Consultas médicas e serviços sociais para moradores neste sábado

O prefeito Bernardo Rossi inaugurou neste sábado (10.08) o Centro de Referência de assistência Social (CRAS) do Independência. A unidade tem capacidade de atender mais de cinco mil moradores do Independência e das regiões do Taquara, Serrinha, Quarteirão Italiano, Bairro Mauá e Cremerie. O CRAS leva para a comunidade os serviços sociais disponibilizados pelo município, estado e governo federal. Os atendimentos no local já começaram. O espaço vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h. Também na comunidade, foi realizada a quinta edição da Ação Social e o primeiro mutirão de consultas e serviços de saúde, que aconteceu na UBS Independência.

Parentes do morador Eloitson Antônio da Silva, que deu nome à unidade por ter tido uma representatividade na comunidade, também participaram da ação. Eloitson faleceu aos 45 anos, em 2018, vítima de um soterramento decorrente de fortes chuvas.

No dia da inauguração a unidade já entrou em funcionamento. No primeiro dia de atendimento, mais 20 famílias foram inseridas no programa Família Feliz, que oferece acompanhamento de crianças de 0 a 3 anos de idade para auxílio no desenvolvimento. A moradora Jesiane de Souza Justino, de 30 anos, foi uma das que fez o registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. “Essa unidade aqui é muito importante. Agora temos esses serviços mais perto de casa, dentro da comunidade. Não temos mais que pegar ônibus para ir ao Centro”, conta.

Junto com a inauguração do CRAS, a Assistência Social promoveu uma Ação Social, na UBS Independência.  Foram oferecidos atendimentos para a emissão da primeira e segunda via do documento de identidade; orientações para registro do Cadastro Único (CadÚnico) para a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família; orientações jurídicas e sobre violência contra a mulher; além de recreação para as crianças e corte de cabelo.

A auxiliar de cozinha, Gabriela Carolina Leivas, de 24 anos, auxiliar de cozinha, levou um dos filhos para fazer a o documento de identidade. “Tenho três filhos e não tenho facilidade para me deslocar para o centro da cidade. Aqui aproveitei para fazer a identidade do meu filho. Ações como essa ajudam muito a comunidade, facilitam a nossa vida”, disse a moradora que também aproveitou para buscar atendimento de saúde na UBS Independência, onde também foi realizado um mutirão de consultas.

A moradora Elizete Costa de Queiroz, de 40 anos, conseguiu o agendamento com a ginecologista. “A população precisa muito deste tipo de serviço, as pessoas trabalham no meio de semana e tendo atendimento no sábado é bem melhor, vou fazer duas consultas em um único dia, coisa que não conseguiria fazer normalmente”, destaca.

Mutirão contou com atendimentos de psicologia e fisioterapia, novos na unidade

Ao todo, foram realizadas 80 consultas. Ao todo, 20 profissionais trabalharam no mutirão da UBS Independência. Foram oferecidas consultas em clínica médica, pediatria, dentista, atendimentos com enfermeiro para realizar preventivos, além de atendimento para o teste rápido para a identificação das doenças infecto contagiosas. Na ocasião também foram realizados atendimentos em psicologia e fisioterapia, inserido recentemente na unidade.

Notícias por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo