Está aberta a contagem regressiva para um dos períodos mais festejados do ano e a prefeitura de Petrópolis vai promover o Carnaval nos bairros. Haverá programação cultural gratuita no Alto da Serra, Corrêas, Nogueira e Posse e ainda apoio aos blocos de rua que saem de diversos bairros da cidade, como Cascatinha, Centro, São Sebastião, entre outros. Além do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), que planeja as ações, CPTrans e Secretaria de Serviços e Ordem Pública (SSOP) também já montam plano de ação para que Petrópolis tenha um Carnaval tranquilo.

Nesta sexta-feira (08.02), uma reunião entre os representantes dos blocos de rua, membros do IMCE, SSOP e Policia Militar, fecharam os últimos detalhes para a festa. A programação cultural vai contar com shows de samba e pagode, além de recreação infantil para os dias de folia.

Blocos terão apoio com carro de som e banheiros químicos, além da presença da CPTrans e Guarda Municipal. Entre os blocos previstos para saírem no período de Carnaval estão “Os Intocáveis”, em Nogueira, “Só vai dar Nós”, na Mosela, “Tem Ki Ver”, no Bairro Esperança, “Acadêmicos do Indaiá”, no São Sebastião, “Vai dá M”, no Centro, “Bloco Tamojunto”, no Centro, “Bloco do Urso”, em Cascatinha, “Vai quem quer”, no Centro, além do Banho de Espuma, no Boa Vista, entre outros.

Uma boa oportunidade para os pais dos alunos matriculados no ensino fundamental II da rede municipal: o Centro de Ensino Darcy Ribeiro ainda tem vagas disponíveis para 13 atividades diferenciadas. As matriculas podem ser feitas na própria unidade de ensino que funciona na Estrada Machado Fagundes, n º 326, Cascatinha.

As atividades são: judô, capoeira, música, violino, gastronomia, ballet, jazz, teatro, inglês, espanhol, informática, acompanhamento pedagógico e graffiti.

O Centro de Ensino Darcy Ribeiro é destaque importante na rede municipal de Educação porque proporciona aos alunos do ensino fundamental aulas diferenciadas no contraturno escolar totalmente gratuitas, além do acompanhamento pedagógico. O número de alunos atendidos na unidade vem crescendo a cada ano e em 2019 a intenção é de 300 alunos participem das atividades nesse ano no Centro de Ensino Darcy Ribeiro.

Para matrícula é necessário estar cursando o ensino fundamental II e levar os documentos: cópia da certidão de nascimento, 2 fotos 3x4, declaração da escola e cópia do comprovante de residência. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Informações adicionais podem ser adquiridas através do telefone 2246-2392

Entre as aulas ofertadas está a de teatro, com o professor William Carvalho. “Os alunos começaram aprendendo alguns movimentos espelho, ou seja, repetem os que o professor faz e na mesma intensidade e velocidade. Esse exercício serve para desenvolver a concentração, característica muito importante no teatro”, conta o professor.

Espanhol também é um dos destaques do Centro de Ensino Darcy Ribeiro. “Nas aulas realizamos comparações entre o espanhol e o português, mostrando, assim, a diferença entre as línguas, principalmente na fonética”, contou o professor Lucas dos Santos Carvalho.

“O Centro de Ensino Darcy Ribeiro está de portas abertas para receber os novos alunos”, garante a diretora do Centro de Ensino, Carla Vianna.

Dois grupos de Bombeiros Civis - Águias de Resgata e GEDEN - serão incluídos nas ações de prevenção aos desastres de origem natural realizadas pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (08.02), na Sala de Cooperação da Defesa Civil, ficou determinada a participação das equipes na política pública de Defesa Civil nas Escolas, nas ações voluntárias promovidas pela pasta e no Plano Verão municipal. A principal novidade é o apoio dos Bombeiros Civis na abertura dos pontos de apoio do município em caso de chuvas fortes.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município – e um déficit habitacional de 12 mil casas, o município segue trabalhando na prevenção aos desastres naturais. A colaboração dos Bombeiros Civis vai aperfeiçoar o sistema de pontos de apoio que servem de abrigo temporário para os moradores de áreas de risco do município. Desde o início da gestão , as ações e o investimento tem como foco a redução do risco de desastres.

Na véspera de Natal do ano passado, a Defesa Civil acionou as sirenes nos bairros Duques, São Sebastião, 24 de Maio, João Xavier, Dr. Thouzet e Siméria, sendo necessário abrir os pontos de apoio de cada localidade. Os agentes operacionais permaneceram nos abrigos temporários por toda a madrugada esperando pelos moradores.  O trabalho em parceria com os Bombeiros Civis vai beneficiar a população da cidade.

A representante do grupo Águias de Resgata, Cláudia Sandes, destacou a importância da parceria com a Defesa Civil. “Para a gente é importante estar próximo da Defesa Civil no atendimento aos moradores. O nosso trabalho voluntário tem o objetivo de melhorar a resposta junto à população em caso de ocorrências. Acreditamos no potencial da nossa equipe”, disse.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente. Os testes das sirenes são realizados mensalmente nos dias 10, às 10h, e 20, às 20h.

A sete dias para o fim do período do cadastramento do Minha Casa Minha Vida, as equipes da Assistência Social continuam intensificando as ações de chamamento da população pelos bairros. Nesta sexta-feira (08.02) os agentes circularam pelas regiões de Pedro do Rio, Posse e Itaipava, com panfletagem alertando para o atendimento que será realizado neste sábado (09.02) e domingo (10.02) nas localidades. Até o dia 15 de fevereiro os moradores de áreas de risco ou que tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil podem se inscrever no programa que vai garantir mais de mil unidades habitacionais para o município.

Os estandes provisórios para cadastramento dos moradores estarão instalados neste fim de semana nos bairros Pedro do Rio, na Igreja São Pedro em Pedro do Rio; na Posse, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU); e em Itaipava, no Centro de Cidadania, Estrada União e Indústria, 11.860. Neste último, funciona um ponto fixo de atendimento, que estará aberto para a população até a próxima sexta-feira (05.02). O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro – Rua Dr. Sá Earp, 39 (em frente a Águas do Imperador) também está com atendimento permanente.

Até o momento 762 pessoas realizaram o cadastramento que será encaminhado para avaliação da Caixa Econômica Federal. Para receber uma das unidades habitacionais a pessoa precisa comprovar que reside em área de risco ou tenha tido a casa interditada. Para quem não possuir o laudo que comprove as condições de risco da moradia, é feita a solicitação de nova vistoria do imóvel.

Petrópolis tem projetos aprovados para a construção de unidades habitacionais em Benfica, que receberá 120 unidades; na Mosela, onde serão construídas 220 moradias; e no Caetitu, para onde estão previstos 792 apartamentos. Todos os imóveis serão destinados sem custos para os moradores.

Para se cadastrar é preciso apresentar documentos como Identidade, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento (adultos); comprovante de residência, como conta de luz, telefone e água; e Certidão de Nascimento, para as famílias que tenham menor de idade.

Atletas como Henrique Avancini, Giuliana Morgen e Walmir Terra estão garantidos na etapa de Petrópolis da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB). O evento será realizado nos dias 9 e 10 de março, em uma pista assinada por Avancini que fica no Vale do Cuiabá. São 31 categorias em disputa - entre profissionais e amadoras - que atendem desde crianças até idosos. As inscrições estão abertas devem ser feitas no site oficial do evento (www.cimtb.com.br). A prova conta com o apoio da prefeitura, que vê na CIMTB uma grande oportunidade para incentivar os jovens na modalidade, além de movimentar a economia do município com a chegada de turistas.

Nesta sexta-feira (08.02), representantes da Copa Internacional, do governo municipal e do Exército participaram de uma reunião no Centro de Cultura.  O encontro serviu para alinhar o planejamento e dar início aos planos de ações dos órgãos - como Secretaria de Saúde, Guarda Civil, Defesa Civil e CPTrans - para o dia do evento. De acordo com Rogério Bernardes, organizador, a conversa evita que imprevistos atrapalhem a competição.

“Levar uma prova de mountain bike para uma cidade que tem o esporte tão inserido como Petrópolis é muito bom.  A gente percebe a paixão pelo esporte na cidade de diversos atletas. Aproveitamos para falar de ações e da importância da Copa para o município tanto para este ano quanto para anos futuros pois este é um projeto de longo prazo”, explicou Rogério.

O percurso em Petrópolis vai contar com muitos locais de subidas. No entanto, será uma pista com maior fluidez em comparação com outras que existem no país.  A cidade foi escolhida para abrir a temporada da CIMTB, aproveitando o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar os fãs e aumentar o número de apoiadores.

A CIMTB conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais. Considerada a principal prova do calendário brasileiro, acontece de maneira inédita em Petrópolis e vai atrair diversos pilotos do mundo.

Uma comitiva de Blumenau, cidade catarinense, fez um convite especial à Petrópolis para fortalecer os laços entre os dois municípios - que são cidades irmãs desde 1990. Em visita nesta quinta-feira (07.02), secretários municipais entregaram na prefeitura de Petrópolis um convite para a participação de um evento que vai reunir todas as cidades irmãs de Blumenau - são sete no total. O encontro acontece em outubro, na abertura da Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo.

A ideia é fazer com que os municípios troquem experiências.

Estiveram na cidade os secretários de Turismo, Ricardo Stodieck, de Cultura (Fundação Cultural de Blumenau), Rodrigo Ramos, e o de Gestão Governamental, Paulo Eduardo de Oliveira Costa. Eles aproveitaram para conhecer alguns pontos turísticos, como o Museu Imperial e a Cervejaria Bohemia, onde fizeram o tour que conta a história da cerveja em Petrópolis. Já em outubro, o evento terá três dias, de 09 a 11, e deverá reunir também empresários para rodadas de negócios.

A festa da cerveja em Blumenau, assim como em Petrópolis, é o destaque do calendário de eventos do município. Pela Oktoberfest, só no ano passado, passaram 596 mil pessoas e 600 mil litros de chope foram consumidos.

Dicção e oratória, cidadania e Gestão Pública. Esses são alguns dos cursos oferecidos gratuitamente pela Fundação Ulysses Guimarães e que serão ofertados em Petrópolis graças a uma parceria entre a fundação e prefeitura de Petrópolis. A intenção é de que cursos da fundação sejam disponibilizados em alguns CIDs – Centros de Inclusão Digital.

A parceria foi confirmada durante uma reunião nessa sexta-feira (08.02).

Segundo o presidente da Fundação no Estado do Rio, Amaury Cardoso, 272 mil pessoas já participaram dos cursos ofertados gratuitamente pela fundação no Brasil. “E agora comemoramos a chegada em Petrópolis. Há doze anos iniciamos a oferta do ensino a distância, com todo o material disponibilizado gratuitamente e certificação reconhecida pelo Ministério da Educação. São vários cursos e nesse primeiro momento vamos atuar com três em Petrópolis”, disse Amaury.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento e a Coordenadoria da Juventude definirão os CIDs onde os cursos serão oferecidos e montarão a grade com as aulas. Após esse trâmite serão abertas as inscrições.

A equipe da Secretaria de Obras utilizou 10 toneladas de asfalto em mais uma etapa do programa manutenção viária, no bairro Lopes Trovão. A ação aconteceu nesta sexta-feira (08.02) e mobilizou 10 funcionários para trabalhar na via. O programa tem o objetivo de melhorar as condições viárias para os moradores, principalmente na circulação dos transportes públicos do bairro.

O serviço serviu para melhorar e atender os moradores da Rua Euclydes de Oliveira. O bairro recebe o serviço de três linhas de transporte público, que atende as localidades: Lopes Trovão, Meio da Serra – Via Rua Teresa e Meio da Serra via Santos Dumont, totalizando 86 viagens por dia. O programa de manutenção viária visa melhorar as condições da via, para que além dos carros de passeio, os ônibus também circulem sem intervenções.

A equipe do programa de manutenção viária utilizou um rolo compactador para que a estrutura do asfalto tenha uma finalização com maior qualidade, além de dois caminhões. O trabalho será continuado de acordo com as condições climáticas da próxima semana. Em 2018, a Secretaria de Obras já atendeu ruas de mais de 50 bairros e localidades com aplicação de mais de 300 toneladas de asfalto.

Estão abertas as inscrições para a 17ª turma sobre Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos, que será realizado na próxima segunda-feira (11.02), das 9h às 13h. Realizado uma vez ao mês, o curso já capacitou cerca de 800 pessoas, com orientações sobre práticas que evitam a contaminação de alimentos. A capacitação é voltada para profissionais do segmento de alimentação de diferentes ramos, como restaurantes, supermercados, food trucks, bares, lanchonetes, entre outros e público em geral. O curso é gratuito e tem capacidade de 50 alunos.

A primeira aula do ano será ministrada na sede da Defesa Civil, na rua Buarque de Macedo, 128 – Centro. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2246-9209 ou 2246-9041 e pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As aulas são ministradas por técnicos da Vigilância Sanitária que passam orientações sobre o manuseio a armazenamento dos alimentos, de acordo com as especificidades do produto e tipo de empreendimento. Apesar de ser voltado para profissionais, o curso tem atraído a população em geral.

 E foi durante a organização dos eventos gastronômicos da cidade, quando os participantes são orientados sobre a comercialização dos alimentos, que se identificou a necessidade de maior preparo para os empresários.

Realizado desde 2017, o curso foi idealizado a partir da constatação do desconhecimento dos profissionais sobre as técnicas básicas para a preservação da qualidade do alimento comercializado. A capacitação segue a resolução da Anvisa, que estabelece normas para a atuação na categoria de alimentos.

Entre os pontos enfatizados durante o curso está a recomendação sobre uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que garante a higiene do alimento e dependendo do ramo, a proteção do profissional que o manuseia. O curso orienta ainda sobre o cuidado com o armazenamento do alimento, na temperatura e local adequados. “São cuidados necessários que contribuem para evitar a contaminação por intoxicação alimentar. Numa cidade como Petrópolis em que há grande ênfase para esses eventos turísticos, focados na gastronomia, é de grande importância que os empresários estejam preparados”, destaca a fiscal da Sanitária, Juliana Paulino Vieira.  

O curso ainda alerta sobre as exigências de comprovação de documentos necessários para a manutenção do negócio em funcionamento. “Os empresários são orientados sobre a importância de apresentação do laudo da limpeza sanitária e certificado do controle de pragas nos estabelecimentos”, frisa a fiscal, destacando que desde a implantação do curso observa a mudança na postura dos empresários, que mostram maior consciência sobre os cuidados necessários para a manutenção da qualidade dos alimentos comercializados.

 

A CPTrans irá iniciar nas próximas semanas a fiscalização do transporte de estudantes. Neste início de ano, apenas 23 pessoas que realizam o serviço na cidade haviam se regularizado. No último semestre do ano passado, foram emitidas 104 autorizações para prática do serviço. Para fazer a renovação é preciso que o proprietário do veículo compareça à companhia com a original e cópia da carteira de habilitação na categoria D; comprovante de residência; nada consta criminal, comprovante de inscrição de ISS; CRLV 2018 ou 2019 (de acordo com calendário de licenciamento DETRAN), além do próprio veículo que faz o transporte.

Esses veículos devem ter, no máximo, 15 anos nos casos de kombis e vans, e 20, no caso de ônibus e micro-ônibus. As taxas para renovação custam R$ 136 para veículos de até 18 lugares, e R$ 272,60 para veículos com mais de 18 acentos. Além disso, os automóveis também devem estar com a faixa amarela identificando que é ‘Escolar’, possuir o número de registro na CPTrans, além de todos os quesitos de segurança estarem em dias, bem como a documentação exigida.

O calendário de fiscalização é semestral e é realizado de acordo com a final da placa do veículo. Em janeiro deveriam ter sido vistoriados todos os veículos cujas placas terminam com os números 1, 2 e 3. Esses veículos voltam a ser vistoriados, para o próximo semestre, em junho. Os veículos com placas com final 4, 5 e 6 devem fazer a vistoria neste mês de fevereiro e em julho e as com final 7, 8, 9 e 0, serão em março e agosto.

A programação de manutenção intensiva nos pontos turísticos faz parte da ação da Comdep em preservar as áreas históricas do município, e esta semana os serviços de manutenção se concentraram na Praça da Liberdade com jardinagem, limpeza e  reforma do parquinho, que receberá um portão novo de acesso.

Os solos dos jardins estão sendo preparados para receber o plantio de uma nova grama. A manipulação da terra necessitou de  máquina retroescavadeira para a realização do plantio. Foi feito também a capina nos canteiros no entorno da praça e o serviço de varrição.

A área do parquinho ganhará um portão novo, além dos brinquedos como ciranda, casa do Tarzan, escorrega, balanço e gangorra que receberam manutenção e pintura. As lixeiras também foram trocadas.

Notícias por data

« Fevereiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo