Prefeitura inicia obras do setor que funcionará em sala anexa ao IML

A obra de construção da Sala Lilás que será implantada no Instituto Médico Legal (IML) de Petrópolis foi iniciada. O novo setor será voltado para o atendimento às mulheres vítimas de violência, com espaço reservado e profissionais especializados. A criação da sala faz parte da readequação do IML que passa por reformas para receber equipamento, o Flatscan, para a realização de análises periciais e criação de áreas diferenciadas para o atendimento do público e pessoas em detenção.

O projeto visa preservar as vítimas de violência dos agressores. No local será feito acompanhamento com psicóloga, assistente social, enfermeira e perito.  Juntamente com a criação da Sala Lilás, o Ministério Público cria a Sala Violeta, que vai ajudar na celeridade do julgamento dos casos de violência contra a mulher.

A Sala Lilás, que funcionará em área reserva, junto ao IML, vai ser mais um equipamento do município somado à rede de setores voltados para o acolhimento da mulher vítima de agressão. O município já conta com a estrutura do Gabinete da Cidadania, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, e toda a estrutura dada pelas secretarias de Saúde e Assistência Social para o cuidado das mulheres.  

A sala também oferecerá ambiente especializado para o atendimento de crianças vítimas de violência ou que estejam com as mães agredidas.

Inédito, regimento foi assinado nesta sexta em Três Rios

Presidente foi eleito por unanimidade

Bernardo Sabrá foi eleito por aclamação presidente do Fórum dos Procons da Região Serrana e Centro Sul Fluminense. Nesta sexta-feira (22.03), representantes dos municípios de Três Rios e Paraíba do Sul se reuniram para assinatura do regimento, criando oficialmente o fórum. A iniciativa dá força as ações dos órgãos de defesa do consumidor, que poderão atuar de forma conjunta e regionalizada.

O encontro também elegeu a vice-presidente, Roberta Padilha, de Três Rios, e o secretário geral João Batista da Silva, de Paraíba do Sul. Os representantes de cada município serão os líderes dos órgãos de cada cidade. A assembleia desta sexta dá início a um processo de fortalecimento das ações em prol do consumidor no interior de estado. A meta é visitar todos as cidades que compõem a Região Serrana e Centro Sul Fluminense aumentando ainda mais a representativa dessas instituições.

O Fórum é uma organização de caráter informal e sem personalidade jurídica. Nele, os Procons irão atuar em conjunto realizando ações coordenadas tanto educativa como de fiscalização, trocarão experiências e legislações, utilização padrões de decisões e posicionamentos nos processos administrativos, além de trabalhar, em conjunto, em iniciativas de modernização e desenvolvimento de notas técnicas. Os encontros do grupo serão trimestrais, podendo haver reuniões extraordinárias conforme previsão regimentar.

Presidência do Fórum

A modernização e o trabalho da administração pública elevaram o nível do Procon Petrópolis e o tornou referência para outros órgãos do tipo. Hoje, o município é apontado como um dos mais atuantes no sentido de defesa do consumidor. Agora, a missão é maximizar essas ações e levar a outras regiões o tratamento empregado ao consumidor petropolitano.

Serviços já foram realizadas em ruas Itaipava, Pedro do Rio e Posse este ano

O trabalho de manutenção viária também vem sendo feito pela prefeitura em estradas vicinais. Este ano, já foram atendidas ruas de Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Um dos locais onde o serviço aconteceu é a Rua Jenny Gomes, em Santa Mônica, onde um trecho de 200 metros recebeu reparos.

Um dos principais fatores que prejudicam as condições de estradas vicinais é a chuva. A manutenção é feita com uso de uma máquina (patrol) que promove uma raspagem do trecho com buracos. Essa máquina também espalha uma camada de brita corrida, material usado para nivelar a pista.

Além da Rua Jenny Gomes, o serviço também já ocorreu na Estrada dos Pilatos, no distrito da Posse. O trabalho melhorou as condições de passagem em cerca de dois quilômetros da via. As estradas do Taquaril, Arnaldo Duckehof, Cachoeirinha e Xingu foram outras atendidas na região neste ano.

Em Pedro do Rio, a equipe regional da prefeitura fez o trabalho na Estrada da Rocinha, Posse dos Coqueiros e Rua da Luz.

Outras ruas de locais como Secretário, Vale do Cuiabá, Corrêas, Nogueira, Vale das Videiras, Araras e Fazenda Inglesa também já foram atendidas pela Secretaria de Obras desde o ano passado.

Conselho Gestor de Defesa Civil das regiões fluminense vem até Petrópolis para conhecer a política pública inédita no país

Inédita no país, a política pública de Defesa Civil nas Escolas vem ganhando o reconhecimento de outras cidades: na próxima terça-feira (26.03), membros do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) visitam Petrópolis para saberem sobre a implementação do assunto nas salas da rede municipal de ensino. O encontro está marcado para às 10h na Sala de Cooperação da Defesa Civil. Na sequência, os gestores irão visitar a Escola Municipal Paulo Freire para conhecerem na prática os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

O Cogesdec representa 18 municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado. A visita tem como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido em Petrópolis, buscando mais informações para tentar implementar a atividade em suas cidades. Genuinamente petropolitana, a lei insere os temas Defesa Civil e Educação Ambiental no ambiente escolar, oferecendo a oportunidade das crianças e adolescentes desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos.

No ano passado – primeiro ano da política pública - foram realizadas 170 atividades dentro do Defesa Civil nas Escolas, com a participação de 103 colégios da rede, oito particulares e um estadual. Em 2019, programa foi ampliado para as escolas da rede pública e privada que contam com educação infantil. Outra novidade é a inclusão do bem-estar animal como tema de discussão em sala de aula. O objetivo é que esse número seja ampliado ainda neste semestre, em que serão abordadas as ameaças de inverno: incêndios florestais e estiagem.

Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública. A contemplação acontece dentro da campanha nacional #EducarParaPrevenir, criado pelo órgão nacional para as melhores atividades do país focadas em ERRD – Educação em Redução de Riscos de Desastres.

Sobre o Cogesdec

O Conselho foi criado em 2010, sendo composto por 18 municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.  Tem como finalidade a promoção e o desenvolvimento das Defesas Civis do Norte e Noroeste Fluminense, com a ampliação das ações antecipadas referentes as ameaças das cidades representadas.

Medida vai dar mais agilidade nos processos de matriculas e transferências

Os servidores da Secretaria de Educação que atuam no Departamento de Matrículas participarão na próxima semana de uma capacitação especial: durante três dias eles receberão informações sobre o novo modelo de matriculas que será adotado pelo município. A partir do dia 28 de março as matriculas serão feitas unicamente na Secretaria de Educação e todo o processo será informatizado.

O objetivo do novo modelo é o de acelerar os processos: antes os pais precisavam pegar um encaminhamento na Secretaria de Educação para fazer a matricula na escola desejada e a matricula só era efetivada quando o documento era entregue na instituição. Com a informatização, os pais ou responsáveis comunicam na escola onde o aluno está matriculado que desejam fazer transferência, levam na Secretaria de Educação a declaração disponibilizada pela escola e no próprio Departamento de Matrículas é feita diretamente a inscrição do estudante na escola desejada, conforme a disponibilidade de vagas por turma.

O Departamento de Matriculas mantém quatro funcionários no prédio da Secretaria de Educação e dois que ficam no polo de Educação em Itaipava. No departamento, pais ou responsáveis por alunos têm acesso à matrícula, transferências escolares e também podem fazer o cadastro para fila de espera por vagas em Centros de Educação Infantil.

Nos dias 25, 26 e 27 (segunda a quarta-feira) o setor terá o atendimento suspenso por conta da capacitação e retornará – tanto no Centro quanto em Itaipava – na quinta-feira (28.03). Os agendamentos para atendimento no setor poderão ser realizados através dos telefones 2246-8685 / 8683 a partir do dia 28 de março.

Missa semanais voltarão a ser realizadas na capela

Com previsão de entrega para maio, a obra da capela Nossa Senhora Aparecida do Hospital Alcides Carneiro está em fase de conclusão. Com capacidade de realização de cerimônias para cerca de 150 pessoas, a capela passou anos sem receber reparos. Cerca de R$ 105 mil foram investidos para a recuperação do prédio, que voltará a ter as cerimônias religiosas e estar aberto ao público, especialmente para os pacientes e familiares dos internados.

A visita às obras da capela contou com a participação do Monsenhor Geraldo Policarpo, pároco de Corrêas, que já planeja a retomada das cerimônias no local.

O pároco pretende retomar com as missas às quintas-feiras, que poderão ser realizadas semanalmente. “Temos que cuidar da saúde física e espiritual e durante as missas é um dos momentos que cuidamos do espiritual. É muito importante a presença da igreja aqui no hospital”, destaca o pároco que há 40 anos atua na cidade. Com a grande quantidade de partos realizados no hospital, cerca de 300 ao mês, a estimativa é de que até batizados possam ser feitos na capela.

Foram retiradas 35 toneladas de resíduos descartados de forma irregular

A Secretaria de Serviços promoveu a remoção de 35 toneladas de entulho da Mosela e Fazenda Inglesa. O trabalho aconteceu em locais como Bataillard e Pedras Brancas, além do Alto da Derrubada. A coleta feita pela pasta ocorre simultaneamente ao serviço realizado pela Comdep. Só este ano, só a SSOP já atuou em localidades de 14 bairros diferentes.

O serviço conta com auxílio de pá mecânica, retroescavadeira e até três caminhões para fazer a retirada de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos despejados de forma irregular sobre ruas e calçadas.

Desde janeiro, a SSOP já atuou em locais como Bairro Esperança, Cascatinha, Caxambu, Corrêas, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Itamarati, Mosela, Nogueira, Quarteirão Brasileiro, Santa Mônica e Siméria.

Juntas, SSOP e Comdep mantém sete equipes para fazer remoção de entulho na cidade.

O Código de Posturas determina que o destino correto é levar o entulho para o aterro de Pedro do Rio. Em dois meses e meio deste ano, o local recebeu 16,8 mil toneladas de entulho. Quem for flagrado jogando material em ruas e calçadas é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado em R$ 800. As denúncias sobre a irregularidade podem ser apresentadas para a Fiscalização de Posturas (2246-9042) ou diretamente na Comdep (2292-9500).

Para fazer o descarte correto, a população conta com o Disque Entulho, serviço gratuito disponibilizado pela Comdep. Para isso, basta ligar para o telefone 2243-7822 e agendar o recolhimento de até 20 sacos até 25 kg.

“Se existe a violência contra mulher, é porque existe um agressor, e é com ele que precisamos falar. A conscientização precisar ser para ele que usa da violência para se auto afirmar”, foi assim que o Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, abriu a palestra sobre Desconstrução do Machismo e Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. O encontro, idealizado pelo Gabinete da Cidadania lotou a Casa dos Conselhos nesta quinta-feira (21.03), com mais de 200 pessoas. A palestra faz parte da programação da comemoração do Mês da Mulher.

O palestrante explanou sobre os trabalhos de conscientização que realiza no Rio Grande do Sul, além de apresentar o Comitê Estadual do Movimento Eles por Elas, criado em 2016, onde são construídos vários projetos, entre eles, Dia He for She nas universidades, Projeto Fim da Linha dentro dos trens e a ação Aqui tem Respeito, onde as equipes de restaurantes e bares são treinadas para ajudar as mulheres em alguma situação de violência ou assédio.

“A cada dia a violência está maior, é importante que os jovens percebam que este não é o caminho. Não é porque o homem é mais forte que ele tem que usar da violência contra a mulher. O melhor caminho é o diálogo para que tudo isso que vemos acontecer nas mídias chegue ao fim”, ressaltou a professora Márcia Mello.

Ação comemora o mês da Mulher

“Para controlar a sua vida é preciso controlar suas palavras, pensamentos e atitudes. Ninguém, a não ser você é dono da sua mente”. A frase foi apenas uma das propostas que surgiram durante o bate-papo sobre a importância da autoestima feminina realizado nessa sexta-feira (22.03) na Casa da Educação Visconde de Mauá, em comemoração ao mês da Mulher. Participaram do encontro a escritora Silvana Coelho e estudantes das escolas Clemente Fernandes e Paroquial São Pedro de Alcântara.

“A ideia foi a de promover essa conversa sobre o universo feminino, mostrando o quanto é importante a valorização da mulher. A autoestima mexe no nosso comportamento e a mensagem que gostaríamos de passar é a de a mulher pode e deve se curtir, se sentir mais leve, acreditar no potencial, sempre mantendo a autoproteção”, disse Jaqueline do Valle, psicóloga que foi responsável pela mediação do bate-papo.

Na ocasião, a escritora Silvana Coelho - graduada em turismo e em marketing de serviços, palestrante e comunicadora desde 1996 - contou um pouco da sua experiência e deu dicas para o público feminino. “Como todas as mulheres já passei por muitas situações diferentes, mas, o mais importante, é que aprendi com cada uma delas e sobrevivi. Aprendi a dar um basta em tudo o que não me acrescentava e passei a acreditar em mim. Não foi fácil, mas aprendi a ter muito respeito por mim mesma. Mas é importante salientar que esse é um exercício diário e todas as mulheres, em algum momento da vida, enxergam isso”, disse.

Silvana escreveu, há dois anos, o livro “Sozinha ou mal acompanhada? Você decide” e, segundo ela, o título mudou a sua vida. “Me reinventei e consegui traduzir tudo isso através das palavras. A gente precisa mudar, acreditar no seu próprio potencial todo dia. Para as adolescentes, o meu conselho é o de se respeitar sempre, em todas as situações, manter um diálogo franco com as pessoas com quem se relacionam e, acima de tudo, elas cuidar do seu corpo e mente. Importante também falar sobre a autoproteção. Quando falamos em violência, lembramos sempre das agressões físicas, mas, as agressões também podem ser psicológicas e causar estragos permanentes. Peçam ajuda quando precisarem e estejam sempre atentas”, contou Silvana.

O encontro também contou com a participação especial de duas cantoras do Coral dos Anjos, Hosana Cristina Macedo e Tainara Claudino. Na ocasião, elas cantaram para o público. “Adorei o convite e fazer parte desse bate-papo. Falar sobre o empoderamento feminino nunca é demais e é ótimo contar com espaços para discussões como esse”, disse Tainara.

“A mulher deve ter voz e ser respeitada. Essa é uma luta diária e todas nós temos que participar”, acrescentou Hosana.

Os bate-papos na Casa da Educação ocorrem mensalmente, sempre com temas diferenciados. As escolas interessadas em agendar a participação devem entrar em contato através do telefone 2246-8659.

Prova de 6 quilômetros acontece no dia 19 de maio no Centro Histórico

Estão abertas as inscrições para o Circuito Mulheres na Pista, corrida de rua feminina que será realizada no dia 19 de maio. São 300 vagas para a prova que tem um percurso de 6 quilômetros com largada na Cervejaria Bohemia, no Centro. As interessadas podem garantir sua vaga no site: www.peixepersonal.net. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

O valor dos kits varia de R$ 45 até R$ 85. A premiação com troféu será para as cinco primeiras colocadas no geral e nas três melhores corredoras por categoria. O objetivo do circuito é incentivar a presença das mulheres nas corridas de rua realizadas no município. A prática da modalidade ajuda na melhora da resistência física, circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer.

“Quando pensamos nos benefícios para as mulheres, vale destacar o aumento do metabolismo, mais lento se comparado ao dos homens”, explica o professor de educação física responsável pela prova, Alexandre Jerônimo. “Será um evento muito família, de incentivo ao esporte. Buscamos incentivar as mulheres a praticar a corrida de rua”, ressalta.

Além desta prova, outras 26 corridas de rua serão realizadas no município ao longo deste ano. O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Um deslizamento de terra na madrugada desta sexta (22.03) interditou a Rua Rosalina Virginia de Freitas Carvalho, no Duques. O muro de uma residência caiu em virtude da barreira. Dois imóveis foram interditados preventivamente pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e os moradores orientados a permanecer na casa de parentes. Além desta ocorrência, técnicos da Defesa Civil atenderam nesta manhã um deslizamento de terra nos fundos de uma residência na Rua João Xavier, no Bingen, a queda de um muro na Saldanha Marinho, na Castelânea, e a queda de uma árvore que atingiu o pátio da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, no Morin.

Nas últimas 24 horas, choveu 63 milímetros no São Sebastião e 61 no Vila Felipe. A Defesa Civil permanece em estágio de atenção e todo o contingente de 55 agentes permanece de plantão, em virtude da previsão de mais chuva para hoje.

Todos os 20 conjuntos de sirene da prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente, mas não houve a necessidade de serem acionados. Os equipamentos são ligados segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Defesa Civil.

Sexta, 22 Março 2019 18:51

Parque de diversões chega a Itaipava

Quem quiser aproveitar o fim de semana em família, o parque de diversão PlayCity chegou nesta sexta-feira (22.03) ao Parque Municipal de Itaipava. Com mais de 20 atrações, o parque funciona 5ª e 6ª feira a partir das 18h e sábados, domingos e feriados, a partir das 14h. A diversão é uma das alternativas de entretenimento que serão oferecidas também durante a 30ª Expo Agropecuária, que acontece entre os dias 1º e 05 de maio. A entrada no Parque Municipal é gratuita.

Com 60 anos de tradição no mundo das diversões, o parque participa do evento em Petrópolis há mais de 24 anos. Além dos brinquedos para todas as idades, o público poderá contar com barraquinhas de pipoca, churros, algodão doce entre outros. Entre os brinquedos, estão disponíveis o Crasy Dance, KamiKaze, La Bamba, Bate-bate, carrossel, cama elástica, tobogã, trem de cavalos entre outros.

Segundo o procurador do PlayCity, Luís Carlos Alvez, o parque conta com 50 funcionários e ainda contratou mais 30 pessoas para serviços gerais na estrutura. “Nossa expectativa é boa, estamos aguardando a visita dos petropolitanos e o parque aqui na cidade já é uma tradição. Estamos com atrações familiares com o objetivo de divertir o público, e proporcionar uma boa experiência para todos”, destacou.

Em 2018, a estimativa é de que o evento tenha movimentado mais de R$ 3 milhões na economia da cidade e gerado cerca de 700 empregos diretos, com os shows, praças de alimentação, parque de diversões e feiras.

Número dobrou com relação ao mesmo período do ano passado

Referência no atendimento para quem deseja investir em novos negócios, o Espaço Empreendedor registrou em fevereiro deste ano, mil atendimentos. O número é praticamente o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado: 533.

Do total de atendimentos registrados, 634 foram referentes aos atendimentos da Jucerja - Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro - como: pedido de alvará para MEI, protocolo e registro de empresas. Outros 366 foram referentes a atendimentos de outros departamentos e secretarias como: Detra, Pedidos de incentivos fiscais, protocolo geral e consultoria empresarial.

O atual presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa, visitou o Espaço Empreendedor na última quinta-feira (21.03). Na ocasião, ele conferiu o andamento dos trabalhos realizados pela 1ª Delegacia da Jucerja constituída fora da capital e que funciona no EE: são quatro funcionários que analisam os processos de registros de empresas em Petrópolis.

“O espaço é organizado, espaçoso e agradável. Fico feliz em ver o serviço funcionando e os funcionários comprometidos”, afirmou Vitor Hugo durante um bate papo com os servidores que atuam no EE.

Aumento no número de atendimentos

Os registros dos atendimentos mensais mostram que cada vez mais o EE está sendo procurado por novos empresários.

Outro serviço que pode ser utilizado no EE é o cadastro de vagas no Balcão de Empregos. “O empresário pode deixar as vagas cadastradas, mais um fator que facilita a vida dos empreendedores. O próprio sistema faz uma triagem dos currículos de acordo com as referências solicitadas e encaminha os currículos para a empresa”, conta o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Informações sobre alvará, Autenticação de livro, Consultoria Jurídica, Jucerja, Nota Fiscal Eletrônica, Registro de empresas, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente.

O atendimento no EE ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser. Vale salientar que não é necessário agendamento prévio para o atendimento.

Notícias por data

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP