Resolução do município segue orientação do Ministério Público Federal

Uma instrução normativa da prefeitura, determina que alvarás para a execução de obras particulares, assim como licenciamento ambiental, em áreas tombadas de toda cidade só podem ser concedidas por órgãos municipais com a autorização prévia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ou do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) – de acordo com a respectiva área de competência. A iniciativa visa garantir a preservação das áreas tombadas em nível estadual e federal e segue uma recomendação do Ministério Público Federal. 

A instrução normativa que dispõe sobre os trâmites processuais de licenciamento ambiental e de obras particulares foi publicada no Diário Oficial do município do dia 7 de junho.

No caso de Obras a medida vale para licenciamentos de construção, reforma ou demolição: documento administrativo mediante o qual a Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária atesta que o projeto de construção, reforma ou demolição atende a legislação vigente, e que existe um responsável técnico pela execução da obra.

Já na esfera ambiental a medida se aplica aos casos de supressão de vegetação no Centro Histórico, caso em que também será necessária a anuência do Iphan.

A instrução normativa visa normatizar as rotinas de trabalho entre o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades potencialmente poluidoras e a legalização e licenciamento de obras particulares.

Segundo a prefeitura, a Instrução normativa considerou a necessidade de regulamentar o trâmite interno dos processos de licenciamento ambiental e a necessidade de regulamentar o trâmite interno para Simples Aprovação e Licenciamento/Legalização de Construção, além de cumprir a recomendação do MPF e os princípios da transparência e da Moralidade Administrativa.

Enquanto no fim de semana a Bauernfest é invadida por turistas e visitantes, de segunda a sexta-feira quem movimenta a festa é o petropolitano que quer aproveitar o evento sem tumultos. O bailão com a Banda Germânica e os concursos de chope a metro no Palácio de Cristal, além de shows na Praça da Liberdade acontecem todos os dias, sempre no período da noite. Nesta segunda-feira (17.06), principalmente moradores, aproveitavam os espaços da festa.

Este ano, chegando à sua 30ª edição, a Festa do Colono Alemão, que começou no último dia 14, vai até 30 de junho com apenas uma interrupção na programação: dia 20, quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Durante a semana, as atrações começam a partir de 16h e terminam por volta de 21h30, mas a festa fica aberta desde cedo, com as barraquinhas de alimentação e artesanato funcionado já a partir de 11h30 de segunda a quinta-feira (nesta primeira semana até quarta, por conta do feriado). 

Nesta segunda-feira, muitos petropolitanos aproveitavam a festa. A estudante Carolina Tesch, por exemplo, explicou que, por ela, não perde um dia. “Adoro essa festa. Já participei de grupo de dança e adoro. Por mim eu viria todos os dias”, disse.

Quem também curtia a noite no evento era o jardineiro e feirante Sérgio da Silva. Ele foi o campeão da eliminatória do Concurso de Chope a Metro, com a marca de 19.76 segundos. “A estratégia é ter calma, ficar tranquilo e não se afobar. Adoro o concurso, participo há anos. Já fui campeão das eliminatórias 18 vezes”, comentou.

Programação todos os dias

No Palácio de Cristal, entre segunda (17) e sexta-feira (21) – exceto o feriado do dia 20 (quinta), uma tradicional atração é fixa: o concurso de Chope a Metro acontece sempre às 20h, com inscrições gratuitas. Já de segunda a quarta, os bailões com a Banda Germânica acontecem às 18h e às 21h, sendo que na sexta a banda sobe ao palco apenas às 21h. Na quarta (19) e na sexta o público também vai poder contar com a apresentação de grupos de dança folclórica, a partir de 19h15. Na sexta, a Bauernband também anima o público, a partir de 18h.

Já na Praça da Liberdade, tem Jogos Germânicos de segunda a sexta, às 16h – também com exceção do feriado. Na segunda, o Palco Koeler vai receber a Bauern Jazz, às 18h, e a Bauernband às 20h. Na terça (18), será a vez de Letícia Laranja Trio, ás 18h, e Bauernband às 20h. Na quarta, quem retorna ao palco é a Bauern Jazz às 18h, e Bauernband às 20h. E na sexta, a Bauern Jazz também se apresenta as 18h, seguida da Banda do Barril às 20h. Toda a programação é gratuita

Certificação foi entregue durante Seminário realizado no Rio de Janeiro

Petrópolis recebeu reconhecimento público da UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância – pela participação no Programa Busca Ativa Escolar. A plataforma, criado pela UNICEF e UNDIME com o objetivo de promover a inclusão social e erradicação da evasão escolar, está sendo utilizada pela prefeitura de Petrópolis desde o início do ano. Dos 39 municípios do Rio de Janeiro convidados a participar do programa, 26 aderiram ao Busca Ativa e apenas 11 receberam o reconhecimento.

Petrópolis tem hoje 543 casos em andamento e 392 registros de (Re)matrícula registrados no Busca Ativa, ou seja, são 543 casos que estão sendo analisados pelas equipes das secretarias municipais que estão à frente do programa – Educação, Saúde e Assistência Social – e 394 casos em que as crianças que estavam fora da escola voltaram a frequentar o ambiente escolar, em um universo de quase 42 mil alunos.

A premiação ocorreu nessa terça-feira (18.06) durante o Seminário Nacional do Programa Busca Ativa Escolar, realizado no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio de Janeiro. O tema do encontro foi: “Educação é Proteção contra a Violência”.

O Busca Ativa Escolar foi desenvolvido pela UNICEF em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. Após a implantação do Busca Ativa Escolar no município cada Secretaria ou grupo mantém um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno ou aluna na escola. Os diretores alimentam os dados dos alunos e monitoramento de frequência é regular. Decorrido um ano e não tendo sido constatado problema com a criança ou o adolescente (re)matriculado, o caso recebe o estado de Concluído. Caso seja verificada a evasão, o caso recebe o estado Fora da escola. Todo o processo pode ser feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) e smartphones.

“A certificação é o reconhecimento de que é possível resgatar as crianças que estão fora da escola através do trabalho conjunto entre a Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, mostrando a importância de manter essas crianças e também os jovens na escola. Precisamos de uma rede de pessoas que acreditam na Educação como ferramenta de transformação”, afirma Ana Paula Valle, coordenadora operacional do programa em Petrópolis e responsável pelo Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação.

Estatística de vacinação entre o público prioritário se aproxima a meta estabelecida

Petrópolis alcançou 85,6% de imunização na 21ª Campanha de Vacinação contra Influenza. Com 37 dias de atendimento, contando com o Dia D de intensificação da vacina e o período de prorrogação, 84.415 doses foram aplicadas nas 40 unidades de saúde do município. Entre o público prioritário para receber a vacina, os que apresentaram maior índice de comparecimento às salas de vacina foram os professores, com 112% do público imunizado. No período, o município recebeu 109.4 mil doses da vacina, que desde a última segunda-feira (17.06), está sendo disponibilizada para toda a população.

Seguidos dos professores, a imunização entre os idosos foi de 91.3%; entre os trabalhadores da saúde, 88,2%; pacientes com doenças crônicas, 81,8%; mulheres nos primeiros 45 dias de pós-parto, 80,4%; crianças 72,7%; e, com menor índice de comparecimento às salas de vacina, estão as gestantes, com 69,1%.

A meta do Ministério da Saúde era de alcançar a vacinação de 98.550 pessoas inseridas no grupo prioritário. Por essa estimativa, faltam vacinar 14.135 pessoas desse público de maior risco, que ainda podem receber a dose pela rede pública enquanto a vacina é disponibilizada para toda a população.

O município recebeu todas as doses destinada para a vacinação no município. As 40 salas de vacina continuarão aplicando até o fim dos estoques. A vacina influenza trivalente imuniza a população contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B. Petrópolis registrou casos da doença esse ano. Até o momento, foram 29 casos suspeitos de H1N1, seis aguardam resultados, 21 foram descartados para o vírus H1N1 e em dois casos - cujos pacientes foram a óbito - foi confirmado H1N1.

Entre as unidades de saúde que estão aplicando a vacina, a maioria funciona das 8h às 17h. Algumas unidades que funcionam com o horário estendido, onde são feitos atendimentos até às 20h, o horário para a aplicação da vacina é até às 19h.

Em quatro unidades – Centro de Saúde, do Centro; as UBSs Retiro, Quitandinha e Mosela – a vacinação ocorre em período estendido, até às 19h. A UBS Mosela funciona em horário estendido toda segunda, quarta e quinta-feira. As demais seguem o horário de segunda a sexta-feira. Nesses locais, pode ocorrer um intervalo nos atendimentos de vacina, entre 16h30 e 17h para que seja realizada a troca de equipes plantonistas. Entre as unidades que a vacina está sendo aplicada estão:

Centro de Saúde Itamarati - Rua Bernardo Proença, n.º 32, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

PSF Caxambú - Estr. José de Almeida Amado s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF 24 de Maio - Rua 24 de maio, 197 – Centro, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Morin - Rua Pedro Ivo, n.º 81, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Vila Felipe - Rua Ermínio Schimidt, s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF São Sebastião - Rua São Sebastião, nº 625, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Alto Siméria - Rua Manoel Francisco de Paula s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Dr. Thouzet - Rua. Dr. Thouzet, 609 – Quitandinha, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Alto Independência - Rua José Lino s/nº, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Vila Saúde - R. Santa Catarina, Lt 24 - Qd 41, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Santíssima Trindade - Rua Lopes de Castro – Bingen, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Bairro Castrioto - R. Santa Rita de Cássia, 114 – Castrioto, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Comunidade São Jõao Batista – Rua Luís Winter, 560 - Duarte Silveira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Moinho Preto - Rua João Xavier, 2109 - Moinho Preto, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Pedras Brancas - Rua Pedras Brancas, 1190 – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Ambulatório Escola FMP/FASE - Rua Hivio Naliato, 899, Cascatinha, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Correa, 1345 – Corrêas, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Castelo São Manoel - R. Capitão João Amâncio de Souza Coutinho, 436, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

PSF Jardim Salvador - Rua juiz Castro e Silva, 33 - Jardim Salvador, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Carangola - Estrada do Carangola, 860 – Carangola, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Fazenda Inglesa - Estr. Fazenda Inglesa, s/n – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Vale das Videiras - Estr. Almirante Paulo Martins, 8201, com horário de funcionamento de 7:30 às 15h

PSF Bonfim - Estrada do Bonfim s/n – Bonfim, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Águas Lindas - Estrada do Palmital, 768 – Nogueira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Comunidade Primeiro de Maio - Rua Norival Braga da Silva, S/N, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Boa Esperança - Estr. Ministro Salgado Filho s/n – Cuiabá, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Pedro do Rio - Estr. União Indústria, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Posse - Estr. União Indústria, n.º 33.530, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Brejal - Estrada do Brejal, Km 06, com horário de funcionamento das 8h às 15h.

PSF Secretário – Rua Visconde de S. Bernardes, 320 – Secretário, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Vila Rica - Rua A (Ao lado da Quadra 28) - Vila Rica, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Meio da Serra - Estrada Velha da Estrela, s/n - Alto da Serra, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Alto da Serra - Rua Tereza, 2024 - Alto da Serra, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Carangola - Estrada do Carangola, 860 – Carangola, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Araras - Estr. Bernardo Coutinho, 3435 – Araras, com horário de funcionamento de 8h às 17h

Unidades com funcionamento em horário estendido:

Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumond, 100, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

UBS Quitandinha - Rua General Rondon, nº 400 e 490, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

UBS Mosela - Rua Mosela, 744, com horário de funcionamento das 8h às 19h (segundas, quartas e quintas-feiras).

UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco, 3027(ao lado da 105ª DP, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

Técnicos da prefeitura realizaram vistorias preventivas na Vila Operária em Cascatinha na manhã desta terça-feira (18.06) dentro do programa Defesa Civil na Sua Casa. O mutirão de atendimentos acontece durante o período de estiagem, com o objetivo de diminuir o número de ocorrências causadas pelas chuvas fortes do verão. Após os atendimentos, as equipes elaboram um relatório com os encaminhamentos necessários.

Na Vila Operária, o trabalho foi realizado pelas equipes da Defesa Civil nas ruas Vereador Sebastião de Mello e Luiz Biazzi e na Avenida Padre Carlos Caleri. Os técnicos também vistoriaram um descalçamento em uma servidão na Rua Hyvio Naliato. Após os encaminhamentos, os órgãos responsáveis darão prosseguimento nos atendimentos.

A presença do poder público nos bairros é destacada pelos moradores. Segundo Tânia Tenório, que mora na Vila Operária, algumas medidas simples podem ser adotadas na redução dos problemas causados pelas chuvas. "Uma dica simples como instalar calhas para recolhimento da água da chuva ajuda a nossa região toda. A presença de equipes especializadas nos dá mais segurança", disse.

O casal Elias e Maria de Carvalho, que moram na localidade há 44 anos, elogiou o atendimento dos técnicos. "O verão é um período em que todos os petropolitanos ficam mais preocupados, por causa das chuvas fortes. Mas dessa forma ficamos mais seguros", disse o aposentado. "São ações antecipadas que dão resultado, não adianta esperar a tragédia acontecer", completou a esposa, que é dona de casa.

O mesmo trabalho já foi realizado na Comunidade do Alemão, Neylor e no Siméria. São mais de 30 atendimentos realizados somando todos os locais. O próximo local atendido será o Duarte da Silveira, no dia 26 de junho.

Um calendário está sendo elaborado pela Defesa Civil para atender os bairros do município. Os interessados em receber o programa na sua comunidade podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar a visita.

A solidariedade e o amor aos animais também estão na programação da 30ª edição da Bauernfest. Uma barraca da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) recebe a doação de ração e de medicamentos na Praça da Liberdade até o final da Festa do Colono Alemão. O material arrecadado será utilizado no atendimento a demanda de protetores ou de particulares que comprovem estar passando por dificuldades financeiras. O recolhimento está sendo feito de segunda-feira a sexta, de 9h às 18h, por um técnico ou funcionário da Cobea.

São medicamentos em geral que não foram utilizados até o fim ou que estão próximos ao vencimento. Também está sendo recolhido ração para cães e gatos adultos ou filhotes. A entrega do material arrecadado será realizada em conjunto com a vistoria de uma equipe da Cobea, que vai verificar as condições do solicitante.

A Cobea mantém ainda campanhas periódicas de recolhimento de ração e medicamentos, contribuindo para o atendimento dos protetores pela cidade, chegando a doar uma média de quase 600 quilos de ração por mês para protetores e também particulares. 

A arrecadação é mais uma ação da prefeitura em apoio às ONGs e a causa animal. Desde o início da gestão, a Cobea mantém uma parceria com os protetores, que contam com barracas permanentes no Centro (Rua Paulo Barbosa) e em Itaipava (Parque Municipal) para realizarem brechós e bazares com a arrecadação voltada para as ações que são desenvolvidas.

Também são realizados eventos semanais de conscientização e mensais de mobilização e doação de animais. Os interessados em participar podem ligar para o (24) 2291-1505 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Profissionais de saúde e das áreas técnicas atuam no atendimento, fiscalização e conscientização

A Secretaria de Saúde está atuante na 30ª Bauernfest com trabalho de prevenção e estrutura para atendimentos médicos de urgência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas III (Caps-AD III) estão presentes durante todo o período de realização da festa do colono alemão. Localizados em diferentes pontos, os serviços estão instalados para garantir a agilidade e qualidade no atendimento ao público. Ações de conscientização também são o foco do trabalho.

O SAMU está com a estrutura montada próximo ao Palácio de Cristal. O ponto de apoio para atendimento médico conta com ambulância do tipo avançada, para prestar os primeiros socorros no local e remoção dos pacientes às unidades de urgência do município.

A organização para o atendimento no evento garante que o socorro seja realizado durante todo o período da festa. No local o suporte é feito por 2 médicos, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem, 1 condutor socorrista e 12 socorristas bombeiros civis.

Com um tempo maior de duração do que os anos anteriores, as equipes de saúde se revezam para oferecer o atendimento durante todo o período. A divisão de fiscalização da Coordenadoria de Vigilância Sanitária está com 10 agentes realizando a fiscalização aos estandes de comercialização de alimentos na festa. Divididos em equipes, os fiscais atuam durante o dia, antes do horário de grande movimentação da festa, com o intuito de orientar sobre o manuseio, exposição e armazenamento dos produtos comercializados.

De acordo com o fiscal José Roberto de Assumpção o objetivo é orientar para que se garanta a qualidade dos alimentos. Os responsáveis pelos estandes participaram de uma preparação prévia ao início da festa. O curso sobre o manuseio de alimento, realizado mensalmente pela Vigilância Sanitária, foi oferecido aos comerciantes do evento com o intuito de prepará-los para os dias da festa. Nesse curso foram passadas orientações para a manutenção da qualidade dos alimentos, como forma correta de transporte, armazenamento, exposição, refrigeração de bebidas e comidas, rotulagem, higienização dos estandes, documentação, indumentária dos funcionários, entre outros.

“Cuidamos para que os produtos estejam em boas condições de consumo. Nosso objetivo é orientar os comerciantes, antes de chegar no extremo da autuação”, destaca o fiscal José Roberto, ressaltando que tem observado maior consciência dos comerciantes sobre os cuidados necessários para a comercializados dos alimentos. “Fazemos um trabalho constante de orientação em cursos oferecidos mensalmente. O último curso realizado, já teve a festa como abordagem”, explica.

Os profissionais da área técnica, atuantes na unidade do Caps-AD III também estão no evento com ações de conscientização sobre o combate ao uso excessivo de álcool e drogas. Os profissionais da área cuidam do alerta sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e conscientização para o trânsito.

Evento será realizado às 14h na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanata

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a preparação para os processos seletivos pode fazer toda a diferença e, pensando nisso, o Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem promovendo mensalmente palestras sobre as oportunidades no mercado de trabalho, informações sobre os processos seletivos das empresas petropolitanas e a necessidade de cursos de atualização. O próximo encontro será realizado no dia 26 de junho, às 14h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta.

Vale salientar que a prefeitura mantém o serviço do Balcão de Empregos que auxilia quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho e também os empresários que têm vagas para serem preenchidas. As palestras serão realizadas mensalmente: 26 de junho, 25 de julho, 29 de agosto, 26 de setembro, 31 de outubro e 28 de novembro – sempre de 14h às 17h, na Casa dos Conselhos que fica na Avenida Koeler, nº 260, Centro.

Os interessados em cadastrar os currículos no Balcão de Empregos da Prefeitura devem fazer a inscrição no site www.petropolis.rj.gov.br. Informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113. O Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O DETRA fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.

As escolas estão aderindo a campanha de doação de sangue dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). A instituição que levar a maior quantidade de pessoas para a ação ganha pontuação equivalente a uma modalidade esportiva. Na primeira fase do Jeups, o Colégio São Tomás de Aquino foi quem mais levou doadores até o Banco de Sangue Santa Tereza, no Bingen, e está na frente nessa disputa solidária. Outras quatro escolas participaram até o momento. A iniciativa continua durante a segunda fase da competição e as doações podem ser feitas até o dia 30 de setembro.

O objetivo da campanha é abastecer os estoques do banco, que estão abaixo da média esperada. As reservas dos sangues O+, O -, B - e A - estão em níveis mais críticos. Com recente queda da temperatura na cidade, diminui também o número de doações. O Banco de Sangue atende as duas UPAs da cidade, o CTO, o Hospital Unimed e o próprio Hospital Santa Teresa, que é referência em atendimento de feridos de acidentes de trânsito.

Segundo Vinicius Paulo Neves Pereira, captador de doações, o banco recebe em média 50 doadores por dia e o ideal seriam 70 pessoas voluntárias. “Como as escolas podem conseguir pontos com a doação, a gente acredita que a campanha vai aumentar o número de doações diárias durante a segunda fase, já que é o momento decisivo do Jeups", disse.

O Colégio São Tomás de Aquino organizou um dia D para as doações e 11 pessoas contribuíram com a campanha. Atual tricampeão geral do Jeups, o colégio também quer garantir os pontos de vencedor da ação solidária. "Antes de tudo, é uma atitude muito bacana, de amor ao próximo, que vai contribuir com a cidade e com os petropolitanos. Essa campanha foi uma iniciativa muito bacana da prefeitura, estimulando os jovens a participar", disse Henrique Zanatta, diretor da instituição.

Na primeira fase do Jeups, foram realizadas 302 partidas de quatro modalidades esportivas em 190 horas de atividades. São 50 escolas inscritas e cerca de 3 mil alunos participando da competição, números que transformam a edição deste ano como a maior de toda a história dos jogos. Em 2016, apenas 19 instituições de ensino participaram. Em 2017 foram 41 e no ano passado 44.

Ao todo são nove modalidades em disputa nos jogos, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, basquete, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. São oito equipes classificadas em cada categoria dos esportes em quadra para a fase final dos Jeups, que começa em agosto. Somente no futsal, na categoria sub-18 masculina, serão 12 times na segunda fase. A tabela com toda a programação das modalidades pode ser encontrada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Terça, 18 Junho 2019 18:17

Servição – Feriado de Corpus Christi

As urgências e emergências na área da saúde estarão funcionando sem alterações nesta quinta (20.06), feriado de Corpus Christi, e sexta-feira (21), ponto facultativo decretado pelo município. UPAS – Centro e Cascatinha, Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, Pronto Socorro Leônidas Sampaio e Hospital Alcides Carneiro permanecerão abertos normalmente nestas datas. A coleta de lixo também será mantida, bem como haverá equipes de prontidão da Defesa Civil em caso de alguma intercorrência.

Os demais órgãos municipais ligados à prefeitura, bem como as escolas e Centros de Educação Infantil Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e demais serviços da Secretaria de Saúde retomam às atividades segunda-feira (24.06). Guardas e agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) irão manter equipes nas ruas normalmente. Os ônibus urbanos têm autorização para funcionar com os horários aplicados no domingo, mas haverá reforço na operação em função da Bauernfest.

Funcionarão normalmente durante todo o feriado, os pontos turísticos: Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Museu de Cera, Trono de Fátima e Museu Imperial com as apresentações Som e Luz e Sarau. Para quem quiser curtir a natureza, os Parques Cremerie, Natural Padre Quinha (Av. Ipiranga) e o Parque Itaipava estarão abertos. A Feirinha de Itaipava e o HortoMercado Municipal, em Itaipava também funcionarão durante o feriado prolongado. Mais informações Disque Turismo – 0800 024 1516.

O Circuito Imperial de Lazer, edição especial para a Bauernfest, acontece no domingo (23.06), de 7h às 11h, na Avenida Ipiranga. Os corredores irão contar com a pista no sentido Centro, sinalizada para a prática esportiva. A via vai ficar fechada da rotatória até a Raul de Leoni. Por causa do grande número de turistas na cidade, excepcionalmente, o circuito não vai funcionar na Av. Barão do Rio Branco e na Rua do Imperador nos dias 16, 23 e 30 de junho.

Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas III leva atividades para a Praça da Liberdade

A conscientização sobre a prevenção do consumo de álcool e drogas é o foco do trabalho da Coordenadoria de Política sobre Drogas que durante a 30ª Bauernsfest, atua em estande montado na Praça da Liberdade. Todos os dias ocorrem abordagens à população, que pode participar de palestras, debates e assistir a performances sobre o tema. Todo o trabalho é desenvolvido em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas III (Caps-AD III) e com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD).

            Esse é o segundo ano que a festa do colono alemão conta com o suporte da coordenadoria que garante, além da realização de ações, o cumprimento de algumas determinações legais exigidas para alertar sobre o risco do uso abusivo de álcool e drogas. Entre as medidas está a exibição de vídeos educativos no telão do Palácio de Cristal sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas associadas à direção, distribuição de panfletos e cartilhas sobre o tema e inibição de venda para menores de idade. A fiscalização nas 40 barracas da festa também foi feita para garantir que todas exibam regulamentação, prevista em lei, que proíbe a venda de bebidas a menores de 18 anos.

De acordo com a coordenadora do trabalho, a psicóloga Leandra Iglesias, o objetivo é evitar o uso abusivo. “É fazer que as pessoas entendam que podem curtir a festa, sem excessos e com o olhar atento ao consumo de bebidas entre menores de idade e gestantes”, destaca a psicóloga, coordenadora do Caps-AD III, reforçando que a atuação no evento favorece a busca ativa por pessoas que estejam em busca de ajuda. Neste período de festa, parte das atividades realizadas com os pacientes do Caps-AD III, serão transferidas para o local, de forma que a população veja de perto o dia a dia do trabalho realizado na unidade especializada.

Entre as atividades realizadas estão as abordagens em grupos, oficinas terapêuticas, terapia de consciência corporal, exercícios de relaxamento, aferição de pressão e sinais vitais, apresentações teatrais com os pacientes da unidade, oficina de música e cinema. A transferência de parte das atividades do Caps-AD III para a praça, visa ainda promover a reinserção dos pacientes à sociedade. “Aqui é uma excelente oportunidade de reinserir os pacientes, que muitas vezes ficam à margem da sociedade. É uma forma de fazer eles se sentirem parte novamente”, destaca Leandra.

O teste rápido para se avaliar o grau de dependência a nicotina também está sendo feito no estande. A partir da resposta a seis perguntas básicas, é possível ter noção do nível de dependência ao tabaco. As pessoas interessadas, são convidadas a participar do grupo de apoio que visa combater o tabagismo. O paciente do Caps-AD III, S.M.R., de 39 anos, ainda não conseguiu abandonar o cigarro, mas comemora a recuperação da dependência ao álcool e outras drogas. “Estou a um ano e meio livre, sem bebidas e drogas. Consegui recuperar minha casa e coisas que perdi quando era usuário. Hoje eu indico pessoas que precisam se tratar”, destaca.

A coordenadoria trabalha em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atuarão no registro de todos os atendimentos relacionados aos álcool e drogas. A coordenadora do Caps-AD III aponta que, de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, nos últimos sete anos, foi registrado um aumento de 55% de consumo de álcool e drogas entre os menores de 18 anos, sendo a maior incidência entre o público feminino.

Solenidade, em Teresópolis, marcou o lançamento do programa na Região Serrana

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão incluídas no Programa “Investe Turismo”, iniciativa Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O programa foi lançado oficialmente na Região Serrana durante uma solenidade realizada na última segunda-feira (17.06) em Teresópolis. Cento e cinquenta e oito municípios brasileiros serão o foco do programa que prevê um investimento inicial de R$ 200 milhões que deverão ser usados pelas cidades em ações de incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing, voltados para o setor de Turismo.

O lançamento ocorreu no Hotel Vilanova, em Teresópolis. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Os projetos visam o aumento da qualidade da oferta turística nas rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras. O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e também a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente.

Dentre os critérios utilizados para seleção das rotas, estão: a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo