas Alberto de Oliveira, Carlos Wilbert e Frederico Kronenberg (Mosela), Permínio Schmidt, Jacinto Rabello e Vila Real (Vila Felipe), João Caetano (Caxambu), Casemiro de Abreu, Benjamim Constant e Rua 24 de Maio (Centro), Estrada da Independência (Independência), Av. Portugal (Valparaíso) e Rua Visconde de Taunay (Castelo São Manoel).

A prefeitura vai organizar um evento em 2020 para debater políticas públicas na área de saúde mental. O objetivo é reunir especialistas de Petrópolis e de municípios vizinhos que possam tratar do tema e vai ter o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, o Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) e a TurisPetro se reuniram nesta terça-feira (15.10) para iniciar o planejamento junto à ABP.

O município conta com Centro de Atenção Psicossocial em Itaipava e no Centro, além de outros Caps que dão o suporte aos pacientes de diferentes diagnósticos, incluindo o voltado para os usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD III) e o Infanto-juvenil (CAPS I).

Para dar suporte ao atendimento a pacientes com algum tipo de transtorno mental, o município conta com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que oferece o serviço de urgência/emergência psiquiátrica durante 24 horas em regime de plantão no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE). A unidade dispõe de 10 leitos para internação (Leitos 72 horas), para casos em que é necessário um maior tempo de estabilização em pacientes que apresentem quadros psiquiátricos, inclusive depressivos graves com ideação suicida.

“A intenção é fazer um fórum abordando a saúde mental e que isso possa se desdobrar em um calendário fixo para discutir esse tema no município. Petrópolis sempre foi cenário na região Serrana para vários eventos científicos, é uma tradição do município. E nós precisamos sempre buscar ações tanto de promoção como de prevenção de quadros emocionais. O objetivo é que não seja apenas uma ação para a área técnica, mas que chegue como uma forma de educar toda a população”, diz o diretor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Oswaldo Alberto Filho.

“É fundamental trazer a reflexão sobre esse tema, como uma forma de “psicoeducação” da população. No mundo todo, nós estamos vendo um aumento de casos de suicídio, que é a morte mais evitável que existe. A gente precisa encontrar formas de atender quem esteja com um problema, para que ela possa procurar ajuda antes de chegar ao momento de desespero”, ressalta o membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Eduardo Birman.

Participaram da reunião as secretárias de Saúde; Fabíola Heck, de Educação, Márcia Palma; de Assistência Social, Denise Quintella; o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florêncio; e a diretora de Turismo da TurisPetro, Amanda Alvarez.

Petrópolis foi destaque, para todo o país, em mais uma trama da TV Globo. A série Malhação – Toda Forma de Amor exibiu nesta segunda-feira (14.10) as cenas gravadas em Petrópolis com o passeio do casal protagonista da novela, Felipe e Rita, interpretados pelos atores Pedro Novaes e Alanis Guillen. Ao longo deste ano, esse foi apenas um dos diversos exemplos de produções que escolheram a Cidade Imperial como cenário para filmes, novelas, entre outras gravações.

Em Malhação, Felipe e Rita faziam um passeio romântico e passaram por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Parque Cremerie, o Palácio de Cristal, o Museu Casa de Santos Dumont, a Catedral São Pedro de Alcântara, e ruas do Centro Histórico. Durante a cena, a protagonista enfatiza as belezas da cidade e diz estar “encantada”.

Durante as gravações da série Global, no mês passado, o diretor Pedro Labarthe frisou o que difere Petrópolis de outras locações: segundo ele é a preservação de sua história. “Existe essa preocupação em manter a cidade como ela é, esse cuidado em manter os espaços e sua cultura, tem um grande diferencial e uma grande importância para todo o país”, destacou.

Ao longo de 2019, a cidade ganhou destaque também em um dos folhetins das 18h da Globo: o Palácio Quitandinha serviu de cenário para “Órfãos da Terra” e se transformou na luxuosa residência de um poderoso sheik. Além disso, no primeiro semestre, dois longas foram gravados em Petrópolis: “O Garoto”, com Bruno Gissoni, Thaila Ayala, Carol Castro e Beth Goulart; e “Quem vai ficar com Mário?”, que tem no elenco Daniel Rocha, Letícia Lima, Felipe Abib e Rômulo Neto.

Dentro da programação da Campanha do Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, o Consultório de Rua realizou nesta segunda-feira (14.10), na Casa da Cidadania, o “Dia D”, com diversas ações para as mulheres que estão em situação de rua. O evento aconteceu em parceria com a secretaria de Assistência Social, Gabinete da Cidadania, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Caps Ad III e APPO.

Mais de 30 mulheres participaram da roda de conversa com os psicólogos; enfermeiras, dentistas, além da representante do Gabinete da Cidadania, Monik Cornelsen, e da coordenadora do Cram e madrinha da Campanha Outubro Rosa, Cleo de Marco. Na ocasião, foram abordadas questões da saúde da mulher, física e emocional, violência doméstica, orientações sobre o autoexame e o câncer de mama.

“O objetivo da ação, além de conscientizar e estar próximo a elas é criar este vinculo de confiança para que possamos dar continuidade no trabalho que realizamos nas ruas. Promovemos todo o cuidado com a nossa equipe multidisciplinar para acompanhar essas pessoas”, destacou a coordenadora do Consultório de Rua, Marcia Medrado.

A ação ofereceu também banho, roupa, calçado, corte de cabelo, manicure, e um lanche de confraternização. A equipe do Consultório de Rua acompanha as pessoas em situação de rua trabalhando com empreendedorismo social, para que os mesmos retornem ao mercado de trabalho. Todas as ações são realizadas com a participação de toda a rede municipal.

Moradores do Jardim Salvador receberam técnicos do programa Defesa Civil na Sua Casa para vistorias preventivas nesta terça-feira (15.10). Os técnicos realizaram 10 atendimentos pelo bairro que serão encaminhados para avaliação das pastas e órgãos competentes. Iniciado em maio deste ano, o mutirão nas comunidades está sendo realizado durante o período de estiagem e segue até novembro.

A iniciativa da Defesa Civil busca fortalecer as ações de prevenção nas comunidades, trabalhando de maneira antecipada as ameaças e os riscos do verão. Já são 14 bairros atendidos pelos técnicos. 

“Os técnicos explicaram sobre medidas simples que podem ser adotadas, como a instalação de calhas de água e o descarte correto do lixo domiciliar”, disse Mauro Guimaraes, presidente da Associação de Moradores do Jardim Salvador. “O trabalho de prevenção feito em parceria com as equipes da Defesa Civil é muito importante para o nosso bairro”, ressaltou.

O Defesa Civil na Sua Casa já foi realizado nas comunidades do Alemão e do Neylor, Siméria, Alcobacinha, Nogueira, Duarte da Silveira, Vila Operária em Cascatinha, João Xavier, Dr. Thouzet, Bairro da Glória, Madame Machado, Oswaldo Cruz e Nova Cascatinha. São mais de 140 atendimentos previamente realizados somando esses locais.

Os interessados em receber o programa no seu bairro podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar o atendimento dos técnicos da Defesa Civil.

1.500 atendimentos só em setembro deste ano. Desde janeiro foram 11.263 registros no EE

O Espaço Empreendedor registrou 1.500 atendimentos em setembro de 2019. Referência no atendimento para quem deseja investir em um novo negócio, o EE oferece suporte de diversos departamentos em um só local e o atendimento é feito sem necessidade de agendamento prévio. Desde janeiro foram registrados 11.263 atendimentos no EE.

Ao comparar os números de atendimentos no mesmo período do ano passado - entre janeiro e setembro de 2018 o EE registrou 7.656 atendimentos -, é possível notar um aumento de 47% no total de atendimentos entre janeiro e setembro deste ano – 11.263.

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Informações sobre alvará, Autenticação de livro, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Um serviço que é bastante procurado é o de cadastro de vagas no Balcão de Empregos.  O atendimento no EE ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.

Site do EE

Todas as informações sobre a cidade e como abrir um negócio estão concentradas em um espaço específico no site da Prefeitura, é a página do Espaço Empreendedor. Informações sobre MEI, alvará on-line, Nota Fiscal Imperial, Incentivos Fiscais e Junta Comercial do Rio de Janeiro – Jucerja – são apenas alguns dos serviços oferecidos no site do Espaço Empreendedor e que já está disponível para consultas: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor

No site também há informações sobre a consulta Processo Fácil e links da Jucerja, Balcão de Empregos e site do Sebrae. A página também mostra informações sobre a cidade: turismo, economia, transporte e segurança e o link para o Balcão de Empregos da prefeitura. “É um serviço bastante procurado e os empresários devem usar esse canal para cadastrar as suas vagas”, afirma o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

Às terças e quintas-feiras um grupo de 35 alunos participa das aulas de ginástica, dança e alongamento do núcleo do Agita Petrópolis no Contorno na sede da Ong Aldeia da Criança Alegre Kinderdorf. Perder peso e ganhar qualidade de vida são os principais objetivos dessa turma, formada por homens e mulheres de diferentes idades. Quem estiver interessado em participar das atividades pode se cadastrar no local ou na Superintendência de Esportes e Lazer através do telefone: 2233-1218.

O grupo participa de um rápido aquecimento no início de atividade e, na sequência, começa a aula de dança em diversos ritmos. Entre os benefícios estão a melhora na coordenação motora, autoestima, no combate a depressão, entre outros. "Eu, minha mãe e minhas primas participamos. É de grande benefício para nossa saúde", disse Talita Silva, de 22 anos, que é cuidadora de idosos.

"Perdi peso, me sinto mais disposta no dia a dia e participo com minhas amigas e parentes. É um grupo maravilhoso, que eu amo participar", completa Talita. "Para a autoestima delas é excelente, procuro deixar as meninas muito à vontade", explica Daniele Oliveira, professora de dança.

O programa também atende o bairro com aulas de futebol society para meninos e meninas aos sábados de 13h até 14h30. O projeto infantil é de iniciação esportiva, contando com um professor de educação física responsável e um estagiário nos treinamentos. 

Agita Petrópolis atende 2,5 mil pessoas em 17 bairros

Atualmente o programa atende cerca de 2,5 mil pessoas em 17 bairros com diversas modalidades esportivas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 62% dos brasileiros - entre jovens e adultos - não praticam qualquer atividade física. O município quer seguir na contramão desses números e investe para que mais pessoas tenham acesso à prática regular.

No Agita Petrópolis são oferecidas aulas de ginástica, alongamento ou dança no Contorno, Centro, Cascatinha, Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Contorno de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei acontecem na Fábrica do Saber. A capoeira acontece no Amazonas e Oswaldo Cruz.

            A Cidade Imperial vai contar com uma escola de samba representante no Carnaval carioca do próximo ano: a Império de Petrópolis será a sétima a desfilar na Intendente Magalhães. Localizado em Madureira, este é um dos grandes centros do samba do Rio de Janeiro e serve de base para as escolas do grupo de acesso ao Sambódromo. Fundada há cerca de três anos, a agremiação vai levar 500 pessoas ao desfile, com um enredo sobre uma paixão nacional, a cerveja.

            Na última quinta-feira (10.10), a diretoria e parte dos membros da escola se apresentaram no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e lançaram, oficialmente, o enredo: “De pão líquido à paixão nacional”. Sem quadra fixa, a escola é itinerante e reúne apaixonados pelo samba em toda a cidade.

Passistas, parte da bateria, o intérprete Nardo Simpatia, entre outros membros apresentaram um pouco do que será levado à capital no próximo ano pela escola, que tem Laerte Gulini como carnavalesco. Na Intendente Magalhães, desfilam as escolas de samba da LIESB e demais associações que desejam subir para o ponto mais alto do Carnaval do Rio: a Sapucaí. Apesar de uma estrutura menor que os desfiles da Sapucaí, as fantasias e o profissionalismo são praticamente do mesmo nível, já que a vencedora do Grupo B desfila no Sambódromo no ano seguinte.

Este ano, mais de 2 bilhões de pessoas não só no Brasil como em mais de 100 países mundo afora acompanharam os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, incluindo o da Vila Isabel, que levou para a Marquês de Sapucaí a história de Petrópolis e conquistou o 3º lugar no Carnaval carioca. A divulgação espontânea da cidade - sem a aplicação de dinheiro público - pode trazer reflexos positivos para o Turismo, o que fortalece a economia do município.

Em função da previsão de chuva para o próximo sábado (19.10), a data da edição especial do “Procão”, com a grande feira de adoção de animais, foi transferida para o domingo dia 27 de outubro. Quem deseja ter um bichinho de estimação poderá aproveitar a oportunidade das 12h às 18h, quando acontece a feira, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). O Procão é uma ação solidária de arrecadação de ração, medicamentos e acessórios para animais, realizada pelo Procon Petrópolis. A edição deste ano conta com a novidade do Feirão de adoção, em parceria com Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) e com a participação de Ongs e protetores de animais.

O evento será uma grande reunião de apaixonados por pets, que poderão aproveitar o espaço com área gastronômica, com foodtrucks e cervejas artesanais, área Kids com muitos brinquedos e diversão para as crianças e um ponto de arrecadação de doação de rações e medicamentos, que serão entregues às instituições cadastradas na ação “Procão”.Quem doar mais de 10Kg de ração ganhará um voucher de banho e tosa para seu bichinho. Serão mais de 40 animais das Ongs Gapa, Dogs Heaven e Pães dos Cães com mais sete protetores, disponíveis para adoção.

Desde a primeira edição do “Procão”, no ano passado, até a deste ano, já foi arrecadada mais de uma tonelada de ração. Para esta segunda edição, a ação ajudará 17 protetores e Ongs inscritas no projeto.

Acesse o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; ou pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

Site da prefeitura é a ferramenta para os candidatos cadastrarem seus currículos

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem 23 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro. Confira a oportunidade:

Ajudante de cozinha - 3 vagas - ambos os sexos - Experiência

Auxiliar administrativo - 1 vaga - sexo feminino - Ensino médio e experiência

Cozinheiro líder - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Cuidador de idosos - 1 vaga - sexo masculino - Experiência

Jardineiro - 1 vaga - sexo masculino - Experiência

Motorista carreteiro - 3 vagas - sexo masculino - Ensino fundamental, CNH categoria E e experiência

Motorista truck - 1 vaga - sexo masculino - Ensino fundamental, CNG categoria D e experiência

Motorista utilitário - 2 vagas - sexo masculino - Ensino fundamental, CNH categoria D e experiência

Passadeira - 1 vaga - sexo feminino - Experiência

Promotor de vendas - 5 vagas - sexo feminino - Ensino médio e experiência

Recepcionista bilíngue - 1 vaga - sexo masculino - Experiência, CNH e veículo próprio

Além dessas foram cadastradas 3 vagas para portadores de necessidades especiais. Confira:

Arrecadador - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio completo, conhecimento de informática e experiência em rotina de operador de caixa, além de laudo médico atualizado

Técnico em enfermagem - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio completo, curso técnico de enfermagem com registro atualizado no conselho e laudo médico atualizado

Pagina 1 de 1347

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo