A partir de semana que vem, estabelecimentos comerciais poderão fechar as portas meia-noite e meia e medida valerá para todo Centro 

Nove empresários da Rua 13 de Maio garantiram nesta sexta-feira (07.06) que farão a segurança e irão promover a limpeza do local em razão do movimento de clientes. As ações serão feitas em acordo com a prefeitura e conhecimento do judiciário. Com a contrapartida dada pelos proprietários de bares, o horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais será alterado a partir da próxima semana: os bares terão que fechar à meia-noite e meia e a medida valerá para todo Centro. O acordo foi firmado em reunião do grupo de empresários e a prefeitura, com participação do titular da Vara da Infância e Juventude, Alexandre Teixeira.

De acordo com os empresários, eles vão dividir os custos para manter seis seguranças trabalhando em toda Rua 13 de Maio às sextas (quando ocorre o maior movimento de pessoas no local) e quatro seguranças aos sábados. Além disso, eles também contrataram um funcionário que fará a remoção de lixo em toda rua após o fechamento dos estabelecimentos.

Com isso, o horário de funcionamento dos bares será estendido pela prefeitura a partir do dia 14 de junho.  Eles poderão fechar as portas meia hora mais tarde, à meia noite e meia e continuar com clientes até 1h30, com três exigências: o consumo só poderá ser feito dentro do estabelecimento, só poderá ser disponibilizado copo de vidro (não poderá ser usado copo descartável) e não poderá ser vendido bebida na saída dos clientes dos estabelecimentos.

“Alguns bares já tinham segurança, mas agora conseguimos unir todos os proprietários e aumentar a quantidade para cobrir a rua toda. Poder estender esse horário para a gente vai melhorar bastante. Nós também concordamos de que não queremos badernas e por isso estamos fazendo isso”, afirmou um dos empresários que participou da reunião, Antônio Pellegrini.

Outra medida tomada que será adotada pelos bares é aumentar a rigidez sobre a venda de bebidas para impedir de forma mais eficaz o consumo por menores de 18 anos. Eles ainda terão controlar a emissão de ruídos, respeitando o que estabelece o Código de Posturas e sem perturbar o sossego dos moradores.

Dessa forma, a medida será estendida também para todo Centro, para atender o pedido dos empresários de isonomia. A alteração passa a valer na próxima semana para que haja tempo de mobilização de todas as forças de segurança e fiscalizadoras.

O juiz Alexandre Teixeira classificou o acordo como razoável para todos os lados.

“Nós não podemos lavar as mãos, o risco da atividade de vocês é compartilhado por nós, ou seja, vocês também precisam dar uma contribuição. Acho que o horário de 1h30 está bastante razoável, se o cliente está consumindo dentro do estabelecimento e se for fechado para que ele não saia com bebida pela calçada”, falou Alexandre Teixeira.

O Palácio de Cristal já ganhou as cores da Alemanha com o trabalho de montagem das barracas da 30ª Bauernfest, que está a todo vapor para a festa. Serão 40 barracas, divididas entre alimentação, bebidas, souvenir e fotografia e ainda as destinadas ao artesanato local, espalhadas pelos jardins do Palácio, pela Rua Alfredo Pachá, e a Praça da Liberdade.

           Este ano, chegando à sua 30ª edição, a Bauernfest vai até o dia 30 de junho, sendo que não funciona no dia 20 de junho, feriado de Corpus Christi. Além do Palácio de Cristal, a Rua Alfredo Pachá, os jardins da Casa Barão de Mauá e a Praça da Liberdade também já recebem a estrutura da festa. O evento ainda vai contar com programação cultural na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten.

Serão centenas de atrações. Entre elas estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos, teatro, entre outras. No ano passado, mais de 350 mil pessoas passaram pelo evento, com uma movimentação de R$ 43 milhões na economia.

Município mantém 40 unidades de saúde voltadas para a aplicação da vacina

Município alcançou 75,9% de imunização entre o público prioritário a receber a dose da vacina contra a gripe. Prorrogada no pelo Ministério da Saúde a campanha, que encerraria no dia 31 de maio, teve continuidade em todo o Brasil. Nas cidades do estado do Rio de Janeiro, que teve o menor índice de vacinação do país, as doses se mantiveram restritas à população de maior risco. Em Petrópolis, a extensão do prazo teve resultado positivo, mas ainda faltam aproximadamente 23,6 mil pessoas a comparecerem a uma das 40 salas de vacina no município.

Após o dia 15 de junho a vacinação vai estar aberta a toda a população. No momento, as salas de vacinas estão restritas a imunizar as crianças de 6 meses e menores de 6 anos de idade; trabalhadores da saúde; gestantes; mulheres que estejam nos primeiros 45 dias pós-parto; idosos, a partir de 60 anos; professores; e pessoas que apresentarem prescrição médica que comprove serem portadores com doenças crônicas, como as respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológica, além de diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de síndromes de nascença, como a de Down, entre outras.

A meta, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, é vacinar 98.550 pessoas inseridas nesse grupo de risco no município. Até o momento, já compareceram 74.865 pessoas do grupo prioritário. Entre as crianças ainda há o menor índice de vacinação. Mesmo após a prorrogação, apenas 59,9% foi vacinada. Entre os professores, foi identificada a maior cobertura vacinal, 97%. Na sequência estão os idosos, que compareceram em 83,9% às salas de vacina. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica registrou ainda 77,8% de imunização entre os trabalhadores da saúde; 77,2% em no pós-parto; 71,4% nos doentes crônicos; e 60,7% entre as gestantes.

A manutenção da disponibilidade da vacina entre o grupo prioritário, seguiu recomendação do Governo do Estado, que antes de terminar a campanha era a região com menor índice de vacinados em todo o país. Os municípios do Rio de Janeiro, que não tinham alcançado a meta, mantiveram a vacina apenas para a população de maior riso. Foi o caso de Petrópolis, no final do mês de maio, apenas 60% das pessoas haviam sido vacinadas.

Até o momento, o município registrou 29 casos suspeitos de H1N1, seis aguardam resultados, 21 foram descartados para o vírus H1N1 e em dois casos - cujos pacientes foram a óbito - foi confirmado H1N1. A vacina influenza trivalente imuniza a população contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B.

40 unidades de saúde com vacinação contra gripe

A Secretaria de Saúde ampliou o número de salas de vacinas voltadas para a aplicação das doses. Os atendimentos são de acordo com o horário de funcionamento das unidades de saúde, das 8h às 17h. Algumas unidades que funcionam com o horário estendido, onde são feitos atendimentos até às 20h, o horário para a aplicação da vacina é até às 19h.

Em quatro unidades – Centro de Saúde, do Centro; as UBSs Retiro, Quitandinha e Mosela – a vacinação ocorre em período estendido, até às 19h. A UBS Mosela funciona em horário estendido toda segunda, quarta e quinta-feira. As demais seguem o horário de segunda a sexta-feira. Nesses locais, pode ocorrer um intervalo nos atendimentos de vacina, entre 16h30 e 17h para que seja realizada a troca de equipes plantonistas. Entre as unidades que a vacina está sendo aplicada estão: 

Centro de Saúde Itamarati - Rua Bernardo Proença, n.º 32, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

PSF Caxambú - Estr. José de Almeida Amado s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF 24 de Maio - Rua 24 de maio, 197 – Centro, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Morin - Rua Pedro Ivo, n.º 81, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Vila Felipe - Rua Ermínio Schimidt, s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF São Sebastião - Rua São Sebastião, nº 625, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Alto Siméria - Rua Manoel Francisco de Paula s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Dr. Thouzet - Rua. Dr. Thouzet, 609 – Quitandinha, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Alto Independência - Rua José Lino s/nº, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Vila Saúde - R. Santa Catarina, Lt 24 - Qd 41, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Santíssima Trindade - Rua Lopes de Castro – Bingen, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Bairro Castrioto - R. Santa Rita de Cássia, 114 – Castrioto, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Comunidade São Jõao Batista – Rua Luís Winter, 560 - Duarte Silveira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Moinho Preto - Rua João Xavier, 2109 - Moinho Preto, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Pedras Brancas - Rua Pedras Brancas, 1190 – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Ambulatório Escola FMP/FASE - Rua Hivio Naliato, 899, Cascatinha, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Correa, 1345 – Corrêas, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Castelo São Manoel - R. Capitão João Amâncio de Souza Coutinho, 436, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

PSF Jardim Salvador - Rua juiz Castro e Silva, 33 - Jardim Salvador, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Carangola - Estrada do Carangola, 860 – Carangola, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Fazenda Inglesa - Estr. Fazenda Inglesa, s/n – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Vale das Videiras - Estr. Almirante Paulo Martins, 8201, com horário de funcionamento de 7:30 às 15h

PSF Bonfim - Estrada do Bonfim s/n – Bonfim, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Águas Lindas - Estrada do Palmital, 768 – Nogueira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Comunidade Primeiro de Maio - Rua Norival Braga da Silva, S/N, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Boa Esperança - Estr. Ministro Salgado Filho s/n – Cuiabá, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Pedro do Rio - Estr. União Indústria, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Posse - Estr. União Indústria, n.º 33.530, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Brejal - Estrada do Brejal, Km 06, com horário de funcionamento das 8h às 15h.

PSF Secretário – Rua Visconde de S. Bernardes, 320 – Secretário, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Vila Rica - Rua A (Ao lado da Quadra 28) - Vila Rica, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Meio da Serra - Estrada Velha da Estrela, s/n - Alto da Serra, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Alto da Serra - Rua Tereza, 2024 - Alto da Serra, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Carangola - Estrada do Carangola, 860 – Carangola, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Araras - Estr. Bernardo Coutinho, 3435 – Araras, com horário de funcionamento de 8h às 17h 

Unidades com funcionamento em horário estendido:

Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumond, 100, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

UBS Quitandinha - Rua General Rondon, nº 400 e 490, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

UBS Mosela - Rua Mosela, 744, com horário de funcionamento das 8h às 19h (segundas, quartas e quintas-feiras).

UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco, 3027(ao lado da 105ª DP, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

 

As negociações da campanha Quita Dívida Servidor já somam mais de R$ 400 mil nesta primeira semana. A ação realizada pela Prefeitura em parceira com a Caixa Econômica Federal para negociar débitos dos servidores públicos terá continuidade até a próxima sexta-feira (14.06), nas quatro agências do banco. A dívida total de servidores que realizaram acordos nestes primeiros cinco dias, juntas, somavam R$ 403.042,22 e, com as negociações, caíram para R$ 98.302,87 – uma média aproximada de 75% de economia.

Há casos, porém, que registram descontos bem superiores a esse. Numa das primeiras negociações feitas logo no primeiro dia de campanha, na segunda-feira (03.06), uma dívida de R$ 28.944,44 caiu para R$ 1.152 – um abatimento de 96,02% no montante acumulado de dívidas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimo consignado. Houve, ainda, um débito de R$ 7.832,34 que caiu para R$ 320 – um abatimento de 95,91% referente a um empréstimo de CDC.

Nos espaços estão sendo negociados dívidas de servidores negativados ou com alguma pendência junto à Caixa Econômica. O banco está oferecendo descontos para pagamentos à vista. As dívidas que podem ser negociadas, porém, são de vários tipos, como renovação dos contratos para o aumento de prazo, unificação de dividas diversificadas, débitos de cartões de crédito, cheque-especial e créditos consignados, por exemplo.

O benefício é válido para todos os mais de 12 mil servidores públicos, incluindo os aposentados e pensionistas do INPAS. As agências da Caixa para negociação são: Imperial (Rua do Imperador 149/153 – Centro), Petrópolis (Rua do Imperador, 745 – Centro), Alta da Serra (Rua Teresa, 1380 – Centro) e Itaipava (Estrada União e Indústria, 10.040). 

Está marcada para domingo (09.05), às 9h, a aplicação da prova eliminatória do processo seletivo da eleição dos novos membros dos Conselhos Tutelares de Petrópolis, na Universidade Católica de Petrópolis, campus Barão do Amazonas. Na ocasião, os 34 candidatos aprovados nas primeiras etapas, farão a prova com 50 questões de múltipla escolha. Os aprovados nesta prova, farão um curso de capacitação no dia 06 de julho promovido pelo CMDCA.

  A última etapa do processo de escolha é a reunião onde a comissão eleitoral que irá apresentar aos candidatos habilitados todas as regras eleitorais para a campanha, assim como o nome e o número dos candidatos que concorrerão as vagas também serão publicadas no Diário Oficial (DO). A Campanha começa no dia 22 de julho e a votação acontece no dia 06 de outubro.

Serão 10 Conselheiros titulares eleitos, sendo 5 para o primeiro distrito – Petrópolis, e os outros 5 para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse) para o quadriênio 2020-2024. Todo processo da eleição é fiscalizado pelo Ministério Público (MP). A votação é aberta para todos os cidadãos bastando ter título de eleitor. Todas as informações estão disponíveis no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro.

A edição comemorativa de 10 anos do Prêmio Maestro Guerra Peixe acontece na próxima segunda-feira (10.06). Artistas e produções culturais que mais se destacaram em Petrópolis no ano de 2018 serão conhecidos durante a solenidade, realizada a partir de 19h30, no Castelo de Itaipava. O evento, que é considerado uma das principais premiações do setor artístico-cultural do interior do estado, é organizado pela prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura Esportes (IMCE).

Em homenagem ao maestroGuerra Peixe, o prêmio conta com 11 categorias, dez delas com quatro indicados e um vencedor, a única exceção é o Notório Reconhecimento, que avalia o conjunto da obra realizado ao longo dos anos, e é o único já leva a estatueta em bronze “Bandolim e Arte”, obra do artista visual Sérgio Cestari. Em 2019 o notório contemplado é o ator, músico e locutor Reinaldo Gonzaga. Os demais premiados só serão conhecidos no dia da festa.

A comissão julgadora que apurou o resultado durante todo o ano de 2018 foi formada pela artista plástica Elisabeth Ferraz; a bailarina, professora e coreografa Isabela Barenco; a jornalista, pesquisadora digital e professora Monica Winter; o jornalista e pesquisador musical Nelson Kuster; o artista plástico e animador cultural Paulo Campinho; o técnico em audiovisual e produtor cultural Rogério Avelino; o músico, compositor e ator Thiago Oliveira; o ator, artista plástico e cenógrafo Arthur Varella e o escritor, músico e professor Marcelo Fernandes. 

Confira os indicados:

Música Popular: Álcool 70; Alma Reggae; Dois no Samba; O Velho Blues.

Música Erudita: Coral Municipal de Petrópolis; Coral das Meninas e dos Meninos Canarinhos de Petrópolis (Réquiem de Mozart); Orquestra de Câmara de Petrópolis (ASMB); Teatro Gregoriano Estrada Real.

Teatro: Cia de Teatro da UMEP (O Reino Enfeitiçado); Flávia Miranda (figurinos de O reino Adormecido); Teatro Circense Andança (O Chororô do Rio); Trupe Inventada (O Grande Conscerto).

Dança: Ballet Heloísa Schanuel (The FairyDoll); Cia Corpoiesis (À flor da pele); Marcio Rodrigues (atuação 2018); Studio DNA (Mamma Mia).

Artes Visuais: Carolina Ponte e Pedro Varela (Diálogos); Josiana Oliveiras (Arvorecer); Novos Olhares (Coletiva); Projeto Marcelo Lago e Grupo Açúcar (Diálogos).

Literatura: André Tavares (Todos os Pais do Mundo); Felipe Barenco (Dois, cinco, meia); José Afonso Vaz (Os Chinelos de Vó Mariquinha); Sylvio Adalberto (Sentir é Terno).

Comunicação: Arte e Cultura (TV Fase); Jornal de Itaipava; Um Programa & Tal (RPT).

Audiovisual: Carol Martins (Flores para quem está viva); Gustavo Pizzi (Benzinho); Milena Cafer e Mariana Diegues (Sexismo Insistente).

Produção Cultural: Deguste; FEESPE; Solstício do Som; Renata Garcia. Categoria Especial: Concertos de Órgão da Catedral São Pedro de Alcântara; Museu da Cerveja; SESC; Televisual (30 anos).

Notório Reconhecimento: Reinaldo Gonzaga.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente acontece no próximo domingo (09.06) com uma caminhada ecológica guiada na trilha do Castelinho no Morin. Oponto de encontro para quem quiser participar é o acesso principal do local, que ficano ponto final da linha Lagoinha, às 9h. A atividade é gratuita e podem participarpessoas de todas as idades. O passeio dura cerca de uma hora e cada pessoa develevar comidas leves, como frutas e barras de cereais, água, boné e protetor solar. Aprevisão é de um dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. 

O Castelinho é uma das trilhas mais clássicas entre os aventureirospetropolitanos. É considerada fácil, com altitude de 1,2 metros, e tem uma extensãoem torno de 2,6 quilômetros. O objetivo da caminhada é sensibilizar os participantessobre a importância de preservar o Meio Ambiente através de um passeioeducativo.

Neste ano, a Semana do Meio Ambiente tratou sobre as mudanças climáticas em Petrópolis, com ações envolvendo as escolas da rede municipal de ensino, através de debates, exposições e aulas temáticas. Além disso, foram realizadas atividades na Praça Dom Pedro, com a entrega de cartilhas e doação de mudas. Mais de mil pessoas estiveram envolvidas na programação. 

Caminhada ecológica guiada volta a ser realizada ainda neste mês 

O projeto das caminhadas ecológicas guiadas também será realizado no Castelinho (30 de junho), Pedra do Cortiço (28 de julho), Caminho do Ouro (25 de agosto) e Pedra do Retiro (29 de setembro). As caminhadas ecológicas guiadas contam com o apoio da empresa Transalvini, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Mais informações sobre o passeio no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

“A gente vai contar com o apoio de órgãos importantes, que também farão palestras para os participantes da caminhada. Precisamos trabalhar a educação ambiental no âmbito da comunidade, como já fazemos com as crianças dentro do Defesa Civil nas Escolas˜, destacou Anderson Campos, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Uma das principais festas do calendário turístico de Petrópolis, a Bauernfest movimenta não só o núcleo do evento como os quatro cantos da cidade. E para aumentar o público da Rua Teresa o polo de modas já programa ações com o apoio da prefeitura para estar inserida na festa. Algumas das medidas foram discutidas durante reunião nesta sexta-feira (07.06), na sede da Arte, entre a prefeitura e a nova diretoria da associação dos lojistas da rua.

O polo de moda quer disponibilizar transporte gratuito para o público que estiver na Bauernfest e queira conhecer ou fazer compras na Rua Teresa e vice-versa. Além disso, vai montar uma vila gastronômica, com comidas típicas e decoração especial. As lojas também entram no clima com as cores da Alemanha e distribuirão canecas entre os clientes.

Diversas ações para trazer melhorias para o polo também foram discutidas no encontro. A primeira ação será o apoio durante a Bauernfest. “No ano passado, 489 pessoas foram transportadas durante a Bauernfest com a van. E este ano queremos ligar tudo que for possível com Rua Teresa”, frisa a nova presidente da Arte, Denise Fiorini.

Lei Estadual suspende o uso das sacolas a partir do próximo dia 26           

Termina no próximo dia 26 de junho o prazo para que estabelecimentos comerciais se adequem à legislação estadual sobre a utilização de sacolas plásticas descartáveis. Nesta sexta-feira (07.06) o Procon Petrópolis notificou os mercados da cidade sobre a legislação, que data de 25 de junho de 2018 com prazo de um ano para regularização do comércio. Após esse período, os estabelecimentos que estiverem utilizando esse tipo de material estarão sujeitos a multas.

De acordo com a legislação “titulares de estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro, ficam proibidos de distribuírem (gratuitamente ou cobrando) sacos ou sacolas plásticas descartáveis, compostas por polietilenos, polipropilenos e/ou similares”. A lei obriga que os estabelecimentos oferecem opções feitas com matérias primas sustentáveis e biodegradáveis seno o custo desses produtos cobrados para os clientes.

Segundo o Procon, os estabelecimentos foram notificados. A Secretaria de Meio Ambiente salienta que as sacolas utilizadas hoje em dia têm um alto custo ambiental - para sua produção são consumidos petróleo ou gás natural, que são recursos naturais não-renováveis. Também são usadas água e energia, e liberados efluentes (rejeitos líquidos) e emissões de gases tóxicos e do efeito estufa.

O Procon solicita que denúncias sobre o uso de sacolas após o dia 25 sejam feitas na unidade que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

Nessa sexta-feira (07.06), 90 alunos da EM Governador Marcello Alencar, no Quitandinha, participaram de uma atividade diferente: bate-papo sobre a importância de cuidar dos animais. O encontro foi realizado pela pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, autora do Manual de Bons Tratos, livro que ressalta os cuidados diários e as vacinas necessárias para os animais, além da guarda responsável, primeiros socorros e orientações sobre as leis que defendem os direitos dos animais. Noventa alunos foram agraciados com a doação de exemplares do Manual, doação da Bem Cultural Editora. O evento também contou com participação da Elisabete Amorim, da Coordenadoria do Bem-Estar Animal. As próximas escolas que receberão doações do manual são: Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo e Beatriz Zaleski, na Posse.

Chopp Império Puro malte é o chope da Festa do Colono Alemão 

Chopp Império Puro Malte é o chope oficial da 30ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, que este ano conta com 16 dias de evento – de 14 a 30 de junho, exceto dia 20, feriado de Corpus Christi. A Cervejaria Imperial, fabricante do chope – empresa petropolitana - vai patrocinar parte da programação cultural da festa e, em contrapartida, terá sua marca divulgada no evento e será a fornecedora oficial das barracas do Palácio de Cristal, Rua Alfredo Pachá e da Praça da Liberdade.

Dentro do Palácio de Cristal, a Império vai dividir o protagonismo com as cervejas artesanais, que terão um espaço especial graças à lei sancionada no ano passado pela prefeitura que garante a participação dos produtores artesanais na festa. Mas o restante das barracas terão venda exclusiva do Chopp Império, assim como as barracas da Rua Alfredo Pachá e Praça da Liberdade. Além da gastronomia e da bebida, que é uma das paixões alemãs, o destaque ficará por conta da programação.

Este ano, a festa vai contar com intensa programação. Entre as atrações estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos, teatro, entre outras. As apresentações acontecem nos palcos que serão montados no Palácio de Cristal – núcleo da festa – e na Praça da Liberdade. O evento ainda vai contar com programação cultural na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten.

Festa também conta com cervejas artesanais

Assim como no ano passado, o Palácio de Cristal recebe os produtores de cervejas artesanais no coração da festa com um espaço especial. Elas terão uma grande barraca nos jardins do atrativo, que será dividida entre as diversas marcas locais. Em 2018, a prefeitura sancionou a lei que regulamenta a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio para que receba apenas empresas petropolitanas, que tenham produtos típicos culturais alemães, mantendo assim a tradição e as raízes germânicas, e garantiu a presença das cervejas artesanais.

Com o objetivo de unificar as iniciativas nas áreas de tecnologia e de inovação das três cidades serranas – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo –  incentivando o desenvolvimento econômico e sustentável regional, o Serratec será formalizado como instituição sem fins lucrativos. Uma solenidade, realizada pelo Comitê Executivo do Parque Tecnológico da Região Serrana, será realizada no dia 12 de junho, às 9h, no auditório do LNCC para a formalização da iniciativa. O evento tem apoio da prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Na ocasião serão formatados a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo do Serratec, composto por empresários e representantes do segmento. Para participar é necessário fazer a inscrição previa através do email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou acesse: http://serratec.org/eventos/lancamento-serratec. O Laboratório Nacional de Computação Científica fica na Av. Getúlio Vargas, 333 – Quitandinha.

Dados do Serratec apontam que na região serrana são mais de 170 empresas diretamente ligadas ao serviço de tecnologia, que empregam mais de 3 mil pessoas. Em Petrópolis são 100 empresas, que empregam cerca de 2 mil pessoas. O setor também fatura na cidade: R$ 355 milhões anuais.

De acordo com Marcelo Carius, Presidente do Serratec e CEO da Neki IT, a intenção é a de aproveitar o lançamento do Serratec como uma instituição sem fins lucrativos, para comunicar a todos, que o polo também se posicionará como um Hub de projetos de inovação – espaço em que se reúnem empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento as “startups”, e P&D da região serrana. Com uma visão de se tornar o principal vetor de desenvolvimento econômico da Região, alicerçado em tecnologia.

“Queremos sensibilizar os parceiros a estarem com o mesmo espírito positivo e desenvolvimentista. Também será divulgado neste dia uma série de atividades estruturantes concluídas e em andamento, novas instituições parceiras, novos investimentos, além da formalização de nomes, de referência, para o conselho consultivo, que terão como missão apoiar na expansão do Serratec como entidade catalisadora para o APL, Arranjo Produtivo Local, se destacando, assim, nos segmentos de Telecom, Saúde, Saúde Suplementar, Financeiro, entre outros. Além disso, vamos encorajar as novas empresas para que busquem migrar suas operações para Região Serrana, sem receio”, afirmou Marcelo.

A prefeitura promoveu, por meio da Coordenadoria de Juventude, o primeiro encontro municipal dos Grêmios Estudantis na Casa dos Conselhos nesta sexta-feira (07.06). Participaram representantes de oito escolas, sendo sete estaduais e uma municipal. O encontro foi uma oportunidade para os estudantes debaterem ideias e apresentarem projetos que podem ser implementados em cada instituição de ensino. No final da discussão, cada integrante dos grêmios presentes também foi diplomado oficialmente.

A ideia é valorizar os Grêmios Estudantis e dar voz aos seus representantes nas políticas públicas do município. A prefeitura quer incentivar, cada vez mais, a participação dos jovens nos debates.

O presidente da Associação Petropolitana dos Estudantes (APE), Nathan Gomes, conta que a instituição ajudou a mobilizar os estudantes para participarem do encontro. "É importante que ainda mais jovens participem. Independentemente da posição política, precisamos lutar por uma cidade e um país ainda melhor", afirmou.

Eleito em maio deste ano como presidente do Grêmio Estudantil do Ciep Cândido Portinari, Jean Marques, destacou a importância do debate de ideias. "Por sermos de Itaipava, acabamos ficando mais distantes. É importante que a gente apresente a nossa realidade e as nossas experiências", disse.

O presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Princesa Isabel, Everton Dias, destacou que o encontro permite que o conhecimento de outras realidades. "Precisamos sair um pouco de dentro da nossa escola e ver outras experiências. Estamos focados em trabalhar por projetos não só para nossa escola, mas que contribuam com toda comunidade", garantiu.

Após cada Grêmio Estudantil apresentar seus projetos e propostas, os representantes foram empossados oficialmente pela Coordenadoria de Juventude. Também ficou determinado que há cada dois meses seja realizado um novo encontro.

Centro de Referência e Excelência Tecnológica da prefeitura 

Informática básica, pacote office, escrita criativa e montagem de microcomputadores. Esses são os cursos oferecidos gratuitamente para os petropolitanos no CERT - Centro de Referência e Excelência Tecnológica, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas, com conteúdos teóricos e práticos, já contam com a participação de 120 pessoas. E ainda há vagas: os interessados devem fazer a inscrição no próprio e o CERT aceita alunos a partir de 12 anos.

De acordo com o poder público, o CERT é uma referência e, além das aulas, também recebe materiais eletrônicos e os reutiliza, quando ainda podem ser aproveitados. Além do CERT, o poder público vem reativando os Centros de Inclusão Digital, nas comunidades. Mais de 800 pessoas, entre crianças, jovens e até o público da terceira idade estão sendo beneficiados com as aulas gratuitas - oportunidade para quem precisa se atualizar ou sempre quis fazer um curso específico.

Segundo o Balcão de Empregos da prefeitura, do total de vagas cadastradas entre dezembro de 2018 e maio de 2019 - 430 vagas - foram considerados 59 requisitos que devem ser levados em consideração para preenchimento das vagas. Dentre os requisitos, mais da metade – 34 – pedem algum tipo de especialização, seja na área de informática ou cursos específicos como inglês. Ainda analisando esse total de vagas, segundo o Balcão, 7% pedem, ainda, Ensino Superior; 67% solicitam Ensino Médio Completo e 26% exigem Ensino Fundamental completo. 

Curso de montagem e manutenção de computadores 

Um dos cursos mais procurados no CERT é o de montagem e manutenção de computadores. Durante o curso os alunos aprendem a identificar defeitos, fazer a reciclagem de computadores e até formatar máquinas.

“Temos aulas teóricas que envolvem o conhecimento da parte física do computador, software, mouse, teclado e também a parte interna, como as placas mães. Os alunos aprendem a identificar os vários tipos de placas, os principais defeitos que podem ser encontrados e como conserta-las. Depois das aulas teóricas, partimos para a pratica e, a partir daí, os alunos aprendem a montar e desmontar um computador, a trocar as peças e formatar as máquinas; Em uma das aulas trabalhamos com casos reais. Os estudantes são incentivados a tentar descobrir o problema de um dos computadores que estão no EcoCentro e a conserta-lo. Uma avaliação teórica também é realizada no final do curso”, explica o professor Carlos Daniel Montes.

Vanessa Aparecida, que é estudante e está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, já planeja fazer outros cursos no CERT, além da informática básica.

“O que eu acho mais interessante é que a pessoa pode chegar aqui sem saber nada que eles ensinam todo o passo a passo. Fiquei muito feliz em encontrar pessoas da terceira idade na minha turma. Adorei o primeiro curso que eu fiz, já me matriculei em outro e quero fazer, ainda, o curso de escrita criativa. Vale muito a pena. As aulas são ótimas e gratuitas, o que é melhor ainda para quem está buscando um emprego”, disse.

 “A população pode e deve aproveitar esse espaço. Quem mora mais distante do Centro, pode fazer a inscrição em um dos 16 Centros de Inclusão Digital que estão em funcionamento. As inscrições podem ser feitas nos próprios CIDs”, explica Leonardo Sindorf, do Departamento de Ciência e Tecnologia e responsável pelos CIDs.

O CERT fica na Rua Bingen, nº 520. Para se inscrever nos cursos os interessados devem levar carteira de identidade e CPF.

Corporação atuará em segurança preventiva, orientação do trânsito e fiscalização de posturas 

A Guarda Civil vai mobilizar em média 30 homens por dia para trabalhar durante os dias da 30ª Bauernfest que começa na próxima sexta-feira (14.06). O trabalho vai contar com a presença de agentes em diferentes pontos tanto dentro do Palácio de Cristal quanto no entorno do principal palco da Festa do Colono Alemão. O serviço até o dia 30 vai contar ainda com a participação do canil e o monitoramento pelo Ciop (Centro Integrado de Operações) de diferentes pontos do Centro e dos principais caminhos que ser ao utilizados por turistas para chegar ao evento – Bingen e Quitandinha.

O efetivo será reforçado nos dias da Festa por agentes que atuam na Ronda Escolar e que fazem serviços internos. Os agentes serão escalados em diferentes pontos como a 13 de Maio, Catedral, Museu Imperial, Obelisco, Praça da Liberdade, Alfredo Pachá, entre outros. 

Ônibus de videomonitoramento e Ciop 

As equipes de serviço vão contar com até 10 viaturas. O ônibus de videomonitoramento está passando por revisão completa para ser estacionado, como nos últimos dois anos, no jardim do Palácio de Cristal. O veículo conta com sete câmeras, sendo duas em cada lateral, mais duas internas e outra que pode ser levantada a 11 metros de altura.

O monitoramento da Festa também será feito pelo Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), que possui câmeras nos principais locais onde o público vai se movimentar.

O Palácio de Cristal possui câmera, assim como a Rua Sete de Abril, o que permitirá monitoramento completo da Rua Alfredo Pachá, local de maior concentração de pessoas nos dias da Bauern.

Também serão usadas as câmeras da 13 de Maio, Catedral, Praça da Águia, Obelisco, Praça da Liberdade, Av. Piabanha, além dos equipamentos que ficam nos trajetos entre Centro e Bingen (Pórtico, Estácio/Hospital Santa Teresa, Mosela) e Quitandinha (Pórtico, Ponte Fones, Patrone, Duas Pontes).

O Grupamento de Operações com Cães também estará presente durante a Bauernfest. Serão utilizados tanto animais de proteção e contenção de brigas e confusões quanto o de detecção de drogas. 

Fiscalização de Posturas

A Fiscalização de Posturas terá um fiscal atuando nos dias de semana a partir de 18h, com apoio da Guarda Civil. Nos fins de semana e feriado, o trabalho será realizado a partir de 12h, com duas equipes em ação.

“Os fiscais vão circular pelo entorno dos locais da Bauernfest para coibir a presença de ambulantes irregulares e também pelo Palácio de Cristal para verificar o cumprimento do que está estabelecido pelo Código de Posturas por parte de quem vai trabalhar nas barracas”, informa o diretor de Ordem Pública, Charles Nazareno.

A Bauernfest terá intensa programação entre os dias 14 e 30 de junho (com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christi), como apresentação de grupos de dança folclórica, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos, teatro, entre outras. O Palácio de Cristal concentra atrações focadas na cultura germânica, enquanto a Praça da Liberdade recebe também outros estilos musicais e os Jogos Germânicos. No primeiro e no último domingo da festa acontecem os desfiles folclóricos com as famílias de descendentes, pela manhã. E no primeiro e no último sábado são realizados os Desfiles das Lanternas durante à noite. O evento ainda vai contar com programação cultural na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten.

Nova terapia visa melhor qualidade de vida dos usuários será praticada em atividade especial do Dia dos Namorados

Melhoria da qualidade de vida através do riso. É isso que pretende a nova terapia alternativa oferecida na Academia da Saúde de Itaipava. A Yoga do Riso é uma das Práticas Integrativas Complementares (PICs) que passou a fazer parte do cronograma de atividades da unidade, que realiza um trabalho de promoção e manutenção da saúde. E é à base de muito riso, que a nova técnica vai ser apresentada em aula especial do Dia dos Namorados, na próxima quarta-feira (12.06), das 10h30 às 11h30. A participação é gratuita, assim como todas as atividades oferecidas na unidade, que fica no Parque de Exposições de Itaipava.

O curso de Yoga do Riso tem o objetivo de trabalhar o otimismo, resgatando a alegria de viver através de exercícios respiratórios e atividades lúdicas. O método, nascido na Índia em 1994 hoje já é praticado em mais de 100 países e possui cerca de 4 mil entidades no mundo voltadas para a aplicação das técnicas, que proporcionam a melhoria da qualidade de vida. O objetivo é treinar o riso, até que ele se torne um hábito para o dia a dia, ajudando as pessoas a terem uma postura mais positiva para as adversidades da vida.

A terapia começou a ser oferecida na Academia da Saúde através de uma iniciativa voluntária, que tem aos poucos conquistado adeptos.

E com o lema “rir é o melhor remédio”, a terapeuta holística, Gleidys Cantini, dedica parte do seu tempo para trazer a técnica, que é inédita em Petrópolis, voluntariamente para quem se interessar. Ela explica que o Yoga do Riso pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Durante as aulas, ministradas uma vez por semana, são trabalhados exercícios que unem o lúdico com técnicas respiratórias e exercícios teatrais com o objetivo de mudar o estado de ânimo dos participantes. “Já tive pessoas que chegaram para as aulas dizendo que não conseguiam rir e no final da atividade, estavam em gargalhadas. A prática deste método tem o potencial de nos devolver o estado natural de alegria, saúde e realização”, conta a terapeuta.

            De acordo com o criador do método, o médico Dr kataria o riso incondicional com respiração resulta em variados benefícios físicos e mentais, como recuperação das doenças e dos desequilíbrios emocionais.  Apesar de não ser uma atividade física, traz benefícios semelhantes. A terapeuta holística explica que o Yoga do Riso libera a endorfina, mesma substância química gerada pela prática de atividades físicas e o cortisol, hormônio responsável pela sensação de prazer. “Dar gargalhadas ajuda a diminuir o estresse e até mesmo perder peso”, destaca a terapeuta, ressaltando que observa uma nova geração ri cada vez menos: “Precisamos rir no mínimo 400 vezes por dia. A prática deste método tem o potencial de nos devolver o estado natural de alegria, saúde e realização”.

A prática ajuda no combate a doenças cardiovasculares; tonifica músculos; elimina dores; fortalece sistema imunológico; melhora as habilidades cognitivas; minimiza o estresse; entre outros benefícios. Para o Dia dos Namorados, a terapeuta prepara uma aula temática. “Vamos fazer uma aula para quem tem namorado se motivar para comemorar a data e quem não tem, vai se preparar para encontrar um amor”, destaca. 

Academias da Saúde registram maior procura pelas PICs

Atividades alternativas como a Yoga do Riso têm atraído o público para as Academias da Saúde, em busca de formas preventivas com o cuidado da saúde. O aumento da demanda pelas Práticas Integrativas 

Complementares demonstra a adesão dos usuários da rede pública ao serviço. De janeiro a abril desse ano, 1251 pessoas foram atendidas com alguma das terapias alternativas, o que representa um aumento de 24% comparado aos últimos quatro meses de 2018. As academias atuam junto com as unidades da rede de atenção básica do município, de forma a melhorar a qualidade de vida, conseguindo muitas das vezes, que os usuários consigam reduzir a quantidade de medicamento usados no dia a dia. “Estamos sempre buscando novidades para atrair o público e mostrar a importância de manter o corpo em movimento e a mente saudável”, frisa Márcia Verônica Ferreira, coordenadora das Academias da Saúde.

No município, as PICs são oferecidas nas quatro unidades da Academia da Saúde, que ficam no Castelo São Manoel, no Cremerie, em Itaipava e no Vale do Carangola. Juntas, as unidades realizam cerca de 400 atendimentos por mês.  O público tem acesso gratuito a tratamentos com acupuntura, shiatsu, yoga, shantala, fitoterapia, florais, entre outros. Algumas práticas também podem ser encontradas em outras 17 unidades de saúde da rede de Atenção Básica. 

O uso de aplicativos para facilitar o dia a dia tem aumentado rapidamente: levantamento feito pela App Annie, empresa norte-americana de dados do mercado de aplicativos mostra que o brasileiro gasta, em média, cerca de 200 minutos diariamente em aplicativos conectados à internet - 20 minutos a mais que a média global. E, dentro das facilidades que eles trazem, a CPTrans está indicando que três deles sejam incorporados pelos usuários petropolitanos: o Waze, aplicativo de navegação; o Vá de Ônibus, que aponta a localização dos veículos em tempo real; e o DigiPare, para pagamento e regularização do estacionamento rotativo.

A CPTrans já enviou ao Waze as modificações que ocorrem no trânsito da cidade durante a Bauernfest. O aplicativo de navegação utiliza a localização do celular para mostrar as rotas mais rápidas até o destino escolhido pelo portador do aparelho. Com ele é possível que o usuário escolha, entre outras opções, chegar no destino pelo menor percurso ou pelo menor tempo. Ou seja, utilizando as condições do trânsito em tempo real, ele pode sugerir rotas fugindo das áreas onde o fluxo é intenso, fazendo com que o usuário chegue mais rápido ao seu destino.

Para quem vai utilizar o transporte público, o Vá de Ônibus é uma excelente forma de saber onde a linha está. Com o acréscimo de 15% na frota para a festa e também nos corujões – voltados principalmente para o público que trabalha no evento –, o aplicativo permite que o usuário escolha o melhor itinerário para chegar ao destino desejado. Todas as alternativas de viagens são apresentadas, incluindo números e nomes das linhas, eventuais transbordos, distâncias percorridas, trechos a serem percorridos a pé e o valor total a ser pago. Ao fazer sua opção, seja ela por custo, distância, caminhada ou transbordos, o usuário terá acesso a todos os detalhes do percurso, ou seja, um passo a passo entre o local de origem informado e o local onde se pretende chegar.

Já para quem for de carro e pretende utilizar uma das vagas de estacionamento rotativo no entorno da festa, o DigiPare é a opção para o pagamento pela área utilizada sem a necessidade do auxílio do controlador ou uma terceira pessoa. O horário do estacionamento rotativo será diferenciado funcionando as segundas e terças de 8h às 19h e de quarta a domingo de 8h às 22h nas ruas em torno da Bauernfest. Haverá vagas extras, ainda, no lado par da Avenida Koeler, Rua Imperatriz e Avenida Barão do Rio Branco, funcionando as sextas, a partir das 18h e aos sábado, domingos e feriados a partir das 9h. As tarifas serão mantidas em R$ 2,50 nas áreas brancas e R$ 3,50 nas áreas azuis. Após baixa-lo, o usuário poderá utilizar o cartão de crédito para recarregar valores de R$ 5, R$ 10, R$ 50 e R$ 100. Depois disso é só definir a área e inserir o tempo pretendido de utilização. O aplicativo também tem um alarme que avisa quando esse tempo estiver acabando.

            Todos os aplicativos estão disponíveis para download gratuito nas lojas on-line da Apple e Android. Os usuários devem baixa-los, autorizar os termos de uso e aproveitar a tecnologia ao seu favor para chegar mais rápido e de maneira mais simples aos seus destinos.

 


A prefeitura inaugura nesse sábado (08.06), às 10h, o CEI Augusto Meschick, localizado na Rua Vinte e Quatro de Maio, nº 550 - Centro. O imóvel, que foi municipalizado nessa gestão, passou por adaptações para receber os alunos. O novo Centro de Educação Infantil tem 12 salas e vai atender 130 crianças com idade entre 1 a 3 anos. 

Serviço:

Dia: 08.06.19 (Sábado)

Hora: 10h

Local: Rua Vinte e Quatro de Maio, nº 550 - Centro.

Atendimento sem agendamento prévio para quem deseja investir em novos negócios

O Espaço Empreendedor da prefeitura conquistou mais um recorde no número de atendimentos: foram 1632 registros em maio de 2019 – um aumento de 120% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 741 atendimentos. No EE, que funciona no Centro Administrativo Frei Antonio Moser, quem deseja investir em novos negócios pode tirar as dúvidas sobre o que é necessário para se abrir um novo negócio, além de acesso a serviços de outras secretarias municipais e fazer solicitação de microcrédito da AgeRio.

Só neste ano, desde janeiro, já foram 6.188 atendimentos. E, em todo o ano de 2018, foram mais de 10 mil. Do total de atendimentos realizados em maio, 1143 foram referentes aos atendimentos da Jucerja – Junta Comercial do Rio de Janeiro: MEI, Alvará, Nota Fiscal Eletrônica, Registro de Empresas, Autenticação de Livro e Consultoria Jurídica. Os demais - 489 - foram referentes aos atendimentos de outras secretarias e departamentos: Trabalho e Renda, Incentivos fiscais, Protocolo Geral, entre outros. Na comparação com o número de atendimentos no EE em maio do ano passado – 741 atendimentos – pôde-se constatar um aumento de 120% na comparação com maio deste ano.

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. O atendimento no EE ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.

Site do EE já está em funcionamento

Para facilitar ainda mais a vida dos novos empreendedores, a prefeitura lançou, em maio, o site do Espaço Empreendedor: todas as informações sobre a cidade e como abrir um negócio estão concentradas em um espaço específico no site da Prefeitura. Informações sobre MEI, alvará on-line, Nota Fiscal Imperial, Incentivos Fiscais e Jucerja podem ser conferidas no endereço eletrônico: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor

No site também há informações sobre turismo, economia, transporte e segurança e o link para o Balcão de Empregos da prefeitura. “É um serviço bastante procurado e os empresários devem usar esse canal para cadastrar as suas vagas”, afirma o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

A prefeitura deu o passo inicial para elaborar o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. Nesta sexta-feira (07.06), foi decretada a criação de uma comissão que ficará responsável pelo estudo e debate em torno do tema. O Plano vai propor programas que contribuam com os jovens que são encaminhados para o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto no município. Hoje, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) acompanha cerca de 80 adolescentes que respondem por atos infracionais.

A comissão será integrada por representantes do gabinete do prefeito, da Secretaria de Assistência Social (incluindo os responsáveis pelo Creas), de Desenvolvimento Econômico, de Serviços, Segurança e Ordem Pública, de Educação, de Saúde, do Instituto Municipal de Cultura e Esporte e da Superintendência de Esporte e Lazer.

Para o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Alexandre Teixeira, a formulação desse plano vem para corrigir a dificuldade que existe em recuperar os jovens que cometem atos infracionais.

“Precisamos selecionar esses jovens que têm potencial e dar oportunidade para ele. Ao fazer isso, esse jovem começa a receber uma remuneração e começa a viver em um outro mundo fora daquele que ele vê. Quando ele começa a entender que todo mundo cumpre horário e regras e que ele tem que se adequar, ele encontrar um outro caminho que ele não enxerga. E esse jovem que recebeu a oportunidade começa a demostrar para outros que conseguiu emprego e se torna um bom exemplo”, afirmou.

O Creas atualmente atende jovens que cumprem medida socioeducativa, por determinação judicial, praticadas em meio aberto, sem precisarem se afastar do convívio familiar e social. A Secretaria de Assistência Social conta com a parceria com algumas instituições que abrem campo de atuação para que os jovens, em medida socioeducativa, possam prestar os serviços à comunidade conforme determinação. Além das atividades na sociedade, alguns adolescentes devem cumprir a Liberdade Assistida, com acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores que vão avaliar o desempenho dos assistidos.

O Defensor Público da Vara da Infância, Rômulo Araújo, ressaltou a importância de um trabalho que integre diferentes áreas para evitar a reincidência de atos infracionais.

“Se hoje a tônica do discurso é de segurança pública, em relação ao cometimento de atos infracionais, uma boa política de direitos humanos, assistência social e também de segurança pública é o fundamental para um sistema integrado pelos operadores da Defensoria, Ministério Público e o Poder Judiciário. Eu me coloco à disposição e também a Defensoria Pública para esta comissão e a criação desse sistema, para alocar as necessidades que nós temos, como participantes desse processo”, afirmou.

“Temos que identificar o que está levando o adolescente a praticar o ato infracional, porque a partir disso teremos a base para sustentar o raciocínio para ver quais ações podem ser adotadas. Esse jovem é responsabilidade do município e o Creas é o responsável por catalisar a execução dessa medida. Nós precisamos de uma integração efetiva, com a Secretaria de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico”, falou o promotor da Infância e Juventude, Vicente de Paula.


Com a liberação da Avenida Piabanha para ônibus e veículos pesados nesta sexta-feira (07.06), a CPTrans deu início a uma nova fase de alterações no trânsito planejadas para a Bauernfest: a Montecaseros foi colocada em mão única no sentido bairro a partir da Paulino Afonso até a Piabanha. Com isso, os veículos que seguem da Francisco Manoel não podem mais cruzar para Centro pela Montecaseros. A medida visa aumentar a velocidade média constante dos veículos com a diminuição do número de cruzamentos. Essa alteração permanecerá fixa durante toda a Bauernfest.

Nesta sexta-feira e na próxima segunda (10) e terça (11), a CPTrans realizará análises de outras mudanças que poderão ser fixadas de acordo com o resultado obtido. A Francisco Manoel, por exemplo, foi interditada, sendo autorizada apenas moradores da via. Essa medida junto com a mão única da Montecaseros cria uma espécie de grande rotatória, diminuindo o número de conversões e, consequentemente, aumentando a velocidade média das viagens.

Essas mudanças acontecem devido ao fechamento da Alfredo Pachá para a montagem da Bauernfest. A via fica com essa configuração até a desmontagem do evento, que termina no próximo dia 30. Até lá, a Padre Siqueira fica com a mão invertida no sentido Roberto Silveira, dando opção para quem utilizaria o primeiro trecho e tinha como destino as áreas da Mosela e do Bingen.

As alterações feitas para esta edição tomam como base a experiência adquirida nos anos de 2018 e 2017 quando o trânsito apresentou fluidez durante todo o evento. Desde terça-feira, porém, foram registrados acidentes que acabaram comprometendo o planejamento: na quarta, um acidente no Bingen, interditou completamente o trecho sentido bairro e a outra mão precisou ser alterada para a chegada do socorro em pleno horário de pico. Na quinta (06.06), um acidente foi registrado na Montecaseros, também no início da noite, complicando o trânsito que foi refletido em outras ruas.

Vias alternativas são opção para quem não tem a festa como destino

Com o número elevado de gente na cidade nos dias festa, a CPTrans também está orientando quem não tem a Festa do Colono Alemão como destino, a utilização de rotas alternativas, diminuindo o impacto sobre as ruas do Centro Histórico, aumentando a fluidez para quem não tiver a festa como objetivo e melhorando a mobilidade no trânsito. Todas as alterações viárias já foram passadas ao aplicativo de celular Waze, que poderá ser um grande aliado dos motoristas petropolitanos ou turistas para os dias da festa. O App está disponível em todas as plataformas na loja on-line de cada sistema operacional.

Uma dessas alternativas se dá no trecho entre Itaipava e o Bingen, que além da BR-040, tem a opção de passagem subindo o Quarteirão Brasileiro, saindo na Mosela. A opção se dá também para quem precisa fazer o caminho contrário. Alternativa entre o Bingen e o Quitandinha, evitando o Centro, é a passagem pelo Vila Militar, chegando no Valparaíso. Outra opção de passagem para o Valparaíso é a utilização da Comunidade Oswaldo Cruz – que dá acesso ao Cemitério Municipal. Entre o Itamarati e o Quitandinha, a rota alternativa é o Alto da Serra, pela Rua Santos Dumont. As ruas Duque de Caxias e 29 de Junho, no Vila Militar, ficarão abertas até a meia-noite. 

Acontece no próximo domingo (09.06) a II Copa Imperial de futsal feminino no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. Participam sete equipes e cada uma joga duas partidas, de acordo com o sorteio dos times. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais. Os finalistas recebem medalhas e troféu de premiação. 

São 80 atletas inscritas na competição, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre as mulheres. Desde o início da gestão, a prefeitura trabalha para que elas conquistem cada vez mais espaço nas mais diversas modalidades.

Uma das equipes inscritas na competição é o Guerreiras, que foi campeã da competição no ano passado. Segundo o treinador Fábio Barbosa, as jogadoras estão prontas para mais um torneio. "O incentivo ao futebol feminino vem crescendo nos últimos anos. Estamos preparados para fazer uma grande competição, sempre respeitando os adversários", disse.

O governo municipal promoveu dois torneios de futsal e outro de futebol society, além de ter incluído, de maneira inédita, o futebol de campo feminino nos jogos estudantis desde 2017. Além do torneio no próximo domingo, a prefeitura irá realizar mais uma competição para o público feminino.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo