Mais um mutirão de atendimentos vai movimentar este sábado (17.08) o Centro de Saúde, das 8h às 17h. Ao todo 188 consultas foram agendadas para a clínica médica, enfermagem, fonoaudiologia, programas da mulher, da hipertensão e odontologia, além de exames de eletrocardiograma.  Esse será o terceiro mutirão realizado na unidade este ano, que já agilizou o atendimento de cerca de 500 pessoas apenas com as consultas aos sábados.

Além das consultas e exames agendados, também haverá livre oferta de atendimentos em fisioterapia. Profissionais da Academia da Saúde estarão na unidade desenvolvendo o trabalho preventivo para idosos. Serão dadas orientações de práticas de exercícios que podem ser inseridas no dia a dia dos pacientes. Também com trabalhos em grupo, a equipe do programa de Planejamento Familiar vai tirar dúvidas e passar orientações para a população.

Este ano foi realizado um mutirão em maio, para o atendimento de 130 pessoas e em julho, para aproximadamente 350. Nesses atendimentos foram oferecidas consultas com nutricionistas, dentista, fonoaudiologia e exames. Como este próximo, no sábado, quando já estão agendadas 10 consultas com a clínica médica; 26 com enfermeiros; 60 com fonoaudiólogo; 32 atendimentos nos programas de saúde da mulher e de hipertensão; 40 de odontologia; e 20 exames de eletrocardiograma.

A unidade vai estar aberta para a população buscar informações sobre os atendimentos oferecidos. O próximo mutirão está previsto para o dia 21 de setembro. 

Referência na venda da agricultura petropolitana de alta qualidade, o Hortomercado Municipal José Carneiro Dias completará 30 anos no próximo sábado (17.08) e, para marcar a data, uma programação especial foi organizada pelo Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento, com música e oficinas culinárias, das 10h às 18h.

O Horto é um dos espaços mais concorridos por veranistas que procuram os distritos nos fins de semana e chega a receber mais de mil pessoas aos sábados e domingos. No local, que funciona sexta-feira e sábado, de 8h às 18h, e aos domingos, de 8h às 13h, há 35 boxes mais três lojas, sendo uma lanchonete, um total de 38 cadastrados.

A comemoração pelos 30 anos terá continuidade, com a programação de melhorias no local.

Na programação, oficinas culinárias e música. “Além disso, o polo gastronômico marcará presença na festa com apresentação de produtos de outras regiões produtoras. Tudo para garantir uma experiência gastronômica inesquecível para os visitantes”, explica o diretor do Departamento de Agricultura, José Maurício Soares.

Confira a programação:

11h30 - Paella Vegetariana

15h - Pablo e Bernardo

16h - Orquestra Infantil

17h - A Voz do Brasil

Além disso, a programação contará ainda com oficinas culinárias com participação de chefs como Mauricio Soares e Cristina Félix, além de food trucks e cervejarias artesanais.

Após bater o recorde de visitação de 2.498 pessoas, no último dia 22 de julho, aniversário do pai da aviação, o Museu Casa de Santos Dumont comemora na segunda-feira (19.08), 101 anos com entrada gratuita e contação de histórias para alunos da rede municipal de ensino. O imóvel é o segundo museu mais visitado de Petrópolis, ficando atrás apenas no Museu Imperial. Conhecida como “A Encantada” foi construída em 1918, na Rua do Encanto, no Centro Histórico.

Os visitantes podem conferir todas as invenções de Alberto Santos Dumont, logo quando chegam na casa com as escadarias. Só é possível descer e subir os degraus, com o pé direito. A sala com apenas três cômodos, representa a versatilidade do inventor em todos os detalhes, desde os móveis multifuncionais até chuveiro aquecido a álcool e o telefone o qual solicitava suas refeições para o antigo hotel, que hoje funciona a Universidade Católica de Petrópolis.

O Museu Casa de Santos Dumont funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30, sendo que os ingressos são vendidos até às 17h. A gratuidade valeu apenas para esta segunda-feira (19). O atrativo fica na Rua do Encanto, 22 – Centro.

Acontece neste sábado (17.08) a quarta etapa da vacinação antirrábica animal. As equipes da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, que atuarão em 10 pontos da cidade, esperam imunizar mais 3.800 animais entre cães e gatos. Os atendimentos serão realizados de 9h às 17h, pelas regiões do Lopes Trovão, Sargento Boening, Vila Felipe, Castelânea, Siméria e São Sebastião. A campanha anual terá esse ano sete etapas e a estimativa é de que 35 mil doses sejam aplicadas

Até o momento 13.737 animais, sendo 10.368 cães e 3.369 gatos foram imunizados.  A próxima etapa vai ser no dia 14 de setembro, pelas regiões Castelo São Manoel, Nogueira, Águas Lindas, Calembe, Corrêas, Bonfim, Samambaia, Bairro da Glória, Itamarati, Alcobacinha, Bairro Esperança e Floresta.

Os postos de vacinação serão montados em prédios públicos e a campanha também conta com o apoio da população, que nos locais mais distantes, cedem as próprias residências para o atendimento. “Instalamos os pontos de vacinação em locais de referência, de maior acesso aos moradores locais. Esse ano estamos tendo mais participação da população, sem contar o aumento do número de animais”, destaca a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini.

Esse ano houve um aumento de 32% de animais imunizados, se comparado com o número de vacinas aplicadas até a terceira etapa de 2018, que registrou 10.396 animais imunizados. Ano passado foram imunizados ao todo 32.802 animais, sendo 26.114 cães e 6.688 gatos.

No sábado, os agentes montarão os oito postos de vacinação, com 10 pontos de atendimentos, por diferentes localidades:

Posto de Vacinação 1

9h às 14h - Lopes Trovão, na Estrada Velha da Estrela s/n (próximo a antiga linha do trem)

14:30 às 17h  - Caminho do Ouro, na Associação de moradores 

Posto de Vacinação 2

9h às 14h - Escola Municipal Geraldo Ventura Dias, na Comunidade São Francisco da Horta - Estrada Velha da Estrela 3100

14:30 às 17h  - Açude, na Estrada Velha.da Estrela s/n 

Posto de Vacinação 3

9h às 17h – Escola Municipal Pedro Amado, na Estrada Velha da Estrela – Meio da Serra 

Posto de Vacinação 4

9h às 17h – Escola Municipal Rubens Bomtempo – Rua Permínio Schmidt, s/n (Vila Felipe )  

Posto de Vacinação 5

9h às 17h - PSF Sargento Boening – Estrada do Paraíso s/n, Lote 68 

Posto de Vacinação 6

9h às 17h - Praça Pasteur –  Castelânea 

Posto de Vacinação 7

9h às 17h - PSF Alto Siméria - Rua Manoel Faria, s/n

Posto de Vacinação 8

9h às 17h – Escola Municipal João Paulo II - Rua São Sebastião, 625, São Sebastião

13h30 às 14h30 - Capitão Palladini- R. Capitão Palladine s/n

Petrópolis serviu de cenário para dois dos três filmes premiados durante o 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado na última quinta-feira (14.08), em São Paulo. O filme Benzinho foi o principal vencedor do prêmio -  destaque em seis categorias, e o longa "Chacrinha” foi o terceiro colocado na premiação. Os destaques impulsionam a indústria audiovisual na cidade, mercado em crescimento e que proporciona benefícios em diversos setores produtivos como hotelaria, comércio, restaurantes entre outros.

O poder público incentiva a indústria criativa na cidade, para que ela seja destino cinematográfico. A indústria audiovisual impulsiona o desenvolvimento econômico local e, para ajustar isso, a gestão estuda a estruturação de um Film Commission que é a ligação direta das administrações públicas com as produtoras.

As gravações dos longas, seriados e novelas na cidade, levam o nome e os lindos cenários para todo o mundo possibilitando uma divulgação espontânea, fortalecendo também o turismo.

Dando continuidade às ações do poder público que buscam cada vez mais desburocratizar os serviços e fortalecer o ambiente de negócios, Petrópolis aderiu a mais uma iniciativa do Sebrae: o curso “Liderança Empreendedora”. A ação prevê um curso de liderança para os gestores públicos para que os participantes incorporem uma nova visão de gestão, focada no empreendedorismo e fortalecimento das cidades como ambientes competitivos e favoráveis aos negócios.

O prefeito  aceitou o convite feito pelo Sebrae durante um encontro realizado nessa quarta-feira (14.08) na prefeitura. Na ocasião, o prefeito agradeceu a oportunidade e convidou os secretários municipais a participarem do programa.

O curso, oferecido gratuitamente pelo Sebrae, visa ajudar na releitura de processos do município. “Trabalharemos o perfil da prefeitura, analisando os processos e as outras formas possíveis de desburocratização, tudo para ajudar o município no fomento de ações eficientes. Os representantes do poder público de Petrópolis participarão do curso junto com as lideranças de Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, o que será uma oportunidade a mais para troca de informações entre os líderes”, explicou Claudia Pacheco, coordenadora regional do Sebrae.

O programa prevê três dias de capacitação, na sede do Sebrae em Petrópolis, onde serão abordadas ações que possam tornar a cidade mais competitiva, inteligente e perene, através dos eixos estratégicos: Resiliência Econômica, Gestão Empreendedora e Inteligência Fiscal. 

No quesito Resiliência Econômica serão tratados temas como previsibilidade de arrecadação, investimento seletivo, gestão pública de longo prazo e matriz econômica diversificada. Já o eixo Gestão Empreendedora vai focar nos serviços públicos inteligentes, marketing de cidade, investimento em capital social e cultura de resultados. Inteligência Fiscal vai tratar de questões como orçamento real, política fiscal isonômica, tecnologia de ponta, fluxo inverso com o contribuinte, aumento de receita própria e análise e controle de dívidas.

Após a capacitação – que terá duração de 3 dias – o município terá, ainda, a oportunidade de aproveitar 12 horas de consultoria com equipe técnica do Sebrae para colocar projetos em pratica.

Também participaram do encontro o consultor do Sebrae, Marcus Macedo e Bruno Souza, analista do Sebrae.

Após denúncia sobre a cobrança das duas primeiras sacolas plásticas biodegradáveis em supermercados de Petrópolis, o Procon fez uma operação para verificar se os estabelecimentos da cidade estavam irregularidades com a legislação estadual. Bramil, Dib, Empório Valleju, Supermarket, Armazém do Grão, Super Serra, Tá no Gosto, Multimix, Tere Frutas, Bread Fruit e Green Fruit foram verificados e o órgão constatou o obediência à lei.

É que de acordo com a Lei Estadual, os mercados devem oferecer sacolas, produzidas com pelo menos 51% de fontes renováveis, como milho e cana, por exemplo, que poderão ser reutilizadas por até 50 vezes. O custo desses novos modelos de sacolas só pode ser repassado a partir da terceira sacola, isso em um prazo até 26 de dezembro de 2019. Após esse período, os mercados poderão cobrar, a preço de custo, todas as sacolas entregues aos clientes.

Com a Lei, a meta é a redução de 40% na utilização das sacolas e de 10% nos anos subsequentes até o quarto ano em que a lei estiver em vigor. O objetivo é reduzir os 4 bilhões de sacolas plásticas descartáveis que são descartadas anualmente no meio ambiente em todo o estado do Rio. Ainda segundo a lei, os estabelecimentos deverão informar, a cada ano, a quantidade de sacolas não recicláveis adquiridas e disponibilizadas aos consumidores.

O Procon solicita que denúncias sobre o uso de sacolas após o dia 25 sejam feitas na unidade que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

O Defesa Civil nas Escolas será destaque no 3º Encontro de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Grandes Metrópoles, que acontece em Guarulhos (SP) no dia 21 de agosto. Participam representantes das prefeituras de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas e da cidade sede do evento, que tem o objetivo de compartilhar experiências e desafios comuns em municípios com mais de um milhão de habitantes. A ideia é promover o intercâmbio entre os profissionais da área com foco nas ações de prevenção realizadas. 

Petrópolis foi convidada para o encontro por conta do pioneirismo e dos resultados do programa, que busca desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos entre as crianças e adolescentes, investindo na conscientização e nos ensinamentos na sala de aula. Por causa do Defesa Civil nas Escolas, o município já se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro pela ação efetiva nas escolas.

Nos cinco primeiros meses letivos deste ano, o programa envolveu mais de 20 mil alunos em 631 atividades. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 180 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais. Os alunos trabalharam as ameaças de inverno. Neste semestre, serão desenvolvidos trabalhos que envolvam os riscos relacionados ao verão, como os deslizamentos de terra e as inundações.

Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa de Petrópolis se tornou referência para todo o Estado do Rio de Janeiro. Membros do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) e representantes dos municípios da Região Serrana estiveram na cidade conhecendo o programa.

O programa também já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública.

A 10ª edição da Corrida Master de Petrópolis vale pontos para o ranking municipal e está com inscrições abertas. Os interessados em participar podem garantir sua vaga pela internet (www.peixepersonal.site) ou presencialmente na Rua do Imperador, 323, ou na loja 22 do Shopping Pedro II. O valor dos kits para os atletas varia de R$ 40 até R$ 70. A prova será realizada no dia 20 de outubro, em percurso de seis quilômetros, com largada prevista para às 8h na Rua Bingen, 50. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

Após a largada, os corredores seguem em direção à Rua Paulino Afonso, entrando na Rua Francisco Manoel e retornando na 1ª ponte, pegando as Ruas Carlos Gomes e Bingen, retornando na ponte da Rua Bingen sentido Centro, retornando ao local de largada. O trânsito na região vai ficar todo em meia pista para a segurança dos atletas. A expectativa é de mais de 300 pessoas participando do evento.

“Nos últimos anos foi um grande sucesso e com o ranking a tendência é que mais pessoas participem. Sou corredor há mais de 40 anos e sei da importância de termos uma prova estruturada, oferecendo o máximo de suporte para os corredores. Neste sentido, a parceria com a prefeitura é fundamental”, explica Hélio Oliveira, organizador da Corrida Master.

O ranking municipal foi criado no ano passado pela atual gestão da prefeitura com o objetivo de aumentar o número de participantes das corridas na cidade, além de fortalecer os organizadores dos eventos.

São reformas de quadras, novos equipamentos e espaços para a prática de diversas modalidades, além da criação do Circuito Imperial de Lazer no Centro. O esporte na cidade vive um novo momento, com mais estrutura e ações para todas as idades nos bairros, com o Agita Petrópolis e o Festival das Comunidades.

Ainda contam pontos para o ranking municipal neste ano a Petrópolis Night Run (26 de outubro) e a WTR Serra do Mar (23 de novembro). A Corrida do Shopping Pedro II, Corrida Contra a Fome, Corrida do Trabalhador, Petrópolis-Itaipava, Love Run e a XC Run já foram realizadas.

O resultado parcial do ranking municipal dos corredores e o calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para Petrópolis neste ano, estão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

“Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem". Esse é o tema do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado pela UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que está ocorrendo em Mata de São João (BA), nessa semana. O objetivo é discutir assuntos que sustentam a educação pública brasileira.

Entre os pontos abordados no evento estão o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

 Petrópolis está participando deste e de outros eventos, sempre buscando a melhor forma de organização diante dos programas federais.

O evento, que começou no dia 13 de agosto, termina nessa sexta-feira (16.08), conta com conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além de visita às salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, SEB, Semesp, Sealf, Capes), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Santillana, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e a estandes de empresas credenciadas.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF. Tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Seguindo a programação da 3ª Semana Municipal da Juventude, cerca de 500 alunos dos Colégios Estaduais Princesa Isabel e Rui Barbosa, participaram de dois dias intensos de palestras com o tema “Bullying Tô Fora”. Junto com os profissionais da área, os jovens puderam debater sobre questões envolvendo depressão, suicídio, bullying entre outros. A Semana encerra nesta sexta-feira (16.08), pela manhã com uma visita dos jovens ao Projeto Água, em Anápolis, e shows com programação cultural na Praça da Liberdade à tarde.

A terceira Semana da Juventude é um compromisso da nossa gestão, promovendo reflexões sobre assuntos importantes para os jovens da nossa cidade, como o bullying que infelizmente está tão presente na vida dessa geração”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

As palestras foram divididas em dois turnos, totalizando quatro encontros. Eles foram ministrados pelas psicólogas Leandra Iglesias, Patrícia Gomes e estagiária Sabryna Vegele, além da psicanalista Marta Lyrio. As profissionais abordaram assuntos sobre comportamentos que têm crescido entre os jovens, como drogas, depressão, suicídio, automutilação entre outros.

A Exposição de Artes de 50 jovens está aberta até sexta-feira (16.08), no Centro de Cultura Raul de Leoni, com o tema “Petrópolis sob o olhar dos jovens”.

Já estão abertas as inscrições para o Festival de Vídeo da Rede Municipal de Educação. O tema será "Qualidade de vida na comunidade com sustentabilidade". As unidades participantes terão que produzir vídeos, com os alunos sobre o tema. Os melhores serão premiados durante uma cerimônia.

Serão premiados os cinco melhores vídeos das categorias: Alunos do 1º segmento; Alunos do 2º segmento; Ensino médio; Educação Especial e EJA. O objetivo é promover a integração entre as escolas, motivar o exercício da leitura crítica da mídia televisiva e a produção audiovisual com foco nas atividades pedagógicas voltadas ao currículo escolar.

As escolas interessadas devem fazer as inscrições através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A data limite para entrega dos vídeos finalizados será 27 de setembro. Para cada trabalho inscrito deverão ser entregues três mídias (CDV) com vídeo editado. Junto com os documentos: autorizações de uso de imagem, sinopse do vídeo, ficha técnica com título, duração, nome da escola, nome do professor responsável e dos alunos participantes.  Os trabalhos deverão ser entregues no Departamento de Ensino Fundamental.

Os vídeos serão selecionados pela comissão organizadora, sob os critérios: originalidade, organização na apresentação do material, roteiro, apresentação da documentação exigida, mensagem educativa e qualidade técnica. Os filmes deverão ter duração mínima de 5 minutos e máxima de 10 minutos. Os vídeos selecionados serão divulgados no dia da premiação. A data e hora serão divulgados posteriormente.

O uso do sistema e-cidade e o funcionamento do Núcleo Administrativo da Secretaria de Educação foram os temas abordados durante o 5º módulo de Formação de gestores promovido pela Secretaria de Educação. O encontro, que reuniu os diretores das unidades da rede municipal, foi realizado na UCP, nessa quarta-feira (14.08).

O curso para os gestores foi criado nesse ano.

Durante o encontro desta quarta-feira, os gestores tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre o programa e-cidade. Sistema implantado na rede municipal que possibilitou a inclusão das escolas em um modelo atual de gestão controlado via web. No e-cidade os gestores têm acesso a cadastros dos alunos, número de séries, quadro de horários, ficha do aluno e até censo escolar. A Secretaria de Educação usa o sistema também para localizar alunos, ter acesso a todos os funcionários da rede, lotações e horários dos professores.

Outro tema abordado foi o trabalho realizado pelo Núcleo Administrativo da Secretaria de Educação. O setor é responsável pelo ponto dos funcionários, lotação dos concursados e processos.

“Estamos sempre à disposição para atender os funcionários, tirar as dúvidas e receber os gestores”, afirmou o responsável pelo setor, André Shanti.

Notícias por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo