A Prefeitura de Petrópolis inaugura no próximo sábado (10.08), na comunidade do Independência, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O CRAS do Independência terá capacidade para atender 5 mil moradores da região. Com essa, a cidade passa a contar com nove unidades para disseminação do serviço social. O CRAS vai funcionar na Rua José Lino Pai, s/n, ao lado da UBS Independência, onde no mesmo dia da inauguração, será realizada uma Ação Social com serviços para a população.  

O novo CRAS leva os serviços sociais disponibilizados no município para os moradores de todo o território do entorno, que inclui as regiões do Taquara, Serrinha, Quarteirão Italiano, Bairro Mauá e Cremerie. A nova unidade vai ganhar o nome do morador da comunidade, Eloitson Antônio da Silva, que faleceu aos 45 anos, em 2018, vítima de um soterramento causado pelas chuvas.

As unidades do CRAS realizam cerca de 250 atendimentos por mês e funcionam com dois assistentes sociais, um psicólogo e um pedagogo. O programa segue as normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As unidades auxiliam famílias a saírem da situação de risco social. Oferecem o primeiro suporte para o encaminhamento aos serviços públicos e programas sociais. Os usuários contam com orientação para realocação ao mercado de trabalho, reforço na educação, encaminhamento para cuidados com a saúde e melhoria da qualidade de vida.

As unidades do CRAS são referência para a inclusão dos usuários a benefícios oferecidos pelo Governo Federal, através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Em Petrópolis, cerca de 29 mil pessoas possuem o registro e são direcionadas a programas como o Bolsa Família, destinado a aproximadamente 12 mil famílias na cidade; e o Benefício de Proteção Continuada (BPC), que está disponível para cerca de 3 mil famílias, entre outros.

A nova unidade no Independência vai agilizar o atendimento para os moradores da região, que até o momento, estavam sendo atendidos pelo CRAS Centro. Cerca de 30% das pessoas atendidas no centro da cidade são moradores do Independência. O município possui unidades do CRAS nas regiões do Retiro, Quitandinha, Centro, Posse, Corrêas, Vale do Carangola, Itaipava e Madame Machado.

As unidades do CRAS também fornecem programas e ações voltadas para o idoso e adolescente. O ID Jovem possibilita a gratuidade de adolescentes ao transporte e à cultura e a carteira do idoso também disponibiliza benefícios para o público da terceira idade em de risco social. Além da inclusão em programas, o CRAS desenvolve trabalhos psicossociais e pedagógicos com os usuários. São oferecidos acompanhamentos individual, familiar e em grupos, com dinâmicas e oficinas que contribuem para a reinserção social dos atendidos.

Inauguração do CRAS Independência é marcado por Ação Social

No mesmo dia da inauguração da nova sede do CRAS do Independência, a Secretaria de Assistência Social realiza Ação Social para a população. Na ocasião serão oferecidos atendimentos para a emissão da primeira e segunda via do documento de identidade; orientações para registro do Cadastro Único (CadÚnico) para a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família; orientações jurídicas e sobre violência contra a mulher; recreação; e corte de cabelo.

As demais unidades dos Centros de Referências de Assistência Social estão localizadas nos bairros:

CRAS Quitandinha

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

CRAS Centro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Dr. Sá Earp, nº 39 – Centro.

CRAS Retiro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Hermogênio Silva, 238 - Retiro.

CRAS Posse

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

CRAS Corrêas

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

CRAS Vale do Carangola

Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG - Vale do Carangola.

CRAS Itaipava

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11.860 – Itaipava.

CRAS Madame Machado

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado

A quarta etapa da vacinação antirrábica animal vai ser realizada no próximo dia 17 de agosto (sábado) em 10 pontos da cidade. Os agentes da Coordenadoria de Vigilância Ambiental instalarão postos de vacinação por diferentes localidades, com horários de atendimentos diferenciados no período de 9h e 17h, pelas regiões do Lopes Trovão, Sargento Boening, Vila Felipe, Castelânea, Siméria e São Sebastião. Nas três primeiras etapas 13.737 animais, sendo 10.368 cães e 3.369 gatos foram imunizados. Para este ano, o município recebeu 35 mil doses da vacina contra a raiva animal.

A expectativa é imunizar mais 3.800 animais na próxima etapa.

A vacinação será dividida em sete etapas, cada uma em um território diferente, abrangendo assim a população de todas as regiões. Quem não conseguir levar seu animal no dia estipulado para a sua região, pode vacinar o animal na etapa seguinte, mesmo sendo fora do bairro de residência. A próxima etapa vai ser no dia 14 de setembro, pelas regiões Castelo São Manoel, Nogueira, Águas Lindas, Calembe, Corrêas, Bonfim, Samambaia, Bairro da Glória, Itamarati, Alcobacinha, Bairro Esperança e Floresta.

Em 2018 foram imunizados 32.802 animais, sendo 26.114 cães e 6.688 gatos. A estimativa é de que esse ano a vacinação alcance 35 mil. “Sempre contamos com um aumento da população animal e maior participação da população. Esse ano já foi registrado maior número de imunização do que o mesmo período de 2018”, destaca a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini. Esse ano houve um aumento de 32% de animais imunizados, se comparado com o número de vacinas aplicadas até a terceira etapa de 2018, que registrou 10.396 animais imunizados.

A coordenadora do setor responsável pela imunização destaca a importância de a população comparecer aos postos e levar o seu animal para vacinar. A raiva acomete mamíferos de forma geral. Cães e gatos, a partir de quatro meses, devem ser vacinados anualmente. “Devido ao seu ciclo silvestre que se da principalmente pela participação dos morcegos, a raiva nunca será erradicada e a vacinação anual de cães e gatos e de extrema importância para a proteção da saúde humana”, explica Maria Beatriz.

Na próxima etapa, os agentes montarão os oito postos de vacinação, com 10 pontos de atendimentos, por diferentes localidades:

Posto de Vacinação 1

9h às 14h - Lopes Trovão, na Estrada Velha da Estrela s/n (próximo a antiga linha do trem)

14:30 às 17h  - Caminho do Ouro, na Associação de moradores 

Posto de Vacinação 2

9h às 14h - Escola Municipal Geraldo Ventura Dias, na Comunidade São Francisco da Horta - Estrada Velha da Estrela 3100

14:30 às 17h  - Açude, na Estrada Velha.da Estrela s/n 

Posto de Vacinação 3

9h às 17h – Escola Municipal Pedro Amado, na Estrada Velha da Estrela – Meio da Serra 

Posto de Vacinação 4

9h às 17h – Escola Municipal Rubens Bomtempo – Rua Permínio Schmidt, s/n (Vila Felipe )  

Posto de Vacinação 5

9h às 17h - PSF Sargento Boening – Estrada do Paraíso s/n, Lote 68 

Posto de Vacinação 6

9h às 17h - Praça Pasteur –  Castelânea 

Posto de Vacinação 7

9h às 17h - PSF Alto Siméria - Rua Manoel Faria, s/n

Posto de Vacinação 8

9h às 17h – Escola Municipal João Paulo II - Rua São Sebastião, 625, São Sebastião

13h30 às 14h30 - Capitão Palladini- R. Capitão Palladine s/n

Petrópolis tem uma relação histórica com o Japão. A cidade foi a primeira do país a receber uma representação diplomática japonesa. Em 1897 foi o primeiro contato oficial do Japão com o Brasil e foi aqui que a delegação se instalou. O encantamento do terceiro ministro na época, Fukashi Sugimura, deu origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil. E é por isso que a Cidade Imperial tem motivos de sobra para homenagear essa cultura. Nesta quinta-feira (08.08) será aberto no Palácio de Cristal o Bunka-Sai, com mais de 50 atividades culturais até domingo (11), além de gastronomia típica e decoração inspirada na Terra do Sol Nascente.

O público – além de petropolitanos, muitos turistas são esperados – vai poder contar com música e dança folclórica, apresentação de Taiko, oficinas gratuitas, cosplay, concurso de fotografia, atividades para as crianças e muitas outras atrações. Nesta quinta, o funcionamento será de 18h até 22h, sendo a abertura oficial às 19h, com a sangria de saquê e apresentação de Bon-Odori, dança folclórica japonesa. No fim de semana, a festa começa cedo: de 10h às 22h na sexta (09) e no sábado (10), e de 10h às 20h no domingo (11).

O Bunka-Sai é promovido pela prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e da Turispetro, com a parceria da Associação Nikkei de Petrópolis, com todas as atrações gratuitas. As barracas, espalhadas pelos jardins do Palácio de Cristal, vão contar com comida japonesa, doces típicos, artesanato, além de produtos alimentícios japoneses para levar para casa, como hondashi, kare, arroz, lamen, sake, shoyu, entre outros. As atividades culturais acontecem durante todo o dia, tanto para adultos, quanto para crianças.

Programação intensa durante quatro dias

Além das atrações da abertura, o fim de semana vai contar com diversas atividades. Na sexta, tem atividade de Defesa Civil para as crianças, inspirado nas técnicas japonesas; contação de histórias japonesas; judô; oficinas de bonecas japonesas de papel, de mangá e de ábaco; Aikido; e Bon-odori. No sábado, o público vai poder contar com um torneio de judô; karatê; oficinas de ikebana (arranjo de flores), mangá, ábaco, pipas e como escrever seu nome em japonês; cerimônia do chá; apresentações do coral Cant’Vox, Orquestra Social Ação Pela Música e Anna Hannickel; e ainda Taiko; técnicas sobre como vestir o kimono; música popular japonesa; Bon-odori; Concurso de fotografia de cerejeiras; e torneio de Pokemon GO. E no domingo, tem apresentação do Coral dos Canarinhos; KendôKage-ryu (combate com espadas; gincana; JiuJitsu; Ninjutsu; Aikido; Bon-odori; oficinas de origami, mangá e haicai; além de taiko; apresentação de cosplay; e técnica sobre como vestir o kimono.

O evento também conta com quatro exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural"; “SHI DOORO - lanternas de pedra”; “Pipas Rokako” e "Templos do Japão. Pinturas hiperrealistas do monge budista Hoon".

Contribuintes que tem débitos inscritos em dívida ativa no município, poderão acertar as contas com a prefeitura em condições especiais até o dia 20 de dezembro. A anistia de juros e multas incidentes sobre os débitos fiscais está prevista em um projeto de lei enviado ao legislativo esta semana e que será discutido e votado pelos vereadores. O projeto estabelece redução de 100% de juros e multas -  nos casos de pagamento à vista – e oferece ainda a possibilidade de redução progressiva de juros e multas para parcelamentos em até 12 vezes, além da possibilidade de parcelamento em até 48 meses.

O projeto segue o modelo do “Fique em Dia” – programa de regularização tributária adotado pela prefeitura em 2017. Pelos novos moldes os débitos podem ser parcelados em até 48 vezes, com parcelas mínimas de R$ 50, para pessoas físicas e R$ 100, nos casos de débitos de pessoas jurídicas.

Aqueles que optarem pelo parcelamento mais curto, no entanto, garantem descontos. Débitos parcelados em quatro vezes, por exemplo, tem redução de 80% de juros e multas; aqueles que optarem pelo pagamento em seis parcelas tem 70% de desconto; em oito vezes, o desconto é de 60%, e em 12 parcelas o contribuinte ainda garante 50% de desconto.  Em todos os casos é aplicada a atualização monetária sobre o débito originário.

O setor de Dívida Ativa tem hoje 143 mil processos ajuizados para cobrar dívidas.

As exposições de importantes raças de cavalo continuam em alta em Petrópolis. Este mês, o Parque Municipal, em Itaipava, vai receber a 26ª Exposição Nacional do Cavalo da Raça Pampa, que será realizada entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. O evento vai contar com cerca de 400 animais nas pistas de julgamento de marcha, morfologia, esportes, provas sociais e nos leilões. A vinda de haras de diversas cidades espalhadas pelo país ajuda a movimentar a região e aquece a economia da cidade.

“Faz parte da programação social com os criadores visitas aos pontos turísticos da Cidade Imperial”, acrescenta Alexandre Todeschini Pires, presidente da ABC Pampa (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa).

Ainda segundo ele, nas pistas do cavalo Pampa são julgados cinco andamentos de marcha - a picada, a de centro, a batida, a cadenciada e a progressiva - que são as encontradas nos animais de sela brasileiros que compõem a base de formação da Pampa. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Os cavalos malhados (Pampas) dos índios americanos são mundialmente conhecidos.

Eventos como esse já são comuns no Parque Municipal. Em junho, por exemplo, a cidade recebeu a 34ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador, que movimentou a região com mais de 350 animais e criadores de todo o país. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo evento em quatro dias de programação. Além deste, este ano o parque ainda contou com outra exposição do Pampa e uma do Campolina.

O Procon deflagrou a operação Puro Malte na última sexta-feira (02.08), Dia Internacional da Cerveja, para verificar se os estabelecimentos estavam mantendo a bebida acondicionada de maneira correta e vendendo o produto dentro da validade estipulada pelas cervejarias. A ação, que foi concluída na noite desta terça (06) após a equipe passar por seis estabelecimentos no Centro, Itaipava, Bingen, Retiro e Quitandinha, resultou no descarte de 25,2 litros de cerveja entre produtos fora da validade e com a embalagem violada.

Os alvos do Procon, desta vez, foram as lojas de conveniências espalhadas por diversos cantos da cidade. Do descarte, foram 23,6 litros de cerveja vencida e 1,5 litro de embalagens violadas. Entre os rótulos, Bohemia, Itaipava, Antárctica, Império, Calcides, Heineken, Stella Artois e Brahma. A bebida foi retirada do estande de vendas e descartada na frente dos responsáveis pelos estabelecimentos, que foram notificados.

A orientação do Procon é para que o consumidor fique atento à data de validade dos produtos quando for realizar a compra. Se checar que um determinado produto venceu a recomendação é chamar o gerente e exigir a retirada da área de venda. Caso compre o produto vencido, a indicação é levar a nota e pedir a troca daquele produto no estabelecimento. Se o consumidor encontrar qualquer problema é indicado ir ao Procon e protocolar uma denúncia.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

A equipe do Procon foi às ruas nesta quarta-feira (07.08) para orientar os comerciantes e esclarecer dúvidas da população sobre a venda de produtos para presente. A ação tem foco no Dia dos Pais, quando há expectativa no aumento da venda do comércio. Nesta sexta-feira (09), uma ação ocorre na Praça Alcindo Sodré, das 13h às 17h, para esclarecer à população sobre as regras de consumo.

Mais de 100 estudantes de 15 escolas da rede municipal de Educação participaram nessa quarta-feira (06.08) da abertura da 1ª edição da GEDs – Gincana Estudantil dos Distritos, realizada na Praça CEU, na Posse. O evento contou com apresentação de vídeo sobre a história das unidades escolares e danças, com coreografias preparadas pelos alunos. Até o final do mês, os estudantes participarão de gincanas com temas diferentes, cada assunto em uma escola.

A gincana é uma ação organizada pelos diretores das escolas localizadas nos distritos.

Durante a abertura, estudantes realizaram apresentações diferenciadas sobre os temas: personagens folclóricos, frevo, brincadeiras, samba, quadrilha, dança de rua, rock, lambada e provérbios.

“A gincana será mais um momento de integração entre as unidades escolares, todas trabalhando em conjunto, e despertando a atenção dos alunos para temas importantes”, explicou o diretor da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, Ney Marcos de Paula Júnior.

Ao todo serão realizados quatro encontros em formato de gincana: cada uma das 15 escolas levará para cada encontro três estudantes do 5º ano do ensino fundamental e eles responderão as questões elaboradas de acordo com temas pré-selecionados. No dia 13 de agosto a gincana ocorrerá na EM Beatriz Zaleski e o tema será História e Geografia de Petrópolis. No dia 19, o foco será a matemática e a gincana será na EM Dr. Paula Buarque e no dia 22, a Língua Portuguesa vai ser o tema da gincana na EM Carlos Canedo. Já no dia 27, a EM Amélia Antunes receberá os alunos para a gincana sobre Meio Ambiente.

Participarão da gincana as escolas municipais: Amélia Antunes, Arnaldo Dyckerhoff, Augusto Pugnaloni, Avelino de Carvalho, Beatriz Zaleski, Carlos Canedo, Celina Schechner, Hildebrando de Carvalho, Liceu São José, Monsenhor João de Deus Rodrigues, Municipalizada Moysés Furtado Bravo, Oswaldo Costa Frias, Dr. Paula Buarque e Santa Terezinha.

Os estudantes estão animados. “É a primeira vez em que participo de uma gincana com alunos de outras escolas e estou muito animada”, disse Ana Carolina Oliveira, aluna da EM Amélia Antunes Rabelo.

“Gostei muito da ideia da gincana. Tive a oportunidade de participar da montagem sobre o vídeo da minha escola e aprendi coisas que não sabia sobre a história do espaço. Agora estou me preparando para arrasar na gincana”, contou Emanuelli Silva Costa, aluna da Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo.

O encerramento da GEDs será no dia 29 de agosto, às 9h, no Parque Municipal, em Itaipava, com um piquenique entre os alunos participantes.

A equipes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), e do Gabinete da Cidadania realizaram uma grande mobilização na manhã desta quarta-feira (07.08), em comemoração aos 13 anos da Lei Maria da Penha. A atividade aconteceu na Praça Alcindo Sodré, no Centro, com o ônibus lilás - que leva os serviços do órgão às mulheres da área rural, e mais de 2 mil panfletos informativos foram distribuídos para a população.

O objetivo da ação é mobilizar as mulheres sobre os seus direitos, os tipos de violência existentes, além de divulgar todo trabalho gratuito realizado pelo Cram e pela rede municipal em prol dessas vítimas de violência doméstica. Na ocasião, a Câmara dos Vereadores fez uma homenagem ao Cram, com uma moção pelos serviços realizados pelo órgão na cidade, através do vereador Hingo Hammes.

“Essa moção surge como um reconhecimento ao trabalho que já desenvolvemos e como forma de incentivar a nossa proposta de defesa da mulher em Petrópolis”, destaca a coordenadora do CRAM, Cléo de Marco. “É um trabalho sério, responsável, que vem, aos poucos, mostrando à mulher petropolitana a rede de apoio que existe na cidade. Não estamos sozinhas, nenhuma de nós está”, destaca a coordenadora do Gabinete de Cidadania, Anna Maria Rattes.

Já acostumada com os pódios, a atleta de esgrima, Fabiana Soares se prepara para o Mundial de Esgrima de Cadeira de Rodas, que acontece em setembro na Coréia. Ela que é campeã brasileira 2018, na categoria sabre, também compete nas modalidades florete e espada. A petropolitana participou no último fim de semana, da 2ª etapa do Circuito Nacional, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde conquistou pontuações para o ranking brasileiro. Ela participou de mais de 30 combates neste circuito e está em primeiro lugar na modalidade sabre e terceiro em florete e espada. Já no ranking mundial, ela ocupa a 19ª posição paralímpica.

“Quero manter uma boa pontuação para me manter no ranking brasileiro e ficar na seleção. Assim vou tentando uma vaga para Tókio, quem sabe. Mas agora estou treinando para o mundial em setembro”, frisou a atleta Fabiana Soares.

Com o apoio da prefeitura, a modalidade ganhou ainda mais espaço em Petrópolis. A cidade já foi palco da etapa do torneio organizado pela Federação de Esgrima do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ). A competição reuniu mais de 80 atletas de todo o Estado em dois dias de disputa, movimentando a cidade e agregando ao turismo.

A Bunka-Sai que começa nesta quinta-feira (08.08) será mais uma oportunidade para tratar de um assunto importante para o meio ambiente: a reciclagem. Mais uma vez a Comdep vai aproveitar o evento para manter o estande com informações sobre o tempo de decomposição do lixo e como fazer a coleta seletiva em Petrópolis. O espaço também vai abrigar a exposição de artesanato feito a partir do reaproveitamento de materiais, mas com uma novidade: as peças farão alusão ao tema da festa, a cultura japonesa.

O estande de coleta seletiva é uma tradição da Comdep nos grandes eventos para ressaltar a importância de reaproveitar materiais que geralmente vão para o lixo e impacto que a falta de reciclagem gera para o planeta. Ao mesmo tempo, divulga os programas de coleta seletiva realizados pela cidade (ecopontos, “Porta a Porta” e coleta eventual) e incentiva a população a participar deles.

Durante a Bunka-Sai, cinco artesãos vão mostrar os trabalhos feitos com os quatro materiais que podem ser reaproveitados: papel, plástico, vidro e metal. Fundadora do grupo “Dobraduras da Serra”, Shigueco Itida Toriy vai mostrar o trabalho com origami. A artesã Claudineia Lemos Fernandes monta bonecas a partir de materiais como garrafas pet. Marisa de Azevedo vai apresentar peças de decoração criadas com cacos de vidro. Oseas Siqueira trará os seus “Robozitos”, brinquedos construídos com embalagens de alumínio como latas de alimentos e tampinhas de garrafa. Já Sueli Meira transforma garrafas pet, pneus e outros resíduos em objetos práticos do dia a dia, como cama, puff, cadeira, porta-joias, entre outros.

“Então teremos reaproveitamento de papel, plástico, vidro e metal pelos artesãos. A decoração do estande será toda com motivos japoneses e o artesanato também. E daremos continuidade à educação ambiental com a conscientização de como fazer a coleta seletiva”, diz a coordenadora do Programa de Educação e Conscientização Ambiental (Peca) da Comdep, Jussara Gatto Justen.

Durante os quatro dias da festa, além do estande, a Comdep também atuará para limpeza do Palácio de Cristal. Serão mobilizados até 30 funcionários durante o dia e a noite para a varrição, lavagem e limpeza de banheiros. Também serão disponibilizadas lixeiras para o descarte dos resíduos recicláveis.

A Bunka-Sai – a festa da cultura japonesa – será aberta nesta quinta-feira (08.08) pelo prefeito Bernardo Rossi, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino, e a Associação Nikkei de Petrópolis, às 19h, no Palácio de Cristal. Com mais de 50 atrações, serão quatro dias de evento, com comidas típicas, danças folclóricas, música, oficinas gratuitas e artes marciais.

Programas de reciclagem em Petrópolis

A cidade possui três programas de coleta seletiva: “Porta a Porta”, que faz o recolhimento em alguns bairros da cidade de segunda a sexta; “coleta eventual”, que atua no Centro, em Araras e em Corrêas sob demanda; e os ecopontos da Mosela, de Itaipava e do Quitandinha, onde a entrega de materiais recicláveis gera descontos na conta de luz.

A Secretaria de Educação vai realizar mais um ciclo de formação. Dessa vez, o tema abordado pela Assessoria em Psicologia Escolar do Departamento de Educação Especial será o Desenvolvimento das competências socioemocionais na Primeira Infância. As inscrições poderão ser feitas Inscrições pelo telefone 2246-8912 das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Podem participar educadores, professores dos 3º, 4º e 5º períodos da educação infantil e professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Os encontros ocorrerão do dia 20 de agosto até o dia 26 de novembro. Serão oferecidas 50 vagas: 25 vagas para educadores e 25 para professores. A formação seguirá as recomendações da Base Nacional Comum Curricular na perspectiva da prevenção e promoção da saúde mental no ambiente escolar.

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por consumo de drogas na Praça da Liberdade na última terça-feira (07.08). Ele foi abordado durante uma operação de rotina para o combate ao tráfico de drogas no Centro pela Guarda Civil, com uso de cães. Durante o trabalho, a cadela de detecção indicou a presença de drogas quando dois rapazes passaram perto da equipe do Grupamento de Ações com Cães. Na revista, foram encontrados tabletes e cigarros de maconha dentro do tênis de um deles, que foi conduzido para a delegacia do Retiro. Ele prestou depoimento e foi liberado em seguida.

Ações de combate ao tráfico de drogas no Centro com auxílio de cães têm sido intensificadas pela Guarda Civil, que acabou com a prisão de um homem em julho e a condução de outras cinco pessoas como usuários. Na terça-feira, além da Praça da Liberdade, a operação também passou pelo Parque Ipiranga e pelo Bosque do Imperador.

Além disso, os cães também têm atuado em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil – no total, foram mais de 50 serviços feitos pelo Grupamento de Ações com Cães só neste ano. Em pouco mais de dois anos, foram encontrados mais de 40 mil pinos de cocaína e, só em 2019, mais de 15 kg de maconha.

Notícias por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo