Profissionais de diferentes áreas mobilizados para levar serviços à comunidade

Com serviços de profissionais de diferentes secretarias, a prefeitura realizou, por meio da Secretaria de Assistência Social, neste sábado (15.06) a segunda edição, do ano da Ação Social. Cerca de 400 pessoas estiveram na Escola Municipal Senador Mário Martins, no Caxambu, onde tiveram acesso a serviços de saúde, retirada de documentos, corte de cabelo, recreação infantil, entre outros atendimentos gratuitos - disponibilizados das 9h  às 14h.

"Procuro participar dos eventos que oferecem para a população. É importante para ter acesso a atendimento de saúde, corte de cabelo e diversão para as crianças. É uma forma de tirar as crianças da rua. Essa uma boa iniciativa", avalia a moradora, Virgínia dos Santos, de 48 anos, que esteve no evento com o neto, Bernardo, de 6 anos.

Para as crianças, foram realizadas atividades recreativas e pedagógicas. O corte de cabelo também atraiu a criançada. O grupo Tindolelê fez animação, jogos e levantou o público com muita música.

Moradores tiveram também acesso a atendimento para a emissão de documentos. A moradora Bianca Pimentel, de 27 anos, levou a filha Stefany de 8 anos para emitir a primeira via do documento de identidade. "Muito bom ter esse serviço aqui pertinho de casa. Se não fosse assim teria que me deslocar e seria mais difícil", destacou. 

Na área de saúde, a população pôde contar com o serviço de aferição de pressão arterial, glicose e avaliação dentária. As pessoas que apresentavam alterações foram orientadas a procurar atendimento nas unidades de urgência ou na rede de atenção básica, a partir de segunda-feira.

"Muito importante ter esses atendimentos que aproximam a população e incentivam a terem um cuidado preventivo com a saúde", destacou a dentista, Maristela Lenz.

A professora aposentada, Cátia de Oliveira Borges, de 54 anos, aferiu pressão e glicose. "Eventos como esse são de grande importância, para fazer atendimentos de saúde, serviços sociais. A população muitas vezes tem dificuldade no acesso a alguns serviços básicos”, disse.

A Secretaria de Assistência Social realizou o Cadastro Único, que dá acesso a benefícios sociais do município e do governo federal. Também foram oferecidas orientação jurídica; emissão de primeira via de documento de identidade e carteira de trabalho; orientações sobre o combate a violência contra mulheres e crianças; e esclarecimentos de como acessar o balcão de empregos do município.  

Em 2018 foram realizadas 16 Ações Sociais em diferentes bairros da cidade. Ao todo, 10 mil pessoas foram atendidas pelos serviços oferecidos durante os eventos. Outras seis ações já estão programadas para acontecer todos os meses, até setembro, nos bairros Pedro do Rio, Meio da Serra, Boa Vista, Atílio Marotti, Amazonas e Duques.

Rua Teresa, Centro Histórico e entorno da festa recebem milhares de pessoas
O sol desde o início da manhã deste sábado (15.06) foi mais um atrativo para deixar a cidade ainda mais cheia de petropolitanos e turistas de toda parte. Atraídas pela Bauernfest, milhares de pessoas circularam pelo município para curtir as atrações culturais, opções gastronômicas e fazer compras, movimentando a economia de Petrópolis. Até o meio-dia, a CPTrans contabilizou a entrada de 87 ônibus pelos pórticos do Quitandinha e do Bingen. Desde esses dois locais, na Rua Teresa e nos três palcos da Festa do Colono do Alemão, não faltou gente para aproveitar o que a cidade tem de melhor nesta época do ano.

A Bauernfest só está começando, ainda há muitos dias de atrações, mas o primeiro fim de semana da festa já mostra que ela será um sucesso mais uma vez. Ela está maior este ano, com uma semana a mais, e certamente a expectativa de 350 mil de pessoas será ultrapassada. Isso mostra não só o tamanho da Bauernfest no cenário nacional, a segunda maior do gênero no Brasil, mas também a importância para toda cidade, movimentando a nossa economia, comércio, rede hoteleira, de serviços, polos gastronômicos.

Pela manhã, o Palácio de Cristal já ficou cheio e  teve uma programação voltada para os pequenos com oficina de bandeiras e, à tarde, teve apresentação do grupo de teatro “Hoppeditz – Os Tolos”. Os Jogos Germânicos também foram atração na Praça da Liberdade. No Palácio, já na abertura as barracas registraram muito movimento.

As amigas Cristina Monteiro e Vera Regina de Freitas, cariocas, chegaram cedo. “Esse sol é encantador e a festa fica especial. Todos os anos a gente vem para curtir o sábado e o desfile de domingo”, afirma Cristina acompanhada de Vera no entusiasmo: ‘esta linda a festa este ano”

Na Praça da Águia, o espaço é aproveitado por quem aprecia cervejas artesanais e boa gastronomia. Organizado pela Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), Sesc e a prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e a Turispetro, 18 cervejarias do município vão servir cerca de 30 mil litros de chope até o encerramento da Bauern, dia 30 de junho, também com barracas dentro do Palácio de Cristal. .

O professor de inglês Mauro Rodrigo e a namorada Edvânia Oliveira fizeram questão passar pelo local.“Nós somos de Belo Horizonte e Petrópolis é a última cidade que estamos visitando no nosso roteiro. Este local é ótimo, tem muita variedade de cervejas e acho que isso aqui é muito bom para a cidade”, contou ele.

Movimento grande de ônibus de turismo

Uma das portas de entrada da cidade estava lotada de ônibus de turismo no fim da manhã. Ônibus de locais como Rio de Janeiro e o sul-fluminense trouxeram turistas para a cidade. Pessoas como o casal de tipógrafos Luís Cláudio da Silva e Marla Correia da Costa da Silva.“Ficamos sabendo pelas redes sociais e uma amiga que organizou a excursão convidou. É a primeira vez em Petrópolis, mas quero conhecer logo o Palácio de Cristal”, afirmou Luís Cláudio.

“Uma das coisas que me chamou a atenção na festa é cerveja, que sabemos que é uma das marcas da festa. Não conhecia a cidade, mas estou achando muito bonita”, disse Marla.

Paulo Nabuco organizou uma excursão com cerca de 90 pessoas para vir, mais uma vez, curtir a Bauernfest. “A gente vem todos os anos e hoje estamos com dois ônibus, mas vamos voltar no dia 29 com quatro ônibus”, contou.

A expectativa é de que 880 ônibus de turismo venham para a cidade durante a Bauernfest, chegando também pelo Bingen. A CPTrans faz a orientação e a triagem desses pontos e os ônibus que trazem os turistas podem fazer o embarque/desembarque em quatro pontos diferentes nos Centro: Praça 14 Bis (exclusivamente para grupo de pessoas idosas e com deficiência); Av. Tiradentes, Av. Barão de Amazonas e Montecaseros – depois disso, os veículos voltam para as entradas da cidade ou então podem ficara Barão do Rio Branco (a partir da Moageira) e os estacionamentos das empresas de ônibus urbanos Petroita e Cidade Real.

Rua Teresa se integra à festa e fica lotada neste sábado

Transporte de turistas e petropolitanos por vans movimentou ainda mais a tradicional Rua Teresa que este ano está integrada à Bauernfest com programação que celebra a cultura da cidade e também com promoções, inclusive de descontos.

Moradora de Cabo Frio, Izabel Vieira, veio aproveitar as opções do polo de moda e chegou cedo à Rua Teresa. “A gente vem comprar aqui porque tem muitas lojas, então muita variedade de roupas, e um preço. A Rua Teresa tem um bom nome lá em Cabo Frio”, declarou.

A Rua Teresa conta com um serviço especial: uma van que faz o transporte gratuito entre a Bauern e o polo de moda. São cinco viagens partindo da Rua Roberto Silveira (12h, 13h, 14h, 15h e 16h) e a mesma quantidade voltando para a festa (12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30).

“Todo período da Bauernfest já traz um movimento maior, mas sabemos que nem sempre é fácil o turista deixar a festa para vir pá por causa da questão do transporte. Então ter uma forma de ligar os turistas direto com a Rua Teresa é ótimo para todos nós. Nosso movimento já começou a aumentar”, falou a lojista Márcia Cristina Siqueira.

Para Angélica de Castro, de Juiz de Fora, a Rua Teresa ficou linda com decoração e o serviço de vans facilitou para o turista. “Vim direto do hotel para pegar a van e rapidamente chegamos para as compras”, elogiou. 

No Centro, os turistas e petropolitanos podem fazer aproveitar o Circuito à Pé, fazendo passeios e podendo conhecer a história de casarões e monumentos da cidade, e também fazer compra na Rua do Imperador e 16 de Março, também integrada à festa, com decoração e programação especial.

Notícias por data

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP