Sexta, 15 Março 2019 - 19:24

Instituto Metodista de Petrópolis é a primeira escola do ano a receber o Proppaz

O projeto realizado pela Guarda Civil em parceria com a Secretaria de Educação – Programa Promotores da Paz (Proppaz), iniciou as atividades do ano letivo, nesta sexta-feira (15.03), no Instituto Metodista de Petrópolis. Mais de 50 alunos entre o oitavo e nono ano participaram da aula, que acontece uma vez por semana até o mês de julho, quando encerra o primeiro semestre.

Em 2018, o Proppaz se tornou política pública e será permanente nas escolas do município. O objetivo do programa, que existe há 10 anos, é promover a cultura de paz com ensinamentos sobre valorização da família, cidadania, prevenção do uso de drogas, educação ambiental, motivação, além de educação no trânsito.

“Queremos construir uma cultura de paz nos jovens. Hoje as aulas foram bem produtivas, os alunos participaram bastante. Esse é o trabalho que queremos fazer, de prevenção e conscientização dessa nova geração”, frisou o instrutor Guarda Civil, Leandro Melo. O primeiro dia de aula os agentes ministram as aulas sem a farda da Guarda para não causar impacto nos alunos no primeiro encontro. “A equipe vai à paisana para que os alunos vejam que os agentes são pessoas comuns e estão ali para agregar e não reprimir”, completou o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Durante os encontros, são debatidos temas como bullying, são apresentados filmes didáticos sobre comportamento, atividades com conteúdo histórico, passeios nos parques e pontos turísticos da cidade e os “Jogos da Paz” com tarefas lúdicas e esportivas. Os participantes também conhecem o trabalho do canil da Guarda Civil para detecção de drogas e segurança de grandes públicos. Todas as ações são acompanhadas pelos instrutores José Augusto Antônio Carvalho, Leandro Melo e em treinamento Marcelo Luiz da Silva Ferreira.

“Esta é a segunda vez que o Proppaz vem para escola e tivemos uma experiência muito positiva. Os instrutores conseguiram uma comunicação muito boa com os alunos. Os temas abordados foram muito proveitosos. Selecionamos turmas de forma estratégica para receber o programa e nosso resultado foi positivo. Os alunos começaram a se relacionar melhor e até o comportamento com os professores mudou. Por isso pedimos para que o Proppaz retornasse este ano para a escola”, destacou o diretor pastoral Augusto de Souza Menino.

Notícias por data

« Julho 2019 »